QUIZ DE CIÊNCIAS SOBRE MODELOS ATÔMICOS

Prova online de Ciências sobre modelos atômicos

É necessário resolver todas as questões para gerar o resultado. Boa sorte!

Prova online de Ciências sobre o Sistema Solar.

Exibir respostas somente após resolver todas as questões:

Toda matéria existente contém átomos na sua composição, estes, podem se diferenciar de acordo com o tipo de elemento químico. Sua estrutura é composta das partículas:

O próton constitui parte da estrutura atômica. Essa partícula fundamental apresenta uma carga:

O nêutron é uma partícula essencial, possui carga neutra e constitui a estrutura do núcleo atômico, juntamente com:

Sobre a estrutura atômica, existe uma partícula fundamental com carga elétrica negativa que fica girando em torno no núcleo do átomo, como ilustrado na figura abaixo.

Qual componente está sendo descrito?

O modelo atômico de Thomson compara o átomo como uma esfera com carga elétrica positiva, em que nela está introduzida as cargas negativas distribuídas de maneira uniforme. Qual o nome popular dado ao modelo de Thomson?

Leia o texto abaixo: 

 “Com o objetivo de aprofundar os estudos na investigação sobre as propriedades do raio x, orientadas por Thomson, ele conseguiu por meio de experimentos manuseando uma partícula alfa concluir que o átomo possui um pequeno núcleo e a região base em sua volta". 

  O texto está se referindo a qual cientista?

O modelo atómico de Dalton foi muito importante para o desenvolvimento do estudo dos átomos. No entanto, seu modelo não foi tão aceito por não conseguir explicar:

Os átomos se assemelham das mais diversas maneiras possíveis. Sobre semelhança atômica, assinale o item que corresponde a um tipo de semelhança cujo os átomos possuem o mesmo número de massa (A), mas tem numerações atômicas diferentes:

A semelhança atômica é caracterizada pela comparação dos elementos químicos de um átomo, e assim é feita análise da quantidade de prótons, nêutrons, massa e número atômico. Diante disso, indique qual tipo de semelhança atômica possui átomos de um mesmo elemento químico, ou seja, tem números atômicos iguais, mas se diferem no número de massa:

Quem foi o responsável por descobrir a eletrosfera e seus níveis de energia?

Observe abaixo a composição atômica do "Cálcio (Ca) e Argônio (Ar)" e assinale o item CORRETO sobre estruturas atômicas.

Sua nota:

Você acertou de questões

Nível de aprendizagem:



2 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem