Atividade sobre o Voleibol - 4º, 5º e 6º ano

Atividade de educação física sobre o voleibol com texto teórico para o 4º ano, 5º ano e 6º ano.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

VOLEIBOL

Atividade sobre o voleibol

Voleibol ou vôlei é um esporte praticado entre duas equipes em uma quadra retangular separadas por uma rede que fica no centro perpendicularmente. Devido sua semelhança com o badminton, no princípio era chamado de mintonette. O voleibol é praticado com uma bola e envolve diversos passos com as mãos. Seu principal objetivo é fazer com que a bola passe por sobre a rede e toque o chão da quadra do time adversário.

Fundamento do Vôlei

Os fundamentos do vôlei são o saque, a recepção, o levantamento, o bloqueio e o ataque. A partida tem início com o sacador (nome do jogador que inicia o jogo com o saque). Para ser um saque válido, o jogador precisa arremessar a bola por cima da rede divisória, pisando fora da sua própria quadra. Se a bola tocar o chão do time adversário, acontece a marcação de ponto. 
 

Para receber a bola que o jogador sacou, o outro time precisa utilizar o fundamento da recepção. Para isso, os jogadores podem receber a bola com uma manchete ou um toque. Geralmente, o segundo toque é conduzido pelos levantadores do time. Eles fazem isso com as pontas dos dedos jogando a bola para o alto, para outro jogador atacar através de um salto e colocando muita força na jogada em uma das mãos, para que a bola caia no campo adversário.

O time adversário pode, entretanto, realizar uma defesa ou bloqueio para que a bola volte e toque no chão da equipe que iniciou o ataque. Comumente, os bloqueios são realizados por um ou mais jogadores que estão próximos à rede. Assim sendo, para evitar um ponto do adversário, eles saltam no mesmo momento do ataque. 

Regras Gerais

Em um jogo oficial de quadra, cada time é constituído por 12 jogadores, desses, seis permanecem no jogo e outros seis são jogadores reservas. Em cada time, deve haver um jogador líbero. Esse é um jogador que atua exclusivamente na defesa, não pode sacar, bloquear ou atacar, sua função é realizar os fundamentos de passe e recepção, além disso, pode fazer coberturas de bloqueio. Geralmente, os líberos usam um uniforme diferente dos demais do seu time e ficam posicionados no fundo da quadra. 

O jogador não pode encostar na rede quando a partida estiver em andamento. Caso isso ocorra, o ponto será para o time adversário. O mesmo jogador não pode dar 2 ou mais toques seguidos na bola, exceto quando for um toque de bloqueio.
Além do vôlei de quadra, existe o vôlei de praia. Nesse jogo de areia, há somente quatro jogadores, sendo dois de cada equipe.


A quadra oficial de voleibol deve ser retangular com as medidas de 18 metros de comprimento com 9 metros de largura, dividida por uma rede no centro. Diferentemente de outros esportes, o vôlei não há um tempo limitando a partida, e sim, a composição de 5 sets. Cada set tem um máximo de 25 pontos com uma diferença mínima de 2 pontos entre os times.




Seu Surgimento


O vôlei foi inventado em 9 de fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos. O objetivo dessa invenção era criar um esporte onde as equipes não tivessem contato físico entre os adversários, de modo a diminuir as lesões. 

Refletindo


Atualmente, o Brasil é o país do vôlei, além de ser também considerado o país do futebol. Isso se justifica porque não há outra nação com tantos títulos, somando as categorias masculina e feminina nos últimos vinte anos em jogos oficiais das seleções brasileiras de voleibol.

Texto: Tudo Sala de Aula


ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ ESTUDOU


1. O esporte é considerado uma atividade física desenvolvida por uma pessoa ou um grupo, com regularidade ou não, com o fim de recreação ou competição. Cada esporte pertence a uma categoria. Assim sendo, o voleibol é um esporte de
a) parede. 
b) precisão.
c) marca.
d) rede.

2. O vôlei é um esporte que possui semelhança com outras atividades esportivas. Assinale o esporte abaixo em que o vôlei NÃO possui semelhança durante a sua prática.
a) Badminton.
b) Tênis de mesa.
c) Futsal.
d) Peteca.
 
3. Qual o principal objetivo do esporte voleibol?
______________________

4. Quais são os fundamentos do vôlei?
______________________

5. Qual fundamento do vôlei é executado do lado de fora e no fundo da quadra?
a) O saque.
b) O arremesso.
c) O levantamento.
d) O passe.

6. Qual fundamento consiste em saltar próximo à rede formando uma barreira para impedir o ataque do time adversário?
a) Rebote.
b) Levantamento.
c) Bloqueio.
d) Recepção.




7. O que acontece com o time no qual seu jogador toca a rede durante um ataque?
a) O juiz permite essa infração, caso seja o primeiro toque na rede.
b) O time perde um ponto, mas tem o direito de sacar mais uma vez. 
c) O time adversário recebe um ponto, entretanto, o jogo não pode parar por isso.
d) O jogo é interrompido, o time adversário recebe um ponto e inicia um novo saque.

8. No jogo oficial de voleibol, quantos jogadores entram em quadra, por equipe, para jogar e quantos compõem uma equipe?
______________________

9. Quantos sets uma equipe tem que vencer para ser considerada vencedora de uma partida oficial de voleibol de quadra?
______________________

10. Em cada time, deve haver um jogador líbero. Esse jogador possui funções diferentes numa partida de vôlei. Assinale a alternativa que revela corretamente uma de suas funções numa partida oficial de voleibol.
a) Realizar o levantamento para o ataque.
b) Recepcionar a primeira bola do adversário.
c) Fazer bloqueios para impedir um ponto.
d) Conduzir o saque no fundo da quadra.

11. William George é considerado o criador do vôlei. Segundo a história, qual era a intenção desse esporte no princípio?
______________________

12. Desenhe abaixo uma quadra de vôlei mostrando suas dimensões oficiais.









Acesse outros conteúdos semelhantes.





Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO.








Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!



Habilidade BNCC alcançada:
(EF35EF05) Experimentar e fruir diversos tipos de esportes de campo e taco, rede/parede e invasão, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo.



GABARITO
1D / 2C / 3. É fazer com que a bola passe por sobre a rede e toque o chão da quadra do time adversário. / 4. São o saque, a recepção, o levantamento, o bloqueio e o ataque. / 5A / 6C / 7D / 8. Entram seis jogadores e ficam outros seis de reserva, totalizando 12 jogadores. / 9. 3 sets. / 10B / 11. Impedir que as equipes tivessem contato físico entre os adversários. / 12. Consultar desenho da quadra na atividade.


Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

8 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem