ATIVIDADE SOBRE O TRABALHO NO CAMPO - 3º ANO - 4º ANO - COM TEXTO

Atividade de geografia sobre o trabalho no campo para o 3º ano e 4º ano com texto de apoio e gabarito.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

O TRABALHO NO CAMPO

Existe uma grande diversidade de atividade realizada pelo homem no campo. Muitas dessas atividades, como o cuidado com a terra, a criação de animais e a exploração da apicultura e do extrativismo são essenciais para a sobrevivência humana. Todos esses tipos de trabalho estão interligados com a agricultura, a pecuária e o extrativismo.

Que tal conhecermos mais um pouco sobre esses tipos de trabalho?

AGRICULTURA

A agricultura é uma atividade econômica que produz diversos alimentos que consumimos diariamente. Como feijão, arroz, batata, alface, tomate, laranja, limão e agrião. A agricultura é definida como o cultivo da terra, ou seja, o preparo dela para a semeadura até a colheita. É uma das atividades mais dependentes da natureza. Durante longas chuvas e secas, a produção agrícola acaba sendo muito prejudicada.


Muitos produtos agrícolas podem ser consumidos in natura, ou seja, sem a necessidade de passar por transformações nas indústrias, como hortaliças, legumes, frutas, verduras, raízes, dentre outros. Já outros produtos podem ser transformados em alimentos industrializados, como, por exemplo, laranjas e morangos que podem ser consumidos em forma de sucos industrializados.

PECUÁRIA

A pecuária é uma atividade econômica que se concentra na criação de animais. As operações pecuárias correspondem à criação e comercialização de diversos animais como galinhas, suínos e bovinos. Assim como a agricultura, a pecuária fornece às pessoas alimentos como carne, leite e matérias-primas. 
 

Muitos alimentos são usados para a fabricação de produtos industrializados, como o leite que serve para a fabricação de queijos e iogurtes. Bolsas, sapatos e roupas são feitos pela indústria com o couro de alguns animais. As atividades pecuárias podem levar a graves problemas ambientais, como o desmatamento e a poluição de grandes áreas naturais.




EXTRATIVISMO


Extrativismo é a atividade de extrair ou colher recursos naturais para o comércio ou indústria. Para fabricar panelas, carros, fogões, computadores e aeronaves, as indústrias utilizam recursos minerais retirados da natureza como ouro, cobre, alumínio e ferro. A retirada desses produtos da natureza é uma atividade de extração mineral. A extração de madeira da floresta é uma atividade de extração vegetal. Já a pesca e a caça se referem ao extrativismo animal.

Texto: Tudo Sala de Aula.


ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU


1. Segundo o texto, existem quantas formas de trabalho no campo? Quais são elas?
_______________________

2. Como são chamados os produtos que podem ser consumidos sem precisar passar por transformações nas indústrias?
a) Frescos.
b) In natura.
c) Estragados. 
d) Industrializados.

3. Circule os produtos produzidos pela agricultura.





4. Observe a imagem abaixo e responda.


a) Conforme a imagem, que matéria-prima foi extraída?
_________________

b) Cite 4 produtos que podem ser feitos com essa matéria-prima.
_________________

5. Relacione as imagens ao tipo de trabalho que elas pertencem.


6. Cite três exemplos de produtos agrícolas que podem ser transformados em alimentos industrializados.
__________________




7. Bolsas, sapatos e roupas são produzidos pela indústria com:
a) ferros.
b) madeiras.
c) penas de galinha.
d) couros de animais.

8. Desenhe no quadro um produto agrícola que pode ser consumido in natura e ser transformado pela indústria, seguindo o exemplo.


9. Complete com as palavras do quadro.


Os produtos _____________ não precisam ser _____________ pelas indústrias.

Extrativismo é a atividade de ___________ recursos da ____________.

10. Qual é o tipo de extrativismo realizado para a fabricação dos produtos abaixo? Relacione corretamente:








Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO!











Habilidades BNCC alcançada:
(EF03GE01) Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo.
(EF04GE04) Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas.


GABARITO
1. Três. Agricultura, pecuária e extrativismo. / 2B / 3. Alface e melancia. / 4. a) Leite, b) Queijo, iogurte, requeijão e doce de leite. (Professor, aceite outras respostas.). / 5. Extrativismo, agricultura, pecuária. / 6. Tomates, laranjas e batatas (Professor, aceite outras respostas.). / 7D / 8. Resposta Pessoal. / 9. In natura, modificados, colher, natureza. / 10. Animal, vegetal, mineral.

Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem