ATIVIDADE DE ARTE – OS INSTRUMENTOS MUSICAIS – COM TEXTO E GABARITO.

 Atividade de arte sobre os instrumentos musicais para o 6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano com texto teórico e gabarito.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.


OS INSTRUMENTOS MUSICAIS

Todo instrumento musical é um objeto projetado para tocar música. Há diferentes instrumentos musicais e cada um deles pode ser classificado conforme o som é produzido. O estudo dos instrumentos musicais é chamado de organologia. Conhecer o contexto sonoro dos instrumentos musicais é essencial para potencializar o aprendizado sobre o mundo da música!

Estilo Musical

O estilo musical é definido como uma forma de expressão caraterística de um povo, de uma região, portanto, os instrumentos aplicados são aqueles que se encontram mais facilmente naquele local ou que melhor se adaptam às condições e refletem o lugar e as emoções de quem os criou. 


Tipos de Instrumentos

A existência de vários instrumentos musicais nos leva a muitas possibilidades sonoras. O som de um instrumento muda conforme o tamanho, o formato e o material do instrumento. 

Essa característica do som é chamada timbre. Desse modo, os sons dos instrumentos foram classificados conforme a forma pela qual o som é produzido e pelo material de que são constituídos.

Aerofones
São instrumentos que produzem som por meio do ar. Podem vibrar por tubos, pelo uso de palhetas ou por vibração com bocal. São exemplos desses instrumentos as flautas, trompetes e instrumentos de palheta.

Cordofones
São instrumentos que produzem sons pela vibração de cordas. As cordas podem ser percutidas, dedilhadas ou friccionadas. São exemplos desses instrumentos os violões, violinos e harpas.




Membranofones
São instrumentos que produzem som por meio da vibração de membranas. Estes podem vibrar com o uso das mãos ou de baquetas.  São exemplos de membranofones o surdo, o tamborim, o pandeiro – instrumentos bastante presentes na música popular brasileira.

Idiofones
São instrumentos que produzem sons pela vibração de seu próprio corpo, sem a necessidade de nenhuma tensão. Exemplos: o triângulo (também conhecido como "ferrinhos”), o agogô, o chocalho e o caxixi. 

Eletrofones
São instrumentos que produzem sons por meio eletrônico. Eles captam sons e os transformam em vibrações elétricas como a guitarra e o piano, ou possuem memória de computador como os sintetizadores.

Outras formas de classificação

Vale destacar que os instrumentos musicais também são classificados por famílias considerando o timbre e a forma   com que seus sons são produzidos. Assim sendo, temos: 

Família dos Metais: Produzem som pela vibração dos lábios. 
Família das Madeiras: Originalmente os instrumentos dessa família eram feitos de madeira, mas hoje em dia eles são organizados pela forma como são tocados. Porém, continuam usando palheta de madeira na emissão do som.

Família das Cordas: São instrumentos musicais cuja fonte primária de som é a vibração de uma corda tensionada.

Família da Percussão: Os instrumentos de percussão são aqueles que necessitam ser batidos, agitados, raspados ou friccionados para produzirem os sons. Incluem os idiofones e os membranofones.




O Timbre

É a característica sonora que nos ajuda a diferenciar sons da mesma frequência, mesmo que sejam produzidos por instrumentos diferentes. Quando escutamos uma nota tocada no piano e a mesma nota (notas do mesmo tom) sendo tocada pelo violino, podemos determinar imediatamente que os dois timbres são da mesma frequência, mas têm características de timbres diferentes. O que nos deixa distinguir entre dois sons é o timbre.


Refletindo

A música contribui para desenvolver a sensibilidade, a expressão e o ritmo. Quem desenvolve aptidão para tocar instrumentos musicais possibilita a exploração da parte cognitiva, mas principalmente a motora e afetiva. Sem dúvidas, os benefícios oriundos da prática musical são diversos para a formação humana, por isso, busque desenvolver habilidades que estimulem a coordenação motora e a percepção sonora. 


Texto: Tudo Sala de Aula


ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU


1. Todo instrumento musical é um objeto projetado para tocar música. Os instrumentos musicais podem ser classificados conforme
a) o tipo de música.
b) o gosto do cantor.
c) o timbre instrumental.
d) o meio de produção sonora.

2. Sobre o estilo musical, assinale a alternativa FALSA:
a) O estilo musical é definido como uma forma de expressão caraterística de um povo.
b) Geralmente, o estilo musical está relacionado com os instrumentos próprios de um lugar.
c) O estilo musical está relacionado com as características, instrumentação e função das músicas.
d) Chama-se estilo musical a característica sonora que permite diferenciar sons da mesma frequência.

3. O timbre é a característica que determina: 
a) o tamanho do instrumento.
b) a cor do instrumento.
c) o som do instrumento.
d) a posição do instrumento.

4. O axé, o forró, o gótico, o gospel e o hip hop são exemplos de:
a) timbres musicais.
b) estilos musicais.
c) instrumentos musicais.
d) ritmos musicais.

5. Como é chamado a disciplina que trata da descrição e da classificação de qualquer instrumento musical?
___________________________




6. Os instrumentos musicais cuja vibração sonora principal se dá pelo ar e que podem ser classificados como livres e sopros são chamados de:
a) cordofones.
b) membranofones
c) idiofones.
d) aerofones.

7. Conforme o texto, é possível concluir que
a) todo instrumento musical possui seu próprio timbre.
b) apenas os instrumentos de madeira possuem timbre.
c) todos os instrumentos musicais têm o mesmo timbre.
d) não há timbres da mesma frequência em uma música.

8. Faça a associação correta dos tipos de instrumentos abaixo:
(A) Aerofones
(B) Cordofones
(C) Membranofones
(D) Idiofones
(E) Eletrofones


9. Dê o nome dos instrumentos abaixo:




10. Cite dois tipos de instrumentos musicais de:

a) Metal: ____________________

b) Madeira: __________________

c) Corda: ____________________

d) Percussão: ________________

11. Um exemplo de instrumento classificado como aerofone é:
a) o pandeiro.
b) o saxofone.
c) a bateria.
d) o violino.

12. Qual das alternativas abaixo NÃO corresponde às famílias dos instrumentos musicais?
a) Cordas.
b) Metais.
c) Madeiras.
d) Orquestra.

13. Você sabe tocar algum instrumento musical? Se sim, qual? Se ainda não sabe tocar nenhum, qual instrumento você gostaria de aprender a tocar?
___________________________

14. Faça um desenho no quadro abaixo de um instrumento musical.





Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO  e GABARITO!






Habilidades BNCC alcançadas:
(EF69AR19) Identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.
(EF69AR21) Explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.


GABARITO
1D / 2D / 3C / 4B / 5. É chamada de organologia. / 6D / 7A / 8. (B), (E), (D), (A), (E), (C) -  Observação: O pandeiro também pode ser classificado como idiofone, na maior parte das vezes, devido a existência das platinelas. - , (D), (C), (A) / 9. a) Surdo, b) Acordeon ou sanfona, c) Agogô, d) Chocalho, e) Guitarra, f) Berimbau. / 10. a) Trompete e trompa, b) Flauta e flautim. (Professor, lembre aos estudantes que os instrumentos de madeira não estão relacionados essencialmente à composição de sua formação, c) Cavaquinho e violão, d) Bateria e caxixi. / 11B / 12D / 13. Resposta Pessoal. / 14. Resposta Pessoal.

Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem