Atividade de Arte - O Artesanato - com Texto e Gabarito - Anos finais

Atividade de arte sobre o artesanato para o 6º ano, 7º ano , 8º ano ou 9º ano com gabarito.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

O ARTESANATO

É muito provável que na sua casa há algum produto artesanal. Você saberia identificar? Nesta aula, você vai aprender o que é artesanato e qual a sua importância para a nossa cultura e história.


O artesanato é uma técnica artística usada para produzir itens feitos de matérias-primas naturais. Normalmente, o artesanato é realizado pelas famílias em suas próprias casas ou em pequenas oficinas. Essa técnica é praticada desde os tempos antigos, conhecido como Neolítico, quando pedras eram polidas para fazer armas e artigos de caça e pesca e as cerâmicas eram moldadas para armazenar alimentos. O artesanato utiliza a cultura para a produção e venda de objetos. 

O ARTESÃO
 

Os índios são os artesãos mais antigos do Brasil. Eles costumam usar a cestaria, a arte da cerâmica e a arte das penas - como cocares, tangas e peças de roupas elaboradas de penas e plumas de pássaros. O artesão é definido como indivíduo que pratica arte ou ofício que depende de trabalhos manuais. Ele é portador de habilidades, mas se apropria delas da maneira mais simples e todo seu trabalho está diretamente relacionado a sua cultura e agilidade. Desse modo, é necessário valorizar o trabalho dos artesãos, pois são eles quem mantêm viva essa técnica. Sem essa profissão, teria sido impossível armazenar tanto conhecimento cultural ao longo dos anos. 

ARTE E ARTESANATO

A arte está diretamente relacionada a uma determinada expressão ou sentimento do artista que a criou, geralmente sem finalidade econômica ou função prática, apenas como representação da emoção do artista. Por outro lado, o artesanato é realizado com a intenção de ser vendido, sendo acompanhado de algum tipo de técnica ou habilidade obtida ao longo de muita prática. A produção pode ser repetida, criando vários artefatos semelhantes. Ao contrário da arte, o artesanato costuma ter uma função prática.


MESTRE NALDO

mestre naldo
 
Mestre Naldo foi um menino criado solto pelas ruas de Olinda - PE e se tornou homem através do barro. Quando criança, gostava de se divertir fazendo panelinhas e boizinhos com as sobras de barro de uma olaria que ficava próxima à sua casa. Conseguiu se profissionalizar muito jovem, passando da cerâmica utilitária a esculturas de rara beleza, ganhando destaque nacional. Manipulando a argila, Naldo criou objetos que emitem sonoridades, transformando-os em instrumentos musicais. Essas obras de arte são intituladas “Som do barro”.

IMPACTOS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

A Revolução Industrial afetou fortemente o artesanato, desvalorizando-o, deixando de ser tão importante como antes. Isso resultou na desvalorização dos artesãos, já que foram submetidos a péssimas condições de trabalho e remunerações muito baixas. Entretanto, na atualidade, o artesanato voltou a ganhar notoriedade na sociedade, pois as pessoas costumam valorizar os elementos naturais na construção de objetos, como crochê, bordado, reciclado, EVA, feltro, dentre outros. Portanto, em todas as regiões, o artesanato está presente e movimenta o comércio local, fortalecendo a renda de milhares de famílias. 

REFLETINDO

O artesanato é uma atividade manual que não requer o uso de máquinas para criar peças e produtos. Ele transforma matérias-primas em utensílios para os consumidores. Assim, apenas uma pessoa é responsável por todo o processo de produção da peça. Que tal valorizar essa atividade manual a partir de agora?

Texto: Tudo Sala de Aula



ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. Observando o artesanato abaixo, é possível afirmar que os artesãos que produziram essas peças usaram técnicas que surgiram em que época?


a) Na era moderna.
b) Durante a festa das tribos.
c) No período da pré-história.
d) Na contemporaneidade.

2. Geralmente, onde são produzidos os artesanatos?
____________________________


3. Como é definido o artesão?
____________________________

4. Quais dos objetos abaixo podem ser considerados artesanatos feitos em um período antigo?
a) Talheres, xícaras e pratos.
b) Quadros, xilogravuras e esculturas.
c) Fuxico, bordados e aplicações com botões.
d) Cerâmica, tecelagem e redes.

5. Sobre o artesanato, assinale a opção FALSA:
a) Permitiu armazenar conhecimento cultural.
b) É a representação da emoção do artista.
c) Desvalorizou-se com a chegada de máquinas.
d) Costuma ter uma função prática e produtiva. 

6. Assinale a afirmação VERDADEIRA:
a) O artesanato não é considerado arte, por isso, precisa ser pesquisado.
b) O artesanato é uma arte que mantém viva a tradição e a história da comunidade de sua origem.
c) O artesanato transmite conhecimento em suas peças, já que sua finalidade é a representação da emoção do artista.
d) Os artesãos realizam suas obras em locais apropriados como fábricas e indústrias.


7. Os vasos de cerâmica têm importância artística e utilitária. Em sua opinião, como seria a vida dos povos antigos sem os objetos de barro que eles produziam?
___________________________

8. O que favoreceu Mestre Naldo na sua infância que lhe permitiu ganhar notoriedade nacional no artesanato?  
____________________________

9. Por que o artesanato é considerado uma atividade manual? 
____________________________

10. Escreva uma lista com 8 palavras que representam as aprendizagens obtidas na aula de hoje. Depois, compartilhe com seus colegas. 
____________________________


DESAFIO 

Que tal se arriscar na construção de um artesanato? Você já utilizou argila? Já recortou e colou tecido? O que acha de experimentar? Receba as orientações de seu (a) professor (a) para a execução deste desafio. 



Acesse outros conteúdos semelhantes.




Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!




Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


GABARITO
1C / 2. São produzidos pelas famílias em suas próprias casas ou em pequenas oficinas. / 3. O artesão é definido como indivíduo que pratica arte ou ofício que depende de trabalhos manuais, sendo portador de habilidades, mas se apropria delas da maneira mais simples. / 4D / 5B / 6B / 7. Resposta Pessoal. (Sugestão: Eles teriam dificuldades para armazenar e conservar os alimentos. Além disso, a falta desses utensílios impossibilitaria a preparação de alimentos ao fogo.) / 8. O fato de se divertir fazendo panelinhas e boizinhos com as sobras de barro de uma olaria que ficava próxima à sua casa, ele se habilitou com artesão profissional. / 9. Porque não requer o uso de máquinas para criar peças e produtos. / 10. Resposta Pessoal (Sugestão de palavras-chaves apresentadas pela aula: artesão, tradição, cultura popular, artista, argila, materiais naturais e produtos manuais. (Desafio: Caso opte por esta atividade, prepare com antecedência alguma atividade com seus alunos que incentive a elaboração de algum utensílio manual).


HABILIDADES BNCC ALCANÇADAS:
(EF69AR08) Diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais.
(EF69AR33) Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.).

Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

21 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. Parabéns suas atividade são excelentes!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por este trabalho. As atividades foram bem elaboradas. Conteúdo muito útil!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ótimo essas atividades.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia! muito bom amei.

    ResponderExcluir
  5. Muitíssima obrigada por essa atividade tão importante e riquíssima para para trabalhar com EJAI isso é gratificante

    ResponderExcluir
  6. Parabéns excelente trabalho, gostaria de pedir atividades para ensino médio , obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Maravilho os conteúdos, com as Habilidades e gabaritos

    ResponderExcluir
  8. Maravilhosos os conteúdos, com as Habilidades e gabaritos

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, atividades muito bem elaboradas, gratidão pelo excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  10. Suas respostas foram úteis, muito obrigada.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem