Interpretação de texto Ensino Médio - Com gabarito

Atividade de língua portuguesa de interpretação de texto para o 1º ano, 2º ano e 3º ano do ensino médio com gabarito.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

Interpretação de texto ensino médio


Leia e resolva às questões 1 - 3:

COM VITÓRIA EM NEVADA, DEMOCRATAS MANTÊM CONTROLE DO SENADO NOS EUA

Em disputa apertada, senadora Catherine Cortez Masto venceu republicano Adam Laxalt e garantiu a 50ª cadeira para o partido de Joe Biden

Jovem Pan

     Com uma vitória apertada em Nevada, os democratas manterão o controle do Senado nos Estados Unidos. De acordo com o resultado divulgado pela Associatede Press, com 98% das urnas apuradas, a senadora democrata Catherine Cortez Masto seguirá no seu cargo após derrotar o candidato republicano Adam Laxalt. Com esse resultado, o partido do presidente Joe Biden garante a 50ª cadeira, contra 49 dos republicanos. 
     A vaga na Geórgia ainda está em aberto – o segundo turno será disputado no próximo mês. Mesmo que o partido Republicano vença no Estado e iguale o número de cadeira dos democratas, a vice-presidente Kamala Harris, que é democrata, tem o voto de minerva em caso de empate nas votações legislativas. Como a Jovem Pan mostrou, outra vitória importante para os democratas ocorreu no Arizona, onde, na sexta-feira, 11, o ex-astronauta Mark Kelly derrotou seu rival republicano Blake Masters. Ele foi eleito pela primeira vez há dois anos para cumprir o restante do mandato no Senado de John McCain, que havia falecido.
   As eleições de meio de mandato, conhecidas como “midterms”, escolhem os representantes do Congresso americano, formado pela Câmara dos Representantes e o Senado. Os deputados decidem quais leis são votadas, enquanto os senadores podem bloqueá-las ou aprová-las, além de confirmar nomeações feitas pelo presidente. O desempenho dos democratas no Senado fortalece o presidente Joe Biden, que tem enfrentado dificuldade desde o início de seu governo, em 2020. Apesar do resultado favorável entre os senadores, ainda há a possibilidade de os republicanos conquistarem uma pequena maioria na Câmara, o que deve se tornar um obstáculo para Biden.

Fonte: Jovem Pan 13/11/2022 11h07 - 
Anna Moneymaker/ Getty Images North America/AFP

1. (Saeb D9) O assunto principal do texto está em:
a) “... com 98% das urnas apuradas, a senadora democrata Catherine Cortez Masto seguirá no seu cargo...”
b) “Mesmo que o partido Republicano vença no Estado e iguale o número de cadeira dos democratas...”
c) “Com uma vitória apertada em Nevada, os democratas manterão o controle do Senado nos Estados Unidos.”
d) “A vaga na Geórgia ainda está em aberto – o segundo turno será disputado no próximo mês.”
e) “Os deputados decidem quais leis são votadas, enquanto os senadores podem bloqueá-las ou aprová-las...”

2. (Saeb D3) No trecho: “... seguirá no seu cargo após derrotar o candidato republicano...”, o verbo empregado “seguirá” tem o sentido de:
a) acompanhar.
b) permanecer.
c) participar.
d) substituir.
e) insistir.




3. (Saeb D15) Em: “Mesmo que o partido Republicano vença...” a expressão sublinhada tem a função de introduzir uma
a) concessão.
b) oposição.
c) consequência.
d) finalidade.
e) comparação.

4. (Saeb D17) Leia e resolva à questão:

MINISTRO ANUNCIA O TEMA 
DA REDAÇÃO DO ENEM 2022

Neste domingo, primeiro dia da prova, candidatos também respondem 90 questões das áreas de linguagens e ciências humanas

     O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 é “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. A informação foi divulgada pelo ministro da Educação, Victor Godoy.
     Neste domingo, 13, primeiro dia da prova, os candidatos também respondem 90 questões das áreas de linguagens e ciências humanas. A aplicação do exame começou às 13h30 e termina às 19h. 
No twitter, o Ministro da Educação escreveu:
 

     No próximo domingo, os estudantes terão mais 90 perguntas sobre matemática e ciências da natureza. O Enem 2022 teve 3,4 milhões de inscritos – menor número em 17 anos, segundo o Ministério da Educação. A previsão é que as notas sejam divulgadas em janeiro de 2023.

Da Redação Veja (Título alterado por TSA) https://veja.abril.com.br/

Em: “O Enem 2022 teve 3,4 milhões de inscritos – menor número em 17 anos, segundo o Ministério da Educação.”, nesse trecho, a utilização do travessão tem a função de:
a) enfatizar uma opinião do jornal responsável pela notícia.
b) delimitar a utilização do discurso direto no texto expositivo.
c) estabelecer uma comparação com fatos anteriores.
d) destacar um evento realizado pelo Ministério da Educação.
e) introduzir um discurso injuntivo com intenção de convencer.




Leia e resolva às questões 5 - 8:

REDAÇÃO NOTA 1000 – ENEM 2021

Giovana Dias (PE) – (Segundo parágrafo retirado)

     Em sua obra “Os Retirantes”, o artista expressionista Cândido Portinari faz uma denúncia à condição de desigualdade compartilhada por milhões de brasileiros, os quais, vulneráveis socioeconomicamente, são invisibilizados enquanto cidadãos. A crítica de Portinari continua válida nos dias atuais, mesmo décadas após a pintura ter sido feita, como se pode notar a partir do alto índice de brasileiros que não possuem registro civil de nascimento, fator que os invisibiliza. Com base nesse viés, é fundamental discutir a principal razão para a posse do documento promover a cidadania, bem como o principal entrave que impede que tantas pessoas não se registrem.
[...]
     Ademais, percebe-se que o principal entrave que impede que tantas pessoas no Brasil não se registrem é o perfil da educação brasileira, a qual tem como objetivo formar a população apenas como mão de obra. Isso acontece, porque, assim como teorizado pelo economista José Murilo de Carvalho, observa-se a formação de uma “cidadania operária”, na qual a população mais vulnerável socioeconomicamente não é estimulada a desenvolver um pensamento crítico e é idealizada para ser explorada.
     Nota-se, então, que, devido a essa disfunção no sistema educacional, essas pessoas não conhecem seus direitos como cidadãos, como o direito de possuir um documento de registro civil. Assim, a partir dessa educação falha, forme-se um ciclo de desigualdade, observada no fato de o país ocupar o 9º lugar entre os países mais desiguais do mundo, segundo o IBGE, já que, assim como afirmado pelo sociólogo Florestan Fernandes, uma nação com acesso a uma educação de qualidade não sujeitaria seu povo a condições de precária cidadania, como a observada a partir do alto número de pessoas sem registro no país.
     Portanto, observa-se que a questão do alto índice de pessoas no Brasil sem certidão de nascimento deve ser resolvida. Para isso, é necessário que o Ministério da Educação reforce políticas de instrução da população acerca dos seus direitos. Tal ação deve ocorrer por meio da criação de um Projeto Nacional de Acesso à Certidão, a qual irá promover, nas escolas públicas de todos os 5570 municípios brasileiros, debates acerca da importância do documento de registro civil para a preservação da cidadania, os quais irão acontecer tanto extracurricularmente quanto nas aulas de sociologia. Isso deve ocorrer, a fim de formar brasileiros que, cientes dos seus direitos, podem mudar o atual cenário de precária cidadania e desigualdade.

5. (Saeb D7) Para escrever um texto dissertativo-argumentativo é preciso, antes de tudo, ter uma tese muito clara para defender diante de uma questão polêmica. Uma parte da tese defendida pela autora pode ser identificada em:
a) “... os quais, vulneráveis socioeconomicamente, são invisibilizados enquanto cidadãos.”
b) “... como se pode notar a partir do alto índice de brasileiros que não possuem registro civil...”
c) “... é fundamental discutir a principal razão para a posse do documento promover a cidadania...”
d) “... a qual tem como objetivo formar a população apenas como mão de obra.”
e) “... essas pessoas não conhecem seus direitos como cidadãos, como o direito...”

6. (Saeb D8) Há um argumento de autoridade utilizado pela escritora Giovana Dias em:
a) “... segundo o IBGE, já que, assim como afirmado pelo sociólogo Florestan Fernandes, uma nação com acesso a uma educação de qualidade não sujeitaria seu povo a condições de precária cidadania...”
b) “... é necessário que o Ministério da Educação reforce políticas de instrução da população acerca dos seus direitos. Tal ação deve ocorrer por meio da criação de um Projeto Nacional de Acesso à Certidão...”
c) “... percebe-se que o principal entrave que impede que tantas pessoas no Brasil não se registrem é o perfil da educação brasileira, a qual tem como objetivo formar a população apenas como mão de obra.”
d) “Nota-se, então, que, devido a essa disfunção no sistema educacional, essas pessoas não conhecem seus direitos como cidadãos, como o direito de possuir um documento de registro civil.”
e) “Isso deve ocorrer, a fim de formar brasileiros que, cientes dos seus direitos, podem mudar o atual cenário de precária cidadania e desigualdade.”

7. (Saeb D2) No último parágrafo, em: “os quais irão acontecer tanto extracurricularmente”, a expressão grifada se refere 
a) aos 5570 municípios.
b) às aulas de sociologia.
c) aos documentos civis.
d) aos brasileiros.
e) aos debates.




8. (Saeb D14) O trecho cuja palavra grifada expressa uma opinião é:
a) “precária cidadania”.
b) “preservação da cidadania”.
c) “educação brasileira”.
d) “cidadania operária”.
e) “atual cenário”.

Leia e resolva às questões 9 e 10:

PROGRAMAÇÃO WEB

     Apesar de ser comum encontrar por aí a expressão “Programação HTML“, o HTML não é considerado uma linguagem de programação e sim uma linguagem de marcação.
     HTML é uma abreviação de Hyper Text Markup Language, ou em português, Linguagem de Marcação de Hipertexto. Em essência trata-se de um conjunto de regras, códigos e marcadores (ou tags) utilizados para definir principalmente como o conteúdo da página será apresentado. Esses marcadores dizem se uma frase deve ser exibida em negrito e centralizada, o tamanho e cores da fonte, a localização de uma imagem, um links e muito mais.
     Por exemplo, para definir a palavra “HTML” em negrito, basta utilizar o seguinte marcador: <b>HTML</b>. HTML é um padrão mundial o que significa que todo navegador (ou browser) do mercado consegue interpretar os códigos HTML contidos na página e com isso exibir as páginas da mesma maneira. Você pode visualizar o código HTML de qualquer página, clicando com o botão direito do mouse e selecionando a opção “Exibir código fonte”, e isso funciona em qualquer navegador.

Fonte: https://portalwebdesigner.com/ (Adaptado por TSA) 

9. (Saeb D15) O trecho abaixo cuja conjunção grifada introduz uma finalidade é:
a) “Markup Language, ou em português”.
b) “utilizados para definir principalmente”.
c) “como o conteúdo da página será apresentado”.
d) “deve ser exibida em negrito e centralizada”.
e) “dizem se uma frase deve ser exibida”.

10. (Saeb D13) O texto acima foi publicado em um site direcionado a programadores de web. Entre as características próprias desse gênero textual, identificam-se as marcas próprias do uso
a) regional, pela presença de termos regionais próprios do Brasil.
b) literário, pela harmonia com as normas da gramática normativa.
c) oral, por meio do uso de expressões típicas da oralidade e gírias.
d) técnico, por meio de expressões próprias de uma área específica.
e) coloquial, por meio de diversos registros de informalidade.




Leia e resolva às questões 11 e 12:

O MACACO PERANTE O JUIZ DE DIREITO

     Andavam um bando de macacos em troça, pulando de árvore em árvore, nas bordas de uma grota. Eis senão quando um deles vê no fundo uma onça que lá caíra. Os macacos se enternecem e resolvem salvá-la. Para isso, arrancaram cipós, emendaram-nos bem, amarraram a corda assim feita à cintura de cada um deles e atiraram uma das pontas à onça. Com o esforço reunido de todos, conseguiram içá-la e logo se desamarraram, fugindo. Um deles, porém, não o pôde fazer a tempo e a onça segurou-o imediatamente.
     -Compadre macaco, disse ela, tenha paciência. Estou com fome e você vai fazer-me o favor de deixar-se comer.
     O macaco rogou, instou, chorou; mas a onça parecia inflexível. Simão então lembrou que a demanda fosse resolvida pelo juiz de direito. Foram a ele, o macaco sempre agarrado pela onça. É juiz de direito, entre os animais, o jabuti, cujas audiências são dadas à borda dos rios, colocando-se ele em cima de uma pedra. Os dois chegaram e o macaco expôs as suas razões.
     O jabuti ouviu e no fim ordenou:
     - Bata palmas.
     Apesar de seguro pela onça, o macaco pôde assim mesmo bater palmas. Chegou a vez da onça, que também expôs suas razões e motivos.
     - Bata palmas.
     A onça não teve remédio senão largar o macaco que escapou, e também o juiz atirando-se na água. 


11. (Saeb D10) O conflito da narrativa começa quando
a) um bando de macacos andava em troça.
b) os macacos pulavam de árvore em árvore.
c) um dos macacos avista uma onça no fundo.
d) o jabuti pediu para a onça bater palmas. 
e) um macaco desmorona próximo a uma onça.

12. (Saeb D19) No trecho: “Para isso, arrancaram cipós, emendaram-nos bem, amarraram a corda assim feita à cintura de cada um deles e atiraram uma das pontas à onça.”, os verbos grifados empregados nessa frase indicam ideia de
a) oposição.
b) gradação
c) redução.
d) repetição.
e) adição.

13. (Saeb D5) Leia e resolva.


Na tirinha, o elemento responsável pelo humor é
a) o indicador do desemprego.
b) a indignação de Mafalda no final.
c) a mudança no formato dos balões.
d) a quebra de expectativa no texto.
e) a inquietude da personagem.




14. (Saeb D18) Leia um trecho do poema Congresso Internacional do Medo de Carlos Drummond de Andrade para resolver à questão:

Provisoriamente não cantaremos o amor,
que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos.
Cantaremos o medo, que esteriliza os abraços,
não cantaremos o ódio, porque esse não existe,
existe apenas o medo, nosso pai e nosso companheiro.”

O poeta, no último verso, atribuiu ao medo a figura de um pai, transformando-o em um companheiro. Assim sendo, nesse verso, é possível notar a figura de linguagem chamada
a) hipérbole.
b) metonímia.
c) personificação.
d) comparação.
e) eufemismo.

15. (Saeb D12) Leia e resolva.


A finalidade do texto é
a) impedir as capturas de telas de documentos durante a prova.
b) mostrar todos os documentos válidos para fazer o Enem.
c) divulgar os documentos físicos que serão aceitos no Enem.
d) apresentar os documentos digitais e físicos permitidos no Enem.
e) revelar quais documentos poderão ser aceitos pelo celular.




Acesse outros conteúdos semelhantes.




Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!







Por favor, não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


GABARITO
1C / 2B / 3A / 4C / 5C / 6A / 7E / 8A / 9B / 10D / 11C / 12B / 13D / 14C / 15E


 Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

58 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. Excelente trabalho, uso em terapia com meus pacientes também. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada pelos exercícios. Sigo aprendendo. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, as atividades me ajudam muito.

    ResponderExcluir
  4. Material de excelente qualidade.... Parabêns!!!!!!!!!!!!! Muito obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  5. Excelente atividade para ser trabalhada em sala de aula. Parabéns!!!!! Muito obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelo material de excelente qualidade.

    ResponderExcluir
  7. Material excelente e de qualidade. Obrigada por compartilhar !

    ResponderExcluir
  8. Questões inteligentes, bem fornuladas, que atiçam a criticidade dos alunos. Material de altíssima qualidade. Gratidão pelo conteúdo maravilhoso!

    ResponderExcluir
  9. Muito bom, gostei muito vou utilizar em sala de aula Parabéns

    ResponderExcluir
  10. Ótimas atividades, parabéns 👏👏👏

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela escolha de textos com temas atuais, pela qualidade das atividades e pela disponibilização de forma gratuita. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  12. Obg excelente parabéns

    ResponderExcluir
  13. excelente trabalho, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Muito útil 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir
  15. Atividade muito boa, além dos textos serem bastantes atuais. Amei

    ResponderExcluir
  16. Amo vossas aulas, me ajudam bastante em sala de aula. Gratidão!

    ResponderExcluir
  17. Vocês tão de parabéns.. nos ajundam bastante, pro nosso conhecimento e podermos
    Aprimorar.

    ResponderExcluir
  18. Tem as respostas das questões?

    ResponderExcluir
  19. Excelente material , nos auxilia bastante nas aulas !!! Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  20. Ah eu gostei muito quero mais conteúdos relacionados ao Enem ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Estamos trabalhando incessantemente para entregarmos mais conteúdos inéditos para o site.

      Excluir
  21. OI, ESTÁ AJUDANDO-ME MUITO, COMECEI ESSE SEMESTRE A DOCENCIA COMO PROFESSORA DE PORTUGUÊS, ESTÁ SENDO UMA GRANDE AJUDA, ESPERO UM DIA SER ASSIM, PRODUZIR MEU CONTÉUDO SOZINHA, MAS COM SUA AJUDA ESTÁ MIL MARAVILHAS.

    ResponderExcluir
  22. Obrigada pela proposta! Excelentes questões para a prática de interpretação em sala de aula!

    ResponderExcluir
  23. Trabalho com reforço em Língua Portuguesa para o SAEB. Para mim está sendo uma grande contribuição. Muito obrigado, amigo(a)!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão! Ficamos muito contentes em ajudar de alguma forma! ❤

      Excluir
  24. Devido a uma depressão, não tenho conseguido preparar aulas. Este site me salvou! Muiiito obrigada!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão por seu comentário! Desde já, desejamos melhoras e sempre que precisar estamos a disposição.

      Excluir
  25. PARABÉNS, OS CONTEÚDOS SÃO RALMENTE MUITO BOM.
    PODERIA COLOCAR MAIS TEMAS VOLTADOS PARA O ENSINO MÉDIO. SOCIOLOGIA/FILOSOFIA ETC.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem