TUDO SALA DE AULA

ATIVIDADE DE ARTE - O ARTESANATO - COM TEXTO E GABARITO - ANOS FINAIS

Atividade de arte sobre o artesanato para o 6º ano, 7º ano , 8º ano ou 9º ano com gabarito.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

O ARTESANATO

É muito provável que na sua casa há algum produto artesanal. Você saberia identificar? Nesta aula, você vai aprender o que é artesanato e qual a sua importância para a nossa cultura e história.


O artesanato é uma técnica artística usada para produzir itens feitos de matérias-primas naturais. Normalmente, o artesanato é realizado pelas famílias em suas próprias casas ou em pequenas oficinas. Essa técnica é praticada desde os tempos antigos, conhecido como Neolítico, quando pedras eram polidas para fazer armas e artigos de caça e pesca e as cerâmicas eram moldadas para armazenar alimentos. O artesanato utiliza a cultura para a produção e venda de objetos. 

O ARTESÃO
 

Os índios são os artesãos mais antigos do Brasil. Eles costumam usar a cestaria, a arte da cerâmica e a arte das penas - como cocares, tangas e peças de roupas elaboradas de penas e plumas de pássaros. O artesão é definido como indivíduo que pratica arte ou ofício que depende de trabalhos manuais. Ele é portador de habilidades, mas se apropria delas da maneira mais simples e todo seu trabalho está diretamente relacionado a sua cultura e agilidade. Desse modo, é necessário valorizar o trabalho dos artesãos, pois são eles quem mantêm viva essa técnica. Sem essa profissão, teria sido impossível armazenar tanto conhecimento cultural ao longo dos anos. 

ARTE E ARTESANATO

A arte está diretamente relacionada a uma determinada expressão ou sentimento do artista que a criou, geralmente sem finalidade econômica ou função prática, apenas como representação da emoção do artista. Por outro lado, o artesanato é realizado com a intenção de ser vendido, sendo acompanhado de algum tipo de técnica ou habilidade obtida ao longo de muita prática. A produção pode ser repetida, criando vários artefatos semelhantes. Ao contrário da arte, o artesanato costuma ter uma função prática.


MESTRE NALDO

mestre naldo
 
Mestre Naldo foi um menino criado solto pelas ruas de Olinda - PE e se tornou homem através do barro. Quando criança, gostava de se divertir fazendo panelinhas e boizinhos com as sobras de barro de uma olaria que ficava próxima à sua casa. Conseguiu se profissionalizar muito jovem, passando da cerâmica utilitária a esculturas de rara beleza, ganhando destaque nacional. Manipulando a argila, Naldo criou objetos que emitem sonoridades, transformando-os em instrumentos musicais. Essas obras de arte são intituladas “Som do barro”.

IMPACTOS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

A Revolução Industrial afetou fortemente o artesanato, desvalorizando-o, deixando de ser tão importante como antes. Isso resultou na desvalorização dos artesãos, já que foram submetidos a péssimas condições de trabalho e remunerações muito baixas. Entretanto, na atualidade, o artesanato voltou a ganhar notoriedade na sociedade, pois as pessoas costumam valorizar os elementos naturais na construção de objetos, como crochê, bordado, reciclado, EVA, feltro, dentre outros. Portanto, em todas as regiões, o artesanato está presente e movimenta o comércio local, fortalecendo a renda de milhares de famílias. 

REFLETINDO

O artesanato é uma atividade manual que não requer o uso de máquinas para criar peças e produtos. Ele transforma matérias-primas em utensílios para os consumidores. Assim, apenas uma pessoa é responsável por todo o processo de produção da peça. Que tal valorizar essa atividade manual a partir de agora?

Texto: Tudo Sala de Aula



ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. Observando o artesanato abaixo, é possível afirmar que os artesãos que produziram essas peças usaram técnicas que surgiram em que época?


a) Na era moderna.
b) Durante a festa das tribos.
c) No período da pré-história.
d) Na contemporaneidade.

2. Geralmente, onde são produzidos os artesanatos?
____________________________


3. Como é definido o artesão?
____________________________

4. Quais dos objetos abaixo podem ser considerados artesanatos feitos em um período antigo?
a) Talheres, xícaras e pratos.
b) Quadros, xilogravuras e esculturas.
c) Fuxico, bordados e aplicações com botões.
d) Cerâmica, tecelagem e redes.

5. Sobre o artesanato, assinale a opção FALSA:
a) Permitiu armazenar conhecimento cultural.
b) É a representação da emoção do artista.
c) Desvalorizou-se com a chegada de máquinas.
d) Costuma ter uma função prática e produtiva. 

6. Assinale a afirmação VERDADEIRA:
a) O artesanato não é considerado arte, por isso, precisa ser pesquisado.
b) O artesanato é uma arte que mantém viva a tradição e a história da comunidade de sua origem.
c) O artesanato transmite conhecimento em suas peças, já que sua finalidade é a representação da emoção do artista.
d) Os artesãos realizam suas obras em locais apropriados como fábricas e indústrias.


7. Os vasos de cerâmica têm importância artística e utilitária. Em sua opinião, como seria a vida dos povos antigos sem os objetos de barro que eles produziam?
___________________________

8. O que favoreceu Mestre Naldo na sua infância que lhe permitiu ganhar notoriedade nacional no artesanato?  
____________________________

9. Por que o artesanato é considerado uma atividade manual? 
____________________________

10. Escreva uma lista com 8 palavras que representam as aprendizagens obtidas na aula de hoje. Depois, compartilhe com seus colegas. 
____________________________


DESAFIO 

Que tal se arriscar na construção de um artesanato? Você já utilizou argila? Já recortou e colou tecido? O que acha de experimentar? Receba as orientações de seu (a) professor (a) para a execução deste desafio. 




Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!



GABARITO
1C / 2. São produzidos pelas famílias em suas próprias casas ou em pequenas oficinas. / 3. O artesão é definido como indivíduo que pratica arte ou ofício que depende de trabalhos manuais, sendo portador de habilidades, mas se apropria delas da maneira mais simples. / 4D / 5B / 6B / 7. Resposta Pessoal. (Sugestão: Eles teriam dificuldades para armazenar e conservar os alimentos. Além disso, a falta desses utensílios impossibilitaria a preparação de alimentos ao fogo.) / 8. O fato de se divertir fazendo panelinhas e boizinhos com as sobras de barro de uma olaria que ficava próxima à sua casa, ele se habilitou com artesão profissional. / 9. Porque não requer o uso de máquinas para criar peças e produtos. / 10. Resposta Pessoal (Sugestão de palavras-chaves apresentadas pela aula: artesão, tradição, cultura popular, artista, argila, materiais naturais e produtos manuais. (Desafio: Caso opte por esta atividade, prepare com antecedência alguma atividade com seus alunos que incentive a elaboração de algum utensílio manual).


HABILIDADES BNCC ALCANÇADAS:
(EF69AR08) Diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais.
(EF69AR33) Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.).


Postar um comentário

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem