Atividade de arte sobre o artesanato para o 6º ano, 7º ano , 8º ano ou 9º ano com gabarito.
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Artesanato.
Habilidade da BNCC: (EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas. (EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).
Download do conteúdo disponível no final da publicação
O ARTESANATO
É muito provável que na sua casa há algum produto artesanal. Você saberia identificar? Nesta aula, você vai aprender o que é artesanato e qual a sua importância para a nossa cultura e história.
O artesanato é uma técnica artística usada para produzir itens feitos de matérias-primas naturais. Normalmente, o artesanato é realizado pelas famílias em suas próprias casas ou em pequenas oficinas. Essa técnica é praticada desde os tempos antigos, conhecido como Neolítico, quando pedras eram polidas para fazer armas e artigos de caça e pesca e as cerâmicas eram moldadas para armazenar alimentos. O artesanato utiliza a cultura para a produção e venda de objetos.
O ARTESÃO
Os indígenas são os artesãos mais antigos do Brasil. Eles costumam usar a cestaria, a arte da cerâmica e a arte das penas – como cocares, tangas e peças de roupas elaboradas de penas e plumas de pássaros. O artesão é definido como indivíduo que pratica arte ou ofício que depende de trabalhos manuais. Ele é portador de habilidades, mas se apropria delas da maneira mais simples e todo seu trabalho está diretamente relacionado a sua cultura e agilidade. Desse modo, é necessário valorizar o trabalho dos artesãos, pois são eles quem mantêm viva essa técnica. Sem essa profissão, teria sido impossível armazenar tanto conhecimento cultural ao longo dos anos.
ARTE E ARTESANATO
A arte está diretamente relacionada a uma determinada expressão ou sentimento do artista que a criou, geralmente sem finalidade econômica ou função prática, apenas como representação da emoção do artista. Por outro lado, o artesanato é realizado com a intenção de ser vendido, sendo acompanhado de algum tipo de técnica ou habilidade obtida ao longo de muita prática. A produção pode ser repetida, criando vários artefatos semelhantes. Ao contrário da arte, o artesanato costuma ter uma função prática.
MESTRE NALDO
Mestre Naldo foi um menino criado solto pelas ruas de Olinda – PE e se tornou homem através do barro. Quando criança, gostava de se divertir fazendo panelinhas e boizinhos com as sobras de barro de uma olaria que ficava próxima à sua casa. Conseguiu se profissionalizar muito jovem, passando da cerâmica utilitária a esculturas de rara beleza, ganhando destaque nacional. Manipulando a argila, Naldo criou objetos que emitem sonoridades, transformando-os em instrumentos musicais. Essas obras de arte são intituladas “Som do barro”.
IMPACTOS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A Revolução Industrial afetou fortemente o artesanato, desvalorizando-o, deixando de ser tão importante como antes. Isso resultou na desvalorização dos artesãos, já que foram submetidos a péssimas condições de trabalho e remunerações muito baixas. Entretanto, na atualidade, o artesanato voltou a ganhar notoriedade na sociedade, pois as pessoas costumam valorizar os elementos naturais na construção de objetos, como crochê, bordado, reciclado, EVA, feltro, dentre outros. Portanto, em todas as regiões, o artesanato está presente e movimenta o comércio local, fortalecendo a renda de milhares de famílias.
REFLETINDO
O artesanato é uma atividade manual que não requer o uso de máquinas para criar peças e produtos. Ele transforma matérias-primas em utensílios para os consumidores. Assim, apenas uma pessoa é responsável por todo o processo de produção da peça. Que tal valorizar essa atividade manual a partir de agora?
Texto: Tudo Sala de Aula
Atividades
1. Observando o artesanato abaixo, é possível afirmar que os artesãos que produziram essas peças usaram técnicas que surgiram em que época?
a) Na era moderna.
b) Durante a festa das tribos.
c) No período da pré-história.
d) Na contemporaneidade.
2. Geralmente, onde são produzidos os artesanatos?
3. Como é definido o artesão?
4. Quais dos objetos abaixo podem ser considerados artesanatos feitos em um período antigo?
a) Talheres, xícaras e pratos.
b) Quadros, xilogravuras e esculturas.
c) Fuxico, bordados e aplicações com botões.
d) Cerâmica, tecelagem e redes.
5. Sobre o artesanato, assinale a opção FALSA:
a) Permitiu armazenar conhecimento cultural.
b) É a representação da emoção do artista.
c) Desvalorizou-se com a chegada de máquinas.
d) Costuma ter uma função prática e produtiva.
6. Assinale a afirmação VERDADEIRA:
a) O artesanato não é considerado arte, por isso, precisa ser pesquisado.
b) O artesanato é uma arte que mantém viva a tradição e a história da comunidade de sua origem.
c) O artesanato transmite conhecimento em suas peças, já que sua finalidade é a representação da emoção do artista.
d) Os artesãos realizam suas obras em locais apropriados como fábricas e indústrias.
7. Os vasos de cerâmica têm importância artística e utilitária. Em sua opinião, como seria a vida dos povos antigos sem os objetos de barro que eles produziam?
8. O que favoreceu Mestre Naldo na sua infância que lhe permitiu ganhar notoriedade nacional no artesanato?
9. Por que o artesanato é considerado uma atividade manual?
10. Escreva uma lista com 8 palavras que representam as aprendizagens obtidas na aula de hoje. Depois, compartilhe com seus colegas.
DESAFIO
Que tal se arriscar na construção de um artesanato? Você já utilizou argila? Já recortou e colou tecido? O que acha de experimentar? Receba as orientações de seu (a) professor (a) para a execução deste desafio.
+ Conteúdos de Arte para os Anos Finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Feito por Redação Tudo Sala de Aula
O site Tudo Sala de Aula é formado por profissionais especializados em diversas áreas da educação, comprometidos com a criação de conteúdos que fortalecem o trabalho pedagógico dos professores.