ATIVIDADE SOBRE RITOS RELIGIOSOS - 4º ANO - 5º ANO - 6º ANO - COM TEXTO E GABARITO

Atividade de Ensino Religioso sobre Ritos para o 4º ano e 5º ano com texto teórico e gabarito.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

RITOS RELIGIOSOS


As religiões surgem a partir do agrupamento de indivíduos que compartilham da mesma fé. É bem provável a existência em sua comunidade de pessoas que praticam outras religiões diferentes da sua, como, por exemplo, o catolicismo, o protestantismo, as religiões de origem indígena e africana, o budismo, o islamismo, dentre outras. A religião sempre esteve presente no cotidiano da humanidade, por isso, é comum observar ao nosso lado pessoas que possuem hábitos e crenças bem diversas e como elas levam tão a sério suas tradições. 

O Rito Religioso

Os ritos religiosos são definidos como costumes que se repetem ao longo do dia ou de um período específico. Eles são símbolos que buscam expressar algum sentimento de fé e de devoção do fiel.  A Bíblia Sagrada, livros dos cristãos, conta a história de um homem chamado Daniel que tinha o hábito diário de orar e dar graças a Deus. Essa prática era repetida com frequência, portanto, temos um rito religioso. O rito possui um caráter social ou individual, já que ele varia conforme a sociedade ou a cultura onde a pessoa está inserida.




Rito Individual


Geralmente, essa prática é realizada por uma única pessoa, onde o tempo e o lugar dedicado para esse hábito tornam-se em elementos sagrados. Fiéis com o costume de rezar ou orar em horários específicos estão praticando um rito individual sagrado.

Rito Social

Por outro lado, o rito social de caráter religioso é desenvolvido por um grupo de pessoas que compõem a religião. Nesse sentido, é possível diferenciar as crenças, pois o rito social difere em cada cultura religiosa. O batismo, os sacrifícios, a consagração de reis, padres e pastores, os casamentos, os velórios são considerados ritos sociais, já que sua prática depende de outros agentes religiosos. 

REFLETINDO

Portanto, os ritos religiosos são gestos, palavras, cantos, sinais e repetições presentes em uma cerimônia. O conjunto de todos esses gestos ou ações é definido como ritual, sendo esse o agrupamento de atitudes repetitivas que canalizam as emoções dos fiéis. Assim, cada pessoa tem o direito de exercer qualquer rito sagrado e ser respeitado pelo seu próximo, porque a tarefa de permitir e de tolerar é um ato de cidadania.

Texto: Tudo Sala de Aula


ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU


1. Assinale a alternativa FALSA:
a) A religião é a representação de um único pensamento de toda uma comunidade
b) O agrupamento de pessoas que compartilham a mesma fé é o princípio da religião.
c) A diversidade religiosa é bem presente no Brasil, já que todos têm o direito de escolher. 
d) O catolicismo, o protestantismo e as religiões africanas revelam a diversidade religiosa.




2. Em sua opinião, por que é tão comum no Brasil identificar diferentes tradições religiosas?
_____________________

3. O que é um rito religioso?
_____________________

4. Identifique os nomes dos ritos religiosos representados em cada imagem.


5. Os ritos variam conforme a sociedade ou a cultura onde a pessoa está inserida. O rito pode ter um caráter social ou individual. Diferencie-os.

a) Rito individual:
_____________________

b) Rito social: 
_____________________

6. Você e sua família praticam algum rito religioso? Se sim, qual? Você gosta dessa prática? 
_____________________




7. A comemoração de uma criança que nasce, um batizado religioso e a celebração de um aniversário são considerados ritos de caráter
a) social.
b) individual.
c) particular.
d) singular.

8. Assinale a imagem que representa um rito individual.


9. Considere a frase abaixo de Antoine de Saint-Exupéry e responda à questão:

Os regulamentos assemelham-se aos ritos de uma religião, que parecem absurdos, mas moldam os homens.

Essa frase revela que os homens
a) só seguem ritos e leis considerados absurdos.
b) seguem regulamentos e ritos desnecessários.
c) são afeiçoados pela prática de ritos religiosos.
d) são obrigados a seguir um rito ou regulamento. 

10. Para você, qual a função dos ritos religiosos em uma comunidade? Você acha que os ritos, tanto individual como social, devem ser respeitados? Por quê?
______________________





Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!








HABILIDADES BNCC ALCANÇADAS:
(EF04ER02) Identificar ritos e suas funções em diferentes manifestações e tradições religiosas.
(EF04ER04) Identificar as diversas formas de expressão da espiritualidade (orações, cultos, gestos, cantos, dança, meditação) nas diferentes tradições religiosas.
(EF06ER06) Reconhecer a importância dos mitos, ritos, símbolos e textos na estruturação das diferentes crenças, tradições e movimentos religiosos.


GABARITO
1A / 2. Resposta Pessoal. (Sugestão: Depois do contato dos povos europeus, como portugueses e os espanhóis no processo de colonização e imigração, advindos do processo de imposição e intercâmbio cultural desses com outras culturas, o Brasil herdou uma grande diversidade religiosa. Isso também se dá, por outro lado, porque temos a Constituição Federal que garante o direito de liberdade religiosa a todo brasileiro). / 3.Os ritos religiosos são definidos como costumes que se repetem ao longo do dia ou de um período específico. Eles são símbolos que buscam expressar algum sentimento de fé e de devoção do fiel. / 4. a) Batismo, b) Passagem da infância para a vida adulta, o nome dessa prática é Hetohoky, c) Santa Ceia, d) Lava-pés, e) Eucaristia, f) Peregrinação ou romaria, g) Devoção ou oração, h) Velório. / 5. a) É a prática realizada por uma única pessoa, onde o tempo e o lugar dedicado para esse hábito tornam-se em elementos sagrados, b)  É uma prática desenvolvida por um grupo de pessoas que compõem a religião. / 6. Resposta Pessoal. / 7A / 8A / 9C / 10. Resposta Pessoal. 

Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem