ATIVIDADE SOBRE IMIGRANTES NO BRASIL - 4º ANO - 5º ANO - COM TEXTO E GABARITO

Atividade de história sobre a Imigração no Brasil para o 4º ano e 5º ano com texto de apoio e gabarito.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

IMIGRAÇÃO NO BRASIL

A palavra imigração se refere ao movimento de pessoas de uma região para outra. Atualmente, há cerca de 1,3 milhão de imigrantes no Brasil (Dados de 2020). Essas populações têm se deslocado pelo mundo ao longo da história por motivos de crises políticas e socioeconômicas, como guerras, perseguições étnicas e religiosas ou pela busca por melhores condições de vida.
 
Os suíços foram os primeiros imigrantes a se estabelecerem no Brasil devido à carência de terras na Suíça. Com as más condições de vida e o tratamento semiescravo que sofreram, a imigração de grande número de suíços foi proibida a partir da década de 1860.

IMIGRAÇÃO NO SÉCULO XIX

Em 1822, o Brasil tornou-se independente de Portugal, favorecendo a entrada de pessoas de diversas nacionalidades no país. O principal motivo da chegada dos imigrantes foi a falta de empregos ocasionada pela revolução Industrial, já que o avanço tecnológico das máquinas expulsou das fábricas grande parte da mão de obra humana. Com a campanha pela emancipação dos escravos e a decadência do sistema escravista, novas relações de trabalho foram criadas, utilizando mão de obra livre e assalariada nas lavouras. Grande parte desse trabalho foi desenvolvido por imigrantes europeus que chegaram ao Brasil por meio de viagens incentivadas por donos de terras e pelo governo da época.

IMIGRAÇÃO NO CICLO DO CAFÉ

Os imigrantes vieram para o Brasil em busca de trabalho nas plantações de café, na época, um dos produtos brasileiros mais vendidos no mundo. Por ser a principal atividade econômica nesse período e com a proibição do tráfico negreiro em 1850, a demanda de mão de obra dos cafeicultores provocou uma verdadeira mudança no país, pois o crescimento das lavouras de café e as campanhas realizadas pelo governo brasileiro da época atraiu mão de obra estrangeira, fazendo com que as pessoas acreditassem que o Brasil pudesse oferecer melhores condições de vida e trabalho. Isso provocou transformações na história econômica, social, política e cultural do Brasil, para muito além do setor cafeeiro. 




TRAVESSIA PARA O BRASIL

Os imigrantes que chegaram ao Brasil no final do século XIX e início do século XX foram atraídos por campanhas imigratórias que garantiam melhores condições de vida. As viagens para o Brasil eram bastante cansativas, pois os imigrantes precisavam viajar até os portos onde iriam embarcar. As condições de viagem eram instáveis, muitas pessoas dividiam um pequeno espaço nos porões dos navios e eram submetidas às péssimas condições de higiene e alimentação. Muitos imigrantes tinham a intenção de trabalhar temporariamente no Brasil e depois retornar para sua terra de origem, entretanto, isso era muito difícil, devido às despesas da viagem que teriam que ser pagas, tornando um ciclo de dependência.

Texto: Tudo Sala de Aula


ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU


1. Imigração significa
a) saída de pessoas do seu país de origem.
b) chegada de pessoas de um país diferente.
c) mudança de pessoas para outra cidade.
d) transferência de pessoas para outro estado.

2. Segundo o texto, quais são as principais razões para a imigração no Brasil?
___________________

3. Quais foram os primeiros imigrantes a se estabelecerem no Brasil?
a) Suíços.
b) Italianos.
c) Alemães.
d) Portugueses.

4. Conforme o texto, por que a imigração de grande número de suíços foi proibida a partir da década de 1860?
___________________




5. O que ocasionou a falta de emprego dos imigrantes que chegaram ao Brasil?
a) As guerras.
b) A revolução industrial.
c) As perseguições religiosas.
d) As crises socioeconômicas.

6. Observe a imagem abaixo e responda.
 

As pessoas nessa imagem estão retratando a produção de
a) algodão.
b) açúcar.
c) trigo.
d) café. 

7. Que evento nacional em 1822 favoreceu ainda mais a chegada de imigrantes no Brasil?
a) Proclamação da República.
b) Libertação dos escravos.
c) Independência do Brasil.
d) Eleição presidencial.

8. Que ações possibilitaram as pessoas de outros países acreditarem que o Brasil pudesse oferecer melhores condições de vida e trabalho?
___________________




9. Qual era o principal objetivo das campanhas imigratórias? E o que elas garantiam às pessoas que aceitavam viajar para o Brasil?
___________________

10. Em que parte dos navios eram transportados os imigrantes para o Brasil?
a) Nas cabines. 
b) Nos tombadilhos.
c) Nos porões.
d) Nas escotilhas.

11. Por que a maioria dos imigrantes não conseguiam voltar para a sua terra natal?
___________________

12. Em sua opinião, quando os imigrantes chegaram ao Brasil, suas condições de vida (social, econômica e cultural) realmente mudaram para melhor? 
___________________

13. Procure no diagrama, o nome de alguns povos que vieram como imigrantes para o Brasil, seguindo os dados da tabela.








Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO.








GABARITO
1B / 2. Crises políticas e socioeconômicas, como guerras, perseguições étnicas e religiosas ou pela busca por melhores condições de vida. / 3A / 4. Por causa das más condições de vida e o tratamento semiescravo que sofriam. / 5B / 6D / 7C / 8. As campanhas imigratórias que garantiam melhores condições de vida. / 9. Atrair os imigrantes para o país. Melhores condições de vida. / 10C / 11. Porque eles tinham que trabalhar para pagar às despesas da viagem e isso acabava se tornando um ciclo de dependência. / 12. Resposta pessoal. / 13. Conferir no diagrama.


Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

2 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. ÓTIMAS ATIVIDADES , TEM ME AJUDADO MUITO , OBRIGADA , DEUS OS ABENÇÕE!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem