Atividade sobre Regras de Jogo - 7º Ano - 8º Ano - 9º Ano - Com gabarito

Atividade de Língua Portuguesa de interpretação e compreensão de texto sobre o gênero Regras de Jogo para o 7º ano, 8º ano e 9º ano com gabarito.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

Leia o texto e resolva às questões 1 – 15:

Regras de Jogo – UNO


UNO® é um jogo de cartas desenvolvido pela Mattel. Recomenda-se de dois a dez jogadores para jogá-lo, a partir de 7 anos de idade.

Objetivo: ser o primeiro jogador a ficar sem cartas na mão, utilizando todos os meios possíveis para impedir que os outros jogadores façam o mesmo.

Como jogar: cada jogador recebe 7 cartas. O restante do baralho é deixado na mesa com a face virada para baixo e então vira-se uma carta do monte. Esta carta que fica em cima da mesa serve como base para que o jogo comece.

O jogador à esquerda do que distribuiu as cartas inicia o jogo, que deve seguir em sentido horário. Os jogadores devem jogar, na sua vez, uma carta de mesmo número, cor, ou símbolo da carta que está na mesa. Exemplo: se a carta inicial for um 2 vermelho, o primeiro jogador deve jogar sobre ela um 2 (não importando a cor) ou uma carta vermelha (não importando o número). O jogador sucessivo faz o mesmo, dessa vez valendo como base a carta colocada pelo jogador anterior.

Ao jogar a penúltima carta, o jogador deve anunciar em voz alta falando “UNO". Se não fizer isso, os demais jogadores podem obrigá-lo a comprar mais duas cartas. A rodada termina quando um dos jogadores zerar as suas cartas na mão.

Cartas especiais: além das cartas numéricas, o baralho de UNO possui mais 5 cartas especiais que produzem diferentes efeitos durante o jogo:

+2: o jogador seguinte apanha duas cartas e passa o seu turno ao jogador seguinte;

Inversão: o sentido de jogo inverte-se. Se o sentido do jogo está no sentido horário, quando jogada uma carta "Inverter", joga-se em sentido anti-horário;

Bloqueio: o jogador seguinte perde a vez;

Curinga: pode ser jogada durante qualquer momento do jogo independentemente da carta que se encontra no topo de descarte. O participante que jogar essa carta escolhe a próxima cor do jogo (verde, azul, vermelho ou amarelo);

Curinga +4: o jogador seguinte apanha quatro cartas do baralho e perde o turno, o jogador que a descartou escolhe a próxima cor do jogo (verde, azul, vermelho ou amarelo). Esta carta só deverá ser jogada quando o jogador não possui nenhuma outra carta que possa usar. No entanto, se o jogador prejudicado desconfiar que o primeiro jogador está “blefando”, pode pedir para conferir a mão deste, se estiver certo, o jogador que jogou terá que apanhar as 4 cartas como punição. Caso a jogada tenha sido legal, o jogador que desconfiou deve apanhar seis cartas.

Regras alternativas: 

7: quando é descartada, todos os jogadores devem ficar em silêncio até que a pessoa que a jogou, jogue novamente. Quem desrespeitar a regra deve comprar um número de cartas igual ao número de palavras que falou;

0: o jogador pode promover trocas entre os baralhos dos participantes. Pode pedir que dois jogadores troquem suas mãos (incluindo consigo mesmo) ou ditar trocas mais elaboradas, como “todos passem o baralho para o jogador à esquerda”.

Corte: quando um jogador possui uma carta idêntica (número ou símbolo + cor) a última descartada, ele poderá jogá-la antes que o próximo jogador descarte. Assim ele corta a vez dos jogadores e o jogo continua a partir dele.

Pontuação: UNO se dá por rodadas, e a cada rodada o jogador que vence acumula pontos. Porém a maioria dos jogadores não jogam com contagem de pontos, terminando o jogo a cada rodada. A pontuação é dada pelas cartas que RESTAM nas mãos dos outros jogadores:

(Adaptado por Tudo Sala de Aula)

1. Qual a finalidade principal do texto?
a) Mostrar como se brinca com os amigos em roda. 
b) Instruir sobre o funcionamento de uma brincadeira.
c) Convencer as pessoas a participarem de um jogo.
d) Estimular o uso de cartas como atividade competitiva.




2. Qual o público-alvo do jogo apresentado pelo texto?
_________________

3. Segundo as regras do jogo, quando um jogador pode se declarar vencedor?
_________________

4. O texto “Regras de Jogo – UNO” revela 
a) uma opinião sobre um jogo em grupo.
b) um fato sobre assuntos de interesse público.
c) um procedimento sobre uma atividade lúdica.
d) um argumento sobre o que os jogadores gostam.

5. Conforme o texto, a carta
a) curinga só pode ser lançada sobre uma carta da mesma cor.
b) bloqueio impossibilita o jogador anterior de jogar novamente.
c) +2 exige o jogador subsequente pegar cartas e ainda passa a vez.
d) curinga +4 permite ao jogador que a recebeu escolher uma cor.

6. Localize uma consequência dada ao jogador, caso não fale UNO quando jogar sua penúltima carta.
_________________
 
7. No trecho: “Caso a jogada tenha sido legal...”, a palavra grifada indica relação de
a) causa.
b) oposição.
c) concessão.
d) condição.




8. Assinale o trecho cuja palavra grifada indica circunstância de tempo.
a) “todos passem o baralho para o jogador a esquerda”
b) “virada para baixo e então vira-se uma carta do monte.”
c) “dessa vez valendo como base a carta colocada pelo jogador”
d) “pode ser jogada durante qualquer momento do jogo” 

9. Em: “devem ficar em silêncio até que a pessoa que a jogou”, a preposição até, nesse trecho, indica sentido de
a) limite.
b) quantidade.
c) continuação.
d) espaço.

10. O uso das aspas na palavra “blefando” foi empregado para marcar uma
a) gíria dos estudantes.
b) expressão popular.
c) linguagem formal.
d) palavra estrangeira.

11. No texto, o que a palavra “blefando” significa?
_________________




12. Localize no texto uma palavra que transmite relação de:

a) Tempo: ________________

b) Oposição: ______________

c) Alternância: _____________

d) Intensidade: ____________

e) Negação: _______________

f) Conclusão: ______________

g) Adição: _________________

13. No trecho: “uma carta idêntica”, a palavra grifada poderia ser substituída, sem alteração de sentido, por:
a) parecida.
b) semelhante.
c) simular.
d) igual.

14. Segundo o texto, em que momento é possível um participante jogar sua carta sem ser sua vez e o jogo recomeçar a partir dele?
_________________

15. Você já jogou UNO? As regras são as mesmas apresentadas nesse texto ou são diferentes? Justifique sua resposta.
__________________




Acesse outros conteúdos semelhantes.




Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO!








Por favor, não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


GABARITO
1B / 2. Recomenda-se para pessoas a partir dos 7 anos. / 3. Quando zerar as suas cartas na mão. / 4C / 5C / 6. Se não fizer isso, os demais jogadores podem obrigá-lo a comprar mais duas cartas. / 7D / 8D / 9A / 10B / 11. Significa enganar, mentir, ludibriar. (Professor, considere outras respostas) / 12. a) quando, b) porém, c) ou, d) mais, e) não, f) então, g) e. (Professor, considere outras palavras) / 13D / 14. Quando um jogador possui uma carta idêntica (número ou símbolo + cor) a última descartada, ele poderá jogá-la antes que o próximo jogador descarte. / 15. Resposta Pessoal.


Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

2 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. A atividade do UNO , é excelente para os alunos . Já que eles gostam de jogar nos intervalos de cada tempo de aula. Parabéns pelo conteúdo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Ficamos muito felizes em saber que estamos ajudando.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem