QUIZ DE CIÊNCIAS - O HOMEM E A POLUIÇÃO

Prova online de Ciências sobre o Homem e a Poluição

É necessário resolver todas as questões para gerar o resultado. Boa sorte!

Prova online de Ciências sobre o Sistema Solar.

Exibir respostas somente após resolver todas as questões:

O aquecimento global se refere a um aumento progressivo das temperaturas médias de oceanos e da atmosfera terrestre, que causa consequências na flora e na fauna, além de impactar setores críticos como o agronegócio. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma causa que intensifica o aquecimento global:

Observe a imagem e responda à questão:

O gráfico acima mostra a concentração de dióxido de carbono (CO2) em crescimento no mundo. Mesmo com a redução de emissões de gases na pandemia da Covid-19, em 2020 houve um novo recorde ao ficar em 413 partes por milhão (ppm). Esse composto químico gasoso provoca graves desequilíbrios no planeta Terra, sendo responsável pelo (a):

Os seres humanos estão cada vez mais interrompendo o ciclo natural do carbono, queimando petróleo, carvão e madeira, aumentando a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera. É a primeira consequência dessa interferência:

Considere as afirmativas abaixo e associe corretamente ao tipo de poluição. 

I – Poluição que acontece quando a água é contaminada por substâncias que prejudicam vários seres vivos. 

II – Poluição que ocorre devido ao lançamento de substâncias em sua superfície aumentando os organismos causadores de doenças. 

III - Poluição caracterizada pelo excesso de materiais de comunicação como propagandas, cartazes e outdoors. 

IV - Poluição causada pelo lançamento de materiais particulados de fábrica e queimadas em que o vento intensifica o seu deslocamento. 

 Preencha as lacunas abaixo e depois assinale a alternativa cuja sequência está CORRETA

( ) Poluição visual. 

( ) Poluição atmosférica. 

( ) Poluição hídrica. 

( ) Poluição do solo. 

 A sequência é:

A poluição atmosférica é responsável por muitas doenças respiratórias, cardíacas, câncer de pulmão, além de problemas relacionados à gravidez. Atualmente, qual é a principal razão pela má qualidade do ar nos grandes centros urbanos?

A poluição é a degradação do meio ambiente que ocorre por meio de alterações químicas ou físicas, devido, por exemplo, ao lançamento de substâncias. Desse modo, é essencial a criação de políticas públicas, bem como as ações diárias de cada indivíduo para combater o aumento da poluição. É uma forma direta de evitar a poluição da água:

Há um combustível para os veículos que favorece o meio ambiente, porque emite menos dióxido de carbono e outros poluentes. Ele é chamado “limpo” porque emite 50% menos de dióxido de carbono em relação ao carvão quando você o queima. Uma boa sugestão para uma pessoa que deseja causar menos poluição com o seu veículo, seria utilizar ou adaptar que combustível para o seu carro?

Observe a imagem de um lixão no estado do Rio de Janeiro e responda à questão. 

Há um gás produzido pela decomposição da matéria orgânica, e muito comum em aterros sanitários e lixões, conhecido como um dos principais agentes causadores da aceleração do efeito estufa e da degradação do meio ambiente, um composto incolor e pode se tornar altamente inflamável. Que gás é esse?

Nos rios, muitas vezes são despejadas grandes quantidades de esgoto e, em alguns casos, muitos peixes são mortos. Escolha a alternativa que melhor explica a mortalidade desses animais aquáticos:

Qual imagem abaixo NÃO representa uma produção de energia considerada limpa?

   

Sua nota:

Você acertou de questões

Nível de aprendizagem:



Postar um comentário

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem