Atividade de Arte - Estilos e Gêneros Musicais - com Texto e Gabarito - Anos finais

Atividade de arte sobre estilos e gêneros musicais para o 6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

GÊNEROS E ESTILOS MUSICAIS


Entre todas as pessoas no mundo que escutam música é praticamente impossível determinar um estilo ou gênero que seja o mesmo para todos. Cada um de nós escolhe o tipo de música que mais gostamos considerando diversas situações, como idade, religião, cultura, costumes, dentre outros fatores. Quando encontramos outras pessoas que gostam do mesmo gênero que a gente, descobrimos que essas características vão além da música, pois é bem provável a existência de semelhanças na forma de se vestir ou de pensar. 

Definido gêneros e estilos musicais

Afinal, existe diferença entre estilo e gênero musical? A resposta é sim. Estilo musical é algo que caracteriza a personalidade do músico ou do compositor. É o que difere um músico de outro, sendo, portanto, atributos estruturais que o artista decide dar à sua música.  O estilo envolve os elementos musicais como a estrutura e a forma. Além disso, temos o importante toque da personalidade do artista. Vale ressaltar também que o estilo musical está intimamente ligado à cultura.  Já o gênero musical, no que lhe concerne, é o termo que difere as categorias de música, incluindo o ritmo, a instrumentação e o estilo. Ao falarmos de gêneros musicais, logo lembramos dos que mais nos agradam, já que existem uma grande variedade de gêneros. Desse modo, esse conceito pode representar o pluralismo musical brasileiro. 

Tipos de Gêneros Musicais

Os gêneros musicais são formas de categorizar os estilos e organizá-los de acordo com suas similaridades. A MPB, por exemplo, é um gênero muito característico entre os movimentos da música brasileira. São exemplos de gêneros musicais: axé, eletrônica, forró, funk, gospel, hip hop, pagode, pop, rap, reggae, rock, samba e sertanejo.

A Música Popular Brasileira


Esse gênero surgiu em 1966 a partir da fusão de dois diferentes movimentos musicais: a Bossa Nova e o engajamento folclórico dos Centros Populares de Cultura da União Nacional dos Estudantes. Essa junção teve como finalidade criar uma música especificamente brasileira a partir de estilos tradicionais existentes. Esse gênero musical se tornou uma forma cultural em promover a reflexão social sobre decisões que intervêm no coletivo nacional. Diversos compositores brasileiros como Gilberto Gil, Milton Nascimento, Renato Russo, dentre outros, utilizaram esse gênero musical como meio de tornar públicas as suas discordâncias políticas e sociais. Atualmente, esse gênero costuma tratar de questões cotidianas.


O Sertanejo e o Samba


No gênero musical sertanejo há a predominância do som da viola. Ele surgiu a partir da década de 1910 através de compositores rurais e urbanos. É caracterizado pela melodia simples e melancólica. São subgêneros do sertanejo: caipira, sertanejo romântico, sertanejo dançante e sertanejo universitário. Paula Fernandes, Zezé Di Camargo & Luciano e Luan Santana são cantores de músicas sertanejas.  Já o samba é considerado um dos principais símbolos da cultura popular brasileira. Ele é o resultado de estruturas musicais africanas e europeias.  Tem origem nos estilos: maxixe, lundu, batucada, jongo, choro e modinha. Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho e Jorge Aragão são cantores de samba muito famosos. 

Gospel

Gospel significa evangelho na língua portuguesa. Foi um gênero criado para expressar a crença cristã. Teve seu maior desenvolvimento a partir do século XX nos Estados Unidos. Aline Barros, Fernandinho e Fernanda Brum são exemplos de cantores desse gênero. 

Música Eletrônica

Esse gênero é determinado como toda música produzida ou modificada através do uso de equipamentos e instrumentos eletrônicos. Inicialmente, a música eletrônica teve relação próxima com o rock, entretanto, depois, adquiriu autonomia para ser reconhecida como gênero musical independente. Alok, Vintage Culture e Gustavo Mota são personagens conhecidos da música eletrônica brasileira. 

REFLETINDO

No Brasil, há espaço para todos os gêneros musicais existentes, já que somos um país diverso e heterogêneo na cultura. Cada região possui seus próprios estilos musicais, dependendo das tradições de seus povos.  O brasileiro é bastante musical, pois aprecia essa arte em seu dia a dia e nos momentos de lazer. Desse modo, reconhecer o máximo de gêneros musicais permitirá o conhecimento de elementos e tradições responsáveis por aprimorar a nossa própria cultura e identidade.

Texto: Tudo Sala de Aula


ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. Estilo musical NÃO é um termo usado para representar
a) a personalidade ou cultura do artista, ou do compositor da obra.
b) a diversidade cultural de uma comunidade, tipos ou categorias de música.
c) os atributos estruturais que o artista da música decide dar à sua música.
d) a existência de semelhanças na forma de se vestir e de pensar.


2. Associe as características abaixo aos respectivos gêneros musicais:

(   ) Samba
(   ) Eletrônica
(   ) Gospel 
(   ) Frevo
(   ) Forró
(   ) Sertanejo

(A) Possui temática ligada aos aspectos culturais e cotidianos da região Nordeste do Brasil.
(B) Chamada genericamente de modas e emboladas cujo som da viola é predominante.
(C) Música folclórica típica do carnaval de rua do Brasil. Destaque no carnaval de Olinda e Recife.
(D) É um tipo de música composto para expressar a crença, individual ou comunitária, cristã.
(E) Tem sua origem nos batuques realizados pelos afro-brasileiros em seus momentos de lazer. 
(F) Faz parte da rotina dos jovens e domina a vida noturna em várias partes do mundo.

3. Assinale a alternativa FALSA:
a) Geralmente, o tipo de música que gostamos está relacionado com a nossa religião, idade e outros fatores culturais.
b) Cada pessoa começa a gostar de um determinado gênero musical com influência apenas de amigos e familiares. 
c) O estilo musical está relacionado aos ritmos, à melodia, à harmonia, à forma de tocar e outros elementos que formam a música.
d) O pluralismo musical brasileiro é consequência da enorme diversidade do país, presente no costume, na cultura e na religião.

4. Qual gênero musical se tornou uma forma cultural em promover a reflexão social sobre decisões que intervêm no coletivo nacional? Você concorda que a música deve ter esse caráter social? Por quê?
_____________________________

5. Qual imagem abaixo representa o instrumento mais importante na composição de um samba?


6. Pesquise e escreva um cantor para cada gênero musical abaixo que você conhece:

a) Gospel: ___________________

b) Samba: ___________________

c) MPB: _____________________

d) Sertanejo: _________________

e) Forró: ____________________

f) Eletrônica: _________________


7. Responda:

a) Quais os gêneros musicais você costuma ouvir?
_____________________________

b) Na sua comunidade, qual é o principal gênero musical ouvido?
_____________________________

c) Qual o seu cantor preferido? De qual gênero musical ele pertence?
_____________________________



Acesse outros conteúdos semelhantes.



Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO.




Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


HABILIDADES BNCC ALCANÇADAS NESTA ATIVIDADE
(EF69AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
(EF69AR17) Explorar e analisar, criticamente, diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical.
(EF69AR18) Reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.


GABARITO
1D / 2. (E) Samba, (F) Eletrônica, (D) Gospel, (C) Frevo, (A) Forró, (B) Sertanejo. / 3B / 4. A música popular brasileira (MPB). (Resposta Pessoal) É esperado que os estudantes responda sim, pois a música sempre teve sua importância para a criação e manutenção de diversos movimentos sociais. / 5A / 6. Resposta Pessoal. (Sugestões de respostas: a) Aline Barros, Eyshila, Lauriete e Cassiane. b) Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Paulinho da Viola, Cartola e Jorge Aragão. c) Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque e Milton Nascimento. d) Luan Santana, Marília Mendonça, Zé Felipe e Bruno e Marrone. e) Wesley Safadão, Xand Avião, Luiz Gonzaga e Carmélia Alves. f) Alok, Dubdogz e Mary Mesk.) / 7. a) Resposta Pessoal, b) Resposta Pessoal, c) Resposta Pessoal. 


Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

22 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. Oi obrigada por ter mim ajudar ☺️☺️☺️☺️☺️☺️☺️

    ResponderExcluir
  2. Amei ❤️ passei para meus alunos eles conseguiram fazer.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelas atividades, me ajudou muito em sala de aula.

    ResponderExcluir
  4. estou amando a plataforma, esta me ajudando muto...

    ResponderExcluir
  5. Eu amei e me ajudou muito na minha atividade

    ResponderExcluir
  6. Eu amei , me ajuda muito todas as vezes que preciso

    ResponderExcluir
  7. As atividades têm me ajudado muito,que Deus os abençoe

    ResponderExcluir
  8. As atividades são excelentes, que Deus abençoe vocês por nos ajudar.

    ResponderExcluir
  9. Me ajudo muito obrigada😊❣️

    ResponderExcluir
  10. Obrigada por compartilhar e permitir baixar. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  11. Obrigada pelo compartilhamento, ajudou muito.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem