QUIZ DE PORTUGUÊS - 12 - DIVERSAS HABILIDADES - 8º ANO E 9° ANO

Prova online de Língua Portuguesa 8º ano e 9º ano com diversas habilidades

É necessário resolver todas as questões para gerar o resultado. Boa sorte!

quiz de língua portuguesa diversas habilidades 8º ano e 9º ano

Exibir respostas somente após resolver todas as questões:

Leia o texto abaixo. 

Como surgiu o e-mail? 

O correio eletrônico é anterior ao surgimento da internet. Os sistemas de e-mail foram uma ferramenta crucial para a criação da rede internacional de computadores. 
    O primeiro sistema de troca de mensagens entre computadores que se tem notícia foi criado em 1965 e possibilitava a comunicação entre os múltiplos usuários de um computador do tipo mainframe. Apesar da história ser um tanto obscura, acredita-se que os primeiros sistemas criados com tal funcionalidade foram o Q32 da SDC e o CTSS do MIT. 

Disponível em: . Acesso em: 3 jan. 2011. (P070269C2_SUP) 

  No trecho “... uma ferramenta crucial...”, a palavra destacada tem o mesmo sentido de

Esse texto é sobre a

Leia o texto abaixo. 

A pomba e a formiga 

    Uma pomba branca bebia água no riacho quando, de repente, ouviu uma vozinha muito fraca: 
– Socorro, socorro, estou me afogando! 
    Era uma formiga, que a correnteza forte arrastava. A pomba branca ficou penalizada. “Coitadinha da formiga”, pensou, “Como poderei ajudá-la?”. Arrancou com o bico uma graminha e a jogou na água. A formiga subiu no barco e alcançou a outra margem. Aliviada a formiga queria agradecer a pomba, mas onde será que ela estava? 
    Dias depois, a formiguinha andava pelo bosque quando viu um camponês descalço, armado de arco e flecha homem mirava alguma coisa no alto de um galho. Era justamente a pomba branca que, sem desconfiar de nada, dormia tão profundamente que até roncava. “Preciso avisá-la”, pensou a formiga, desesperada. 
    Nhec!!!... A formiguinha enterrou suas mandíbulas cortantes no pé descalço do camponês malvado. 
– Ai! Ai! Ai! Ui! Ui! Ui! – Gritou o homem, uivando de dor. E largou o arco e a flecha, que ficaram caídos na terra. 
    Com o barulho, a pombinha acordou assustada. E mais que depressa tratou de voar para bem longe. O camponês foi embora, furioso, resmungando: 
– Que azar, pisei num espinho! Adeus, pomba assada... 
MORAL DA HISTÓRIA: “O bem que fazemos, um dia volta para nós.” 

VIEIRA, Isabel. Fabulinhas Famosas.

  Pela leitura desse texto, pode-se dizer que a pomba e a formiga foram

No trecho “Adeus, pomba assada...”, as reticências sugerem que o camponês ficou

Caros amigos da Vila Esperança, 

    Dou um prêmio para quem adivinhar onde estou! Não vale olhar o endereço do remetente! Acreditem ou não, estou em Coari, no Amazonas, terra do meu amigo Marcílio, o quitandeiro. [...] 
    O irmão do Marcílio quase caiu para trás quando me viu. Ele nunca poderia imaginar que eu era o carteiro que entregava todas as suas cartas ao irmão. 
    Depois de Coari, vou para Souza, na Paraíba, conhecer o tio do Zuca e as pegadas dos dinossauros; de lá, vou pra Blumenau, terra do Hanz... [...] 
Um grande abraço do viajante de sempre, Pedro. 

MOREIRA, J. R.; RODRIGUES, J. Brasília. 

  A finalidade desse texto é

Leia o texto abaixo. 

De ideogramas a abreviações, cada nação tem seu jeito de rir na web 

A forma mais usada no mundo é o “hahaha”, que simula o som produzido pela risada. Suas variações, como o “hehehe”, também são bastante disseminadas. Isso não impede que alguns países tenham sua própria versão, como jajaja (nações de língua espanhola), (Grécia) e wakaka (Indonésia), dependendo de como pronunciam o som de “R”. Em alguns lugares, é importante que a risada seja precedida de uma ou duas outras letras: “ahaha” na Itália, [...] e na Ucrânia, por exemplo. Países de língua inglesa também usam o LOL, que significa “laughing out loud” (“rindo alto”). A sigla foi utilizada pela primeira vez nos anos 80. 

FESCINA, Daniela. Disponível em: . Acesso em: 21 mar. 2014. Fragmento. (P090280F5_SUP) 

  Qual é o assunto desse texto?

Leia o texto abaixo. 

Pode tocar à vontade 

A mistura do olhar treinado de designer com o olhar de criança curiosa fez com que Juliana Gatti se perguntasse: “Por que eu não sei que planta é essa da esquina de casa?” A resposta veio em forma de um interessante projeto, o Árvores Vivas. Junto com uma equipe, que inclui biólogos e paisagistas, Juliana bate perna pelos parques de São Paulo ensinando botânica de um jeito pouco convencional. As nomenclaturas ficam em segundo plano e o que vale é a sensação de “experimentar” as plantas por meio do toque.” Não é essencial saber o nome da espécie. Isso está disponível nos livros. É só sentindo a textura da folha do manacá que você vai lembrar o que é a folha do manacá”, justifica Juliana, que faz um mapeamento das árvores do parque antes dos passeios. Além de sua experiência pessoal e da ajuda da equipe, leva a tiracolo sua “caixa mágica” 
– como apelidou seu acervo com cerca de 100 diferentes espécies. Atualmente, só podem participar do Árvores Vivas empresas e escolas, mas a ideia é abrir inscrições para grupos independentes até o final do ano. 

  No trecho “Além de sua experiência pessoal...” (ℓ. 9-10), a expressão destacada introduz uma ideia de

No trecho “Isso está disponível nos livros.” (ℓ. 7), o termo destacado refere-se a

Reverso 

    Olho no espelho procurando os traços de meu pai. Em vez do seu rosto ou o meu, vejo-me bem pequeno, tentando escalar aquele terno azul marinho, querendo chegar mais perto de seus olhos e de seu cabelo acinzentado. Minhas pernas tentam se enroscar nas suas, minhas mãos pequenas agarram-lhe o paletó. Com distraídos gestos, ele me afasta. [...] 
    Dizem que me pareço com ele. Pode ser, quando as espinhas secarem e meu cabelo branquear. Mas, não quero parecer com ele. Não quero ser empresário. Meu sonho é ser alpinista. 

 MIGNONE 

  De acordo com esse texto, o pai do personagem principal é um homem

Leia o texto abaixo. 

Traços traçados 

        Era uma vez um traço. E era uma outra vez outro traço. Os dois foram traçados por um menino que gostava muito de desenhar trecos com muitas tramas. 
        A transação dos traços deu uma trança. 
       E essa trança, trançada com outros tantos traços, deu ‘trocentos’ troços traçados! “Trocentos troços traçados fazem muitas trocas”, ele pensou, já tonto com tantos tês e ‘trs’. 
    Então, no meio de tantos traços e tantas letras, sem travas nem trapaças, o menino fez uma descoberta transcendental! 
      Foi assim, entre traços entrelaçados e letras tresloucadas, que ele descobriu que é assim que se fazem... Os livros. 

ALVES, Januária Cristina. 

  Qual é o trecho que mostra o momento em que essa história acontece?

Sua nota:

Você acertou de questões

Nível de aprendizagem:



Postar um comentário

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem