Prova online de Português 4° e 5° ano com diversas habilidades.
É necessário resolver todas as questões para gerar o resultado. Boa sorte!
Exibir respostas somente após resolver todas as questões:
Leia o texto abaixo.
— (SAEGO). De acordo com o último quadrinho desse texto, o menino
Leia o texto abaixo.
Orquídeas, belas e cheias de truques!
— (CAEd – MEC). De acordo com esse texto, os cientistas dividem as plantas em
Leia o texto abaixo.
Livro “Lua Cheia” usa jogo de sombras e luzes para criar mistério
— (SADEAM). Esse texto serve para
Leia o texto abaixo.
O Corvo e a Raposa
— (SADEAM). Nesse texto, a Raposa foi
Leia o texto abaixo.
UUUUhhh
Ela subiu as escadas até o seu quarto bem cedo naquela noite e virou a chave, trancando a porta. Fechou bem as janelas e puxou as pesadas cortinas vermelhas. Investigou o guarda-roupa e trancou-lhe as portas; ajoelhou-se e espiou debaixo da cama.
Então, ela tirou a roupa e vestiu a camisola. Meteu-se debaixo das pesadas cobertas, na cama (era uma noite fria de inverno!). Ela não queria ler – apenas dormir, e o mais depressa possível! Ela se encolheu debaixo dos cobertores e apagou a luz. “Ótimo. ”, disse uma vozinha. “Agora estamos bem seguras, trancadas aqui pela noite toda.”.
— (SAEPI) Esse texto serve para
Leia o texto abaixo.
Hora de ouvir os elefantes
Repito: num parque onde havia 19 km de praias, habitadas por centenas de elefantes, leopardos, pássaros, coelhos… ninguém morreu!
Verificou-se com espanto que, antes da chegada do maremoto, os animais, por alguma razão ainda não esclarecida, se deslocaram da praia e das áreas mais baixas, para a parte mais alta do parque. As águas chegaram a entrar 3 km parque a dentro. Mas ali não havia ninguém. Ou melhor, nenhum bicho foi pego de calças curtas. Surgiram alguns palpites. Na BBC e na National Geographic, cientistas afirmaram que possivelmente o fato se deu, porque os animais ouvem uma frequência de som produzida pelo terremoto, mais baixa do que as que os nossos ouvidos captam.
Segundo eles, os bichos também sentem vibrações no solo e no ar, as rally waves, estas, sim, também somos capazes de sentir em nosso próprio corpo. Ou melhor, seríamos.
Nossa mente anda tão congestionada de informação, que apesar das vibrações chegarem até nossos corpos, essa informação é simplesmente deletada da nossa consciência.
Entenderam a tragédia? […].
— (SADEAM). De acordo com esse texto, os animais sobreviveram ao maremoto, porque
Leia o texto abaixo.
Como é feito o leite em pó?
O produto concentrado segue então para uma máquina que borrifa minúsculas gotículas contra um jato de ar quente a 180 °C. Um rápido contato é o suficiente para fazer com que o restante da água evapore, e as gotículas de leite se transformem em grãos de leite seco. Então, o leite é separado em diferentes fases: flocos, granulado e pulverizado.
Este leite em pó pode apresentar-se com diferentes teores de gordura, conforme o leite utilizado tenha a gordura natural do leite, seja parcialmente desnatado ou seja magro. De qualquer forma, a proteína do leite em pó é a mesma que no leite líquido, com valores próximos de 30 – 35%, o que faz um alimento extremamente interessante. 1kg de leite em pó, adicionado com água, permite obter 6 – 7 litros de leite recombinado.
— (IDEPB) Esse texto serve para
Leia o texto abaixo.
— (TSA) No sexto quadrinho desse texto, o menino está
Leia o texto abaixo.
— (SADEAM). Nesse texto, as crianças estão
Leia o texto abaixo.
Sorvete de ervilhas
– Tem sorvete de ervilhas?
– Não.
No outro dia, o menino voltou e perguntou de novo:
– Tem sorvete de ervilhas?
– Não.
Então, o sorveteiro pensou: “Já sei, eu vou fazer um sorvete de ervilhas para esse menino, porque aí ele vai parar de me torrar a paciência. ” E fez o tal sorvete.
o dia seguinte, o menino voltou lá e perguntou:
– Tem sorvete de ervilhas?
– Tem.
– Eeeeeeca!
— (IDEPB) Esse texto é engraçado, porque
Sua nota:
Você acertou de questões
Nível de aprendizagem: