ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE TEXTO - LENDA - 4º ANO - 5º ANO - 6º ANO

  
atividades de produção de texto sobre lendas

A equipe do Tudo Sala de Aula preparou uma sequência didática objetiva e completa sobre a produção de uma lenda para os alunos do 4º ano, 5º ano ou 6º ano. Nesta atividade, propomos o passa a passo da organização textual para facilitar para os alunos e para o professor. Esperamos que esta atividade contribua. Boa aula!

No final, você pode baixar esta atividade pronta para impressão.

PRODUÇÃO DE TEXTO NARRATIVO 

GÊNERO: A LENDA

O que é uma narração?
Narração é definida como um relato feito por alguém sobre algo, com uma sequência de acontecimentos. Esse ciclo de eventos é chamado de enredo, e considera um período de tempo e de espaço.

O que é uma lenda?
Lenda é uma narrativa contada pelas pessoas, com o intuito de explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais, combinando acontecimentos reais e fantasiosos e, geralmente, são repassados de pais para filhos.

Leia e conheça uma Lenda 

ONÇA DA MÃO TORTA

     Esta lenda conta sobre uma Onça muito grande, rajada e que tem uma das patas dianteiras torta. Os caçadores, principalmente, temem muito encontrar este monstro. 
    Segundo muitas pessoas que já a viram, a onça tem as seguintes características: dizem que ela é um espírito de um vaqueiro que tinha a mão torta e que era  muito velho e mau, em seguida de sua morte surgiu esta onça, tendo como característica a pata torta, sendo uma espécie de castigo para ele. Como a onça é enfeitiçada, por mais que atirem nela, não sofre nada.

Fonte da lenda: www.sohistoria.com.br


Conversando sobre o texto

Perceba que a lenda foi iniciada apresentando o personagem fantasioso, suas características que o torna único e sobrenatural, o que ele costuma realizar, o local suficientemente conhecido e o tempo. A narrativa continua apresentando outros elementos complementares sobre esse personagem e suas atitudes no tempo cronológico, isso torna o texto mais organizado. A lenda é finalizada mostrando um fato que na realidade não é possível acontecer.


PREPARE SUA PRODUÇÃO ABAIXO

a) Nome da lenda:
____________________________

b) Tipo de personagem fantasioso:
____________________________

c) Características desse personagem:
____________________________

d) O local que habita o personagem:
____________________________

e) Ações ou façanhas que esse personagem consegue fazer:
____________________________

f) Fato ocorrido que causa medo nos humanos:
____________________________

g) Tempo e outros personagens (se houver):
____________________________


AGORA, É HORA DE INICIAR SEU TEXTO

Como começar? Algumas sugestões:


- De acordo com a lenda...
- Conta a lenda que...
- A lenda do (a) ... é bastante conhecida no...
- Contam os índios que...
- Conforme a lenda...
- A lenda do (a) ... é uma figura fictícia que...
- Dizem que...
- A lenda, inicialmente, conta que um...


Sugestões de expressões para concluir seu texto:
- Desse modo...
- Por isso dizem que...
- Assim...
- Então...
- Depois de tudo isso...
- Logo, foi naquela época que...
- Enfim, essa história...

Use sua criatividade!


PRODUÇÃO ESCRITA
Agora, de acordo com essas e outras orientações, produza sua lenda e depois compartilhe com seus colegas. Antes, escreva em seu caderno e depois reescreva para esta folha ou faça conforme seu (a) professor (a) orientar. Vamos começar? Boa atividade!
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Se possível, ilustre seu personagem fantasioso no quadro abaixo.



Baixe esta atividade em PDF mais abaixo, pronta para impressão!






Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

9 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. Boa noite ! Todas as atividades que vocês disponibilizam são excelentes,proveitosas.Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dilma! Ficamos felizes por seu comentário. Muito obrigado!😀

      Excluir
  2. Boa noite! Gostaria de receber o gabarito da atividade produção de texto narrativo A lenda.

    ResponderExcluir
  3. gostaria de receber a produção de texto narrativa a lenda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segue abaixo:
      https://www.tudosaladeaula.com/2022/08/atividade-producao-texto-lenda-4-5-6ano.html

      Excluir
  4. boa noite queria o gabarito

    ResponderExcluir
  5. Vcs salvam minha vida! rsrs... Uma maravilha as sugestões de vcs!!!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem