QUIZ DE CIÊNCIAS SOBRE DNA E RNA

Prova online de Ciências sobre DNA e RNA

É necessário resolver todas as questões para gerar o resultado. Boa sorte!

Prova online de Ciências sobre o Sistema Solar.

Exibir respostas somente após resolver todas as questões:

Os ácidos nucleicos é uma longa cadeia polinucleotidica formada por unidades menores chamadas:

Os nucleotídeos são moléculas menores que compõem os ácidos nucleicos e possuem três elementos básicos presentes, analise abaixo e identifique quais são eles.

O DNA (ácido desoxirribonucleico) e RNA (ácido ribonucleico) possuem algumas diferenças quanto às suas estruturas e bases nitrogenadas, dentre elas, verifique quais são.

As bases nitrogenadas são: ADENINA, TIMINA, GUANINA, CITOSINA e URACILA. Estas se conectam por um tipo de ligação chamada:

Uma suposta molécula de DNA possui o seguinte sequenciamento de suas bases nitrogenadas: ATCGCTA. Tendo em vista que estas possuem um pareamento adequado onde a Adenina (A) se liga a Timina (T) e a Citosina (C) com a Guanina (G), analise as opções e verique qual é a ordem correta das bases observando a sequência em destaque:

Os ácidos nucleicos constituem o material genético dos seres vivos. Sobre este, é CORRETO afirmar que:

O DNA está presente em todos os seres vivos, especificamente na célula sendo, núcleo e mitocôndria. Logo, verifica-se que ele é extremamente importante, porque:

Todas as informações do DNA de cada ser vivo são garantidas de uma geração para outra por meio da:

Sobre o RNA, identifique quais são os seus três principais tipos.

O ácido ribonucleico (RNA) possui algumas funções especificas e estão ligadas ao tipo de RNA. Diante disso, é CORRETO afirmar que:

O material genético de um ser vivo contém todas as informações que o caracteriza. Assinale a opção CORRETA a respeito das informações contidas no DNA dos pais e como essas são repassadas para os seus descendentes:

Sua nota:

Você acertou de questões

Nível de aprendizagem:



4 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. Acredito que exista um erro na questão 11 pois em todos os sites que pesquisei falavam que os descendentes recebem 50% do DNA do pai e 50% do DNA da mãe, ademais, o quiz é bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, agradecemos a sua observação. Exatamente, havia um erro na indicação do gabarito, mas já fizemos a alteração. De fato, cada descendente recebe 50% do DNA do pai e 50% do DNA da mãe. Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  2. Disponha, agradeço pela educação em me responder, sucesso!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem