Gramática Anos Finais

Atividade sobre Transitividade e Verbo de Ligação - Com tirinhas e gabarito

Questões sobre verbos transitivos, intransitivos e de ligação, acompanhadas de exemplos de fácil compreensão, para consolidar o conhecimento sobre o tema.

Leitura: 8 Minutos

Planejamento para o professor



















Gabarito
  • 1A / 2C / 3. a) “Você”, b) “não virou príncipe”, c) verbo de ligação, d) “príncipe”. Isso se justifica porque é o elemento da frase que tem a função de dar ao sujeito uma qualidade ou uma característica específica. / 4. “gostam” / 5. Verbo transitivo. Isso se justifica porque o verbo necessita de complemento para constituir o significado, já que ele só não tem sentido completo. / 6. Sim. Objeto indireto. Porque o complemento verbal necessita de preposição (no caso, a preposição “de” que está na contração “de + a = da”) como exigido pelo verbo, pois quem “gosta”, “gosta de algo”. / 7. “desaparecidos” e “resgatados”. / 8. “desaparecidas” e “resgatadas”. / 9A / 10. “arruma”. Verbo transitivo direto. / 11. “os brinquedos”, “a cama”, “o armário”, “nada”, “desculpas” (esse último funciona como objeto direto). / 12. a) “Minha mãe”, b) “biscoitos” e “pra você”. / 13. a) biscoitos, b) pra você, c) Porque o objeto indireto é um complemento verbal obrigatoriamente acompanhado por preposição, no caso na tirinha “pra”. / 14. Verbo de ligação. / 15A
Inscrever-se
Notificar de
7 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Tudo Sala de Aula
10 meses atrás

Felizes em saber disso!

Anônimo
10 meses atrás

Ótimo muito importante

Anônimo
10 meses atrás

Também

.

Lucimar Calaça
2 meses atrás

Houve um equívoco no gabarito da questão 7. O primeiro verbo é de ligação e o segundo é uma locução verbal na voz passiva.

Elaine Braga
2 meses atrás

Excelentes suas atividades. Obrigada por compartilhar!