Simulado de Português (03) para o 8º ano e 9º ano com gabarito.
Download do conteúdo disponível no final da publicação
O simulado de língua portuguesa abaixo contém questões de diversas bancas oficiais responsáveis em monitorar as expectativas de aprendizagens dos estudantes.
Leia o texto abaixo.
Nova lei ortográfica chega à escrita braile
Todas as mudanças promovidas pelo acordo ortográfico serão adotadas pelo português convertido em braile, sistema criado pelo francês Louis Braille para pessoas com deficiência visual.
O acordo influencia o braile, pois, nesse sistema, as palavras são escritas letra a letra, e cada vocábulo tem até seis pontos em relevo. Um cego treinado é capaz de detectar a ausência ou a presença do trema em determinadas palavras, assim como hifens, acentos e pontuações. Com isso, o Ministério da Educação já prevê a adaptação de livros didáticos em braile à nova grafia.
Língua Portuguesa. nº 41.
1. (SAEPI) A informação principal desse texto é:
a) o sistema braile adotará todas as mudanças ortográficas.
b) o sistema braile foi criado pelo francês Louis Braille.
c) o MEC está atento ao problema da leitura dos cegos.
d) o cego treinado pode detectar a presença do trema.
Leia o texto abaixo.
WATTERSON, Bill.
2 (SADEAM). Nesse texto, o trecho que indica ideia de tempo é
a) “Ei, o que aconteceu às árvores daqui? ”.
b) “Agora é um poço de lama! ”.
c) “Os animais não podem pagar condomínios! ”.
d) “A única sombra que eu vejo é a das máquinas…”.
Leia o texto abaixo.
O mestre-cuca
Dona Angelina puxara-me as orelhas, passara-me um sabão ao nos despedirmos:
– Está vendo, só? Com a teimosia de não querer falar italiano em casa, agora como é que você vai se arranjar quando chegar na Itália? Não sabe falar italiano, vai ficar com cara de besta… que bela figura!
Meus pais em casa, entre eles, falavam italiano, mas nós, os filhos, respondíamos sempre em português, evitando usar o idioma deles, embora o compreendêssemos tão bem quanto o nosso.
Se Dona Angelina me visse agora, em longos papos em italiano com Pipo, o velho chefe da cozinha do navio – que não sabia uma única palavra de português –, certamente não iria acreditar em seus ouvidos, se espantaria.
Na hora da necessidade, não encontrei a menor dificuldade em me expressar no idioma familiar. […] foi a doutora que me apresentou a Pipo, recomendando-me ao mestre-cuca.
Eu caí nas suas graças e ele me franqueou as portas da cozinha, proibidas a pessoas estranhas ao serviço.
Ao chegar em busca de sucos de frutas frescas ou de sopinha de meu filho, já encontrava tudo pronto à minha espera.
Na enorme cozinha do navio, o Chefe Pipo, blusão branco impecável, calças de xadrez miúdo, dominava um mar de fogões e de panelas e toda uma legião de subalternos, que o atendiam a tempo e a hora.
O Chefe acertara a profissão, gostava de comer, sentia orgulho de seus conhecimentos culinários, dava-me receitas e sentia-se feliz com os elogios que eu fazia a suas iguarias.
GATTAI, Zélia.
3. (IDEPB) No trecho “… dominava um mar de fogões e de panelas…”, a expressão destacada apresenta uma ideia de
a) exagero.
b) inversão.
c) oposição.
d) repetição.
Leia o texto abaixo.
Alimentação na infância afeta a saúde até a vida adulta
Biscoitos, bolachas e bolos fazem parte da alimentação de mais da metade dos bebês brasileiros, com menos de dois anos. Já os refrigerantes e sucos artificiais estão no cardápio de um terço das crianças da mesma faixa etária. É o que indicam os dados da última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE) divulgados ainda nesse ano.
O endocrinologista Sérgio Vêncio […] alerta sobre o consumo destes produtos com alto teor de açúcar e gorduras. “Este tipo de alimento deve ser evitado em qualquer fase da vida, mas os efeitos podem ser ainda mais devastadores se consumido desde cedo. Pesquisas demonstram que o peso do indivíduo até os 5 primeiros anos de vida tem grande influência sobre o peso na vida adulta”, explica.
De acordo com o especialista, o consumo desse tipo de alimento nesta idade parte da própria família, já que o bebê não sabe ainda discernir entre as comidas. “A criança não conhece o doce ou a gordura, nunca sentiu o gosto, então não tem porque os pais iniciarem este hábito. Assim, quando começarem a socializar com crianças da mesma idade, terão menor fascínio pelo lanche com baixo teor nutritivo do amigo”, exemplifica o médico.
O problema é que o sobrepeso é um fator de risco para diversas doenças como diabetes, hipertensão e doença cardiovascular. “Alterações que por muitos anos eram essencialmente do adulto, e mais comumente do idoso, estão afetando também as crianças. É o caso da diabetes tipo II, por exemplo. ”, lamenta Dr. Sérgio. […]
Disponível em: http://migre.me/spZhR
4 (SAEGO). Nesse texto, o trecho que traz a informação principal é:
a) “Biscoitos, bolachas e bolos fazem parte da alimentação de mais de metade dos bebês brasileiros, …”.
b) “‘Pesquisas demonstram que o peso do indivíduo até os 5 primeiros anos de vida tem grande influência sobre o peso na vida adulta’, …”.
c) “‘A criança não conhece o doce ou a gordura, nunca sentiu o gosto, então não tem porque os pais iniciarem este hábito. ’”.
d) “O problema é que o sobrepeso é um fator de risco para diversas doenças como diabetes, hipertensão e doença cardiovascular.”.
Leia o texto abaixo.
5. (SAEPI). Nesse texto, a causa da reação da personagem foi
a) a fome.
b) a preguiça.
c) o horário.
d) o tempo.
Leia os textos abaixo.
Mundo cão I
Gostaria de parabenizar a repórter Fátima Sá pela excelente reportagem sobre a exposições de cães e agradece-la pela linda capa de revista. Simplesmente você fez meu domingo ser um dos domingos mais alegres da minha vida! O máximo! As fotos ficaram ótimas, e você conseguiu de forma bem objetiva explicar o que acontece nas exposições.
Fabiana Perrone , Rio de Janeiro , RJ
Mundo cão II
A capa da revista foi um soco no meu estômago. O conteúdo da reportagem é chocante. Como é que pessoas, em nome da futilidade e da ganância, submetem os pobres animais a terríveis torturas! Pobre daquele poodle, com aquela montanha de pelos repuxados, que sofrimento. Esses animais não devem poder beber nem comer durante essas torturas, pois na certa estragariam a festa de seus donos, ávidos pelos prêmios.
Neusa Rego, Rio de Janeiro, RJ
6. (Spaece) Ao comparar esses textos, evidenciam-se
a) opiniões embasadas teoricamente.
b) pontos de vista contraditórios.
c) posturas reflexivas e profundas.
d) traços de ironia e deboche.
Leia o texto abaixo.
7. (TSA) Nesse texto, a expressão da Mônica indica
a) dúvida.
b) alegria.
c) irritação.
d) surpresa.
Leia os textos abaixo.
Texto1.
Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
Em 2009, as mudanças previstas pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa firmado no Brasil em 1990 e aprovado pelo Congresso Nacional em 1995 entram em vigor em todo o país.
Essas modificações têm como objetivo padronizar alguns pontos discordantes, como o emprego do hífen, algumas regras de acentuação e a queda de consoantes mudas.
A transição da norma ortográfica atual para a nova será feita durante os três anos seguintes à vigência dos termos do acordo.
Os Ministérios da Educação, juntamente com os Ministérios da Cultura e das Relações Exteriores, irão fixar orientações para que a sociedade se adapte a essas alterações.
Para isso, está aberta uma consulta pública para que os interessados encaminhem dúvidas ou sugestões que poderão ser incorporadas ao decreto que irá regulamentar este processo de transição.
O envio de sugestões pode ser realizado até o dia 1º de setembro, pelo endereço eletrônico
Texto 2
Grafia padronizada
O Acordo Ortográfico assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990 é considerado um marco de unificação entre os países de Língua Portuguesa como Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Brasil e Portugal.
Foi assinado, inicialmente, pelos sete países que tinham o português como idioma oficial.
O Timor-Leste ainda não era nação independente.
Em razão das diferenças entre as grafias desses países é grande a dificuldade na difusão da língua.
Dessa forma, a intenção do acordo é facilitar o processo de intercâmbio cultural e científico entre as nações e ampliar a divulgação do idioma e da literatura em língua portuguesa.
cultura.gov.br
8 (SADEAM). A respeito do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, esses dois textos apresentam informações
a) complementares.
b) confusas.
c) divergentes.
d) semelhantes.
Leia o texto abaixo.
Disponível em: http://migre.me/rVALR
9 (SAEGO). O humor desse texto está
a) na bagunça realizada no cômodo.
b) na pergunta feita pela mulher.
c) na postura da mulher ao questionar o menino.
d) no fato de o menino considerar a avó sua advogada.
Leia o texto abaixo.
OI, OI, AMIGA!
Esta edição está recheada com tantas coisas legais que é até difícil escolher o que comentar com você. Que delícia, não é? Para quem anda sofrendo com espinhas temos o “Tira dúvidas” sobre o tema acne. Para quem quer repaginar o visual de um jeito pra lá de descolado, o Vestiário é a solução, com dicas fantásticas de como sobrepor peças de roupa. E, para quem anda numa fase mais tecnológica, o Top Witch cai como uma luva: fizemos uma seleção cuidadosa dos melhores celulares com câmera e montamos uma série de informações. Aqui dentro ainda tem micos, dicas do que fazer para passar de ano na escola sem estresse e um superperfil de Dan Radcliffe. Diz aí, esta edição está ou não de arrasar quarteirão?
Beijocas!
Witch. São Paulo:
10. (TSA). Nesse texto, no trecho “Para quem quer repaginar o visual de um jeito pra lá de descolado, …”, a expressão grifada significa
a) cuidar da pele.
b) entrar em uma escola.
c) mudar a aparência.
d) trabalhar com tecnologias.
+ Simulados de Português para o 8º e 9º ano
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Feito por Redação Tudo Sala de Aula
O site Tudo Sala de Aula é formado por profissionais especializados em diversas áreas da educação, comprometidos com a criação de conteúdos que fortalecem o trabalho pedagógico dos professores.