ATIVIDADE SOBRE PATRIMÔNIO CULTURAL - MATERIAL E IMATERIAL - COM TEXTO E GABARITO

Atividade de artes sobre o Patrimônio Cultural Histórico Material e Imaterial para o 6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano com texto e gabarito. 

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.


PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL

O patrimônio cultural é definido como o conjunto de todos os bens, materiais ou imateriais, que necessitam ser considerados de relevante interesse para a permanência e identidade da cultura de um povo. Esse patrimônio é um legado deixado pelos nossos antepassados que nos permite reconhecer a tradição, a religião, a cultura e a arte de um povo. Sua principal função é manter preservado o passado para as gerações futuras.

Atividades sobre patrimônio cultural

Pertence ao patrimônio cultural: as igrejas, castelos, praças, casas, monumentos e demais espaços dotados de valor histórico. Ainda fazem parte desse patrimônio: as pinturas, as esculturas, os artesanatos, as literaturas, as músicas, as linguagens, os costumes e o folclore. 

CULTURA MATERIAL E IMATERIAL

A cultura material e a cultura não material são tipos de patrimônio que expressam a cultura e as características de um determinado grupo ou região. Enquanto a cultura material consiste em elementos tangíveis, como edifícios e objetos de arte, a cultura não material está associada a elementos abstratos como hábitos e rituais. Os objetos artísticos, roupas, obras de arte, edifícios e sítios arqueológicos são exemplos de cultura material, já que é algo concreto, tangível e palpável. Por outro lado, literatura, culinária, festas, danças e esportes são considerados como cultura imaterial. As organizações responsáveis em classificar os bens, sejam materiais ou imateriais, como importantes para a cultura de um povo, visam à salvaguarda e à proteção desses bens, de maneira que fiquem preservados às gerações futuras, servindo-se de objetos de estudo e fontes de experiências emocionais.

O PATRIMÔNIO CULTURAL

O patrimônio histórico pode ser definido como um bem físico, natural ou imóvel que tenha significado e importância para a sociedade na arte, cultura, religião ou estética. Ele representa uma importante fonte de preservação cultural, pois foi edificado ou produzido em sociedades passadas e servirá de pesquisa para as gerações futuras. Há uma preocupação em preservar o patrimônio histórico da humanidade, através de leis de proteção e restauração que permitem a manutenção das características originais de uma obra. Em todo o mundo, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação) é a agência responsável por formular regras e proteger o patrimônio histórico e cultural da humanidade. No Brasil, há o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), um órgão do governo federal que atua na proteção e preservação do patrimônio histórico e artístico brasileiro.  


PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS DO BRASIL

O Brasil, conforme a Unesco, é o 13º país no ranking com maior número de patrimônios históricos da humanidade, possui 22 bens tombados, em 17 estados. 
Agora, conheça alguns patrimônios históricos tombados pelo IPHAN.

Casa de Chico Mendes
(Acre, tombamento em 2011)

Casa onde residiu o ambientalista Chico Mendes em seus últimos anos de vida, local também de seu assassinato. Abriga, desde a década de 1990, uma sala de memória em homenagem ao seu proprietário. 

Teatro Amazonas
(Amazonas, tombamento em 1966)

Marco da prosperidade amazonense durante o ciclo da borracha. O Teatro Amazonas teve sua construção iniciada em 1884 e sua inauguração em 1896. 


Catedral Metropolitana de Brasília

(Distrito federal, tombamento em 1967)

Arquitetada por Oscar Niemeyer, a Catedral Metropolitana foi o primeiro edifício majestoso a ser erguido em Brasília. Sua pedra fundamental foi lançada em 1958 e sua estrutura finalizada em 1960.


Patrimônio Imaterial

Roda de Capoeira

Em novembro de 2014, na França, a Roda de Capoeira, um dos símbolos brasileiros mais reconhecidos internacionalmente, foi oficializada como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.



REFLETINDO

Portanto, o patrimônio histórico cultural está relacionado a tudo aquilo que é produzido, seja material ou imaterialmente, através dos costumes de uma sociedade, por causa de sua importância cultural e científica, necessita ser conservado por representar uma riqueza cultural de um povo. É devido à relevância histórica que determina se um bem cultural deve ser ou não considerado um patrimônio histórico. Assim, cabe a nós o apreço e a preservação desses patrimônios, bem como sua manutenção, para as gerações futuras.

Texto: Tudo Sala de Aula


ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. Sobre patrimônio cultural, assinale a alternativa FALSA:
a) A conservação da cultura de um povo depende da proteção de seus bens importantes. 
b) A proteção da cultura material e imaterial depende exclusivamente dos governantes.
c) O patrimônio histórico é um legado deixado pelos mais velhos para as novas gerações.
d) Nem todo imóvel ou tradição pode ser considerado (a) um patrimônio histórico cultural.


2. Com suas palavras, defina o que é Patrimônio Histórico Cultural.
________________________

3. Por que o patrimônio histórico necessita ser preservado pela humanidade?
________________________

4. Assinale a opção que revela um patrimônio histórico imaterial.

a) 

b) 

c) 

d) 

5. Sob a definição de “patrimônio material” encontram-se:
a) as lendas, músicas, canções e narrativas.
b) as expressões e movimentos artísticos.
c) os instrumentos, objetos e vestimentas.
d) as técnicas de artesanato e saberes orais.


6. Associe corretamente:

(1) Cultura Material.
(2) Cultura Imaterial

(  ) Roupas    (  ) Hábitos 
(  ) Edifícios   (  ) Danças
(  ) Crenças   (  ) Religião 
(  ) Obras       (  ) Pinturas
(  ) Culinária   (  ) Igrejas   
(  )Fotografia  (  ) Livro

7. Qual a finalidade em preservar o patrimônio histórico cultural de uma sociedade?
___________________________

8. Qual é o órgão responsável em proteger o patrimônio cultural no mundo? E o do Brasil?
___________________________

9. Pesquise e escreva abaixo pelo menos 4 (quatro) patrimônios históricos culturais brasileiros.
___________________________




Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!



BAIXAR ESTA ATIVIDADE AQUI


HABILIDADE BNCC: 
(EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.


GABARITO
1B / 2. Sugestão de resposta: O patrimônio cultural é definido como o conjunto de todos os bens, materiais ou imateriais, que necessitam ser considerados de relevante interesse para a permanência e identidade da cultura de um povo. / 3. Para garantir que as gerações futuras conheçam e estudam a cultura dos antepassados. (Professor, considerar outras respostas) / 5C / 6. (1) Roupas  (2) Hábitos  (1) Edifícios (2) Danças (2) Crenças  (2) Religião (1) Obras  (1) Pinturas (2) Culinária (1) Igrejas   (1)Fotografia (1) Livro / 7. Visam à salvaguarda e à proteção desses bens, de maneira que fiquem preservados às gerações futuras, servindo-se de objetos de estudo e fontes de experiências emocionais. / 8. A UNESCO e o IPHAN. / 9. Resposta Pessoal.  (Sugestões de resposta: Ruínas de São Miguel das Missões/RS, Centro histórico de Salvador/BA, Santuário do Bom Jesus de Matosinhos/MG, Parque Nacional da Serra da Capivara/PI e o Centro histórico de São Luís/MA).

Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem