Atividade de Educação Física - Exercícios e Prevenção de Doenças - Com texto e gabarito.

Atividade de educação física sobre exercícios físicos e a prevenção de doenças para o 6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano com texto teórico e gabarito.

 Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

EXERCÍCIOS FÍSICOS E A PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Será que a prática do exercício físico regularmente pode garantir uma vida mais saudável?
atividade sobre exercícios físicos
Ao compreender os conceitos teóricos dos benefícios da atividade física para a saúde e a relação entre o sedentarismo e as doenças crônicas, como: obesidade, diabetes e colesterol alto, devemos fazer escolhas de um estilo de vida mais saudável. A atividade física é nossa aliada da saúde e, nesta aula, estudaremos sobre isso.

Segundo a Wikipédia, o “Exercício físico é qualquer atividade física que mantém ou aumenta a aptidão física em geral e tem o objetivo de alcançar a saúde e também a recreação.” Infelizmente, com inúmeras alternativas de entretenimentos eletrônicos, é comum muitas crianças e adolescentes brasileiros preferirem uma vida mais sedentária a um estilo de vida mais saudável. 
A OMS (Organização Mundial da Saúde) é uma instituição especializada, filiada às Nações Unidas, localizada em Genebra, Suíça. Ela define saúde como o completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças. Portanto, uma vida saudável depende de vários fatores, como, por exemplo, o bom tempo de lazer e a qualidade do sono. 

Você sabe que há 24 horas em um dia. Reflita agora: como você divide suas atividades: trabalho (escola), descanso e lazer? O corpo é como um relógio, tudo precisa funcionar na hora certa. A capacidade do corpo de se autorregular (regular-se sem intervenção externa) em um estado de equilíbrio pode muitas vezes prevenir o aparecimento de doenças.

Quanto tempo você fica sentado em frente ao computador e à TV? Isso é divertido para muitas crianças, jovens e adultos, entretanto, devemos observar nossa rotina e buscar alternativas que aperfeiçoem nossa qualidade de vida. Além da dieta e do exercício, nossas emoções também estão relacionadas à nossa saúde, e a atividade física reduz o estresse. O estresse é um produto da vida moderna e do sedentarismo, provocado principalmente pelos avanços tecnológicos.




AUTORREGULAÇÃO

A autorregulação ocorre quando o corpo consegue retornar a um estado saudável diante de agressões externas. Tudo isso acontece quando cuidamos da nossa saúde. É importante dividir a hora do dia, equilibrando tarefas como lazer, descanso, refeições, exercícios e trabalho. Será que você precisa fazer uma autorregulação do seu estado corporal?

REFLETINDO

O homem sempre se movimentou para sobreviver desde os primórdios da sociedade. O movimento do corpo de forma contínua pode oportunizar uma vida mais saudável e evitar o aparecimento de doenças. Sedentarismo é considerado quando uma pessoa não se movimenta muito ou não realiza atividades físicas. Portanto, o exercício físico é um aliado à nossa saúde, pois sua prática melhora o bem-estar físico, mental e social. Logo, movimente-se regularmente, busque se alimentar de forma saudável e dedique horas do dia para o sono, o lazer e estudo. Vamos começar?

Texto: Tudo Sala de Aula

ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. A obesidade está associada a riscos para a saúde devido à sua relação com complicações como aumento da pressão arterial, dos níveis de colesterol e triglicerídeos sanguíneos. A obesidade está relacionada a que tipo de doença?
a) Psicológica.
b) Bacteriana.
c) Crônica.
d) Aguda.

2. Como suas palavras, defina o que é exercício físico.
______________________________________

3. Observe as atividades abaixo e assinale a alternativa que apresenta somente atividades consideradas exercícios físicos.
a) Andar de bicicleta, dormir 8 horas e correr.
b) Correr, nadar e caminhar regularmente.
c) Caminhar, nadar e se alimentar bem.
d) Jogar vôlei, cantar e praticar natação.



4. Segundo o texto, o que tem contribuído para que os brasileiros tenham uma vida sedentária? Em sua opinião, o que pode ser feito para amenizar esse problema?
______________________________________

5. Conforme a OMS, a saúde é definida:
a) através da alimentação rica em nutrientes.
b) como aumento do repouso e da alimentação.
c) através do bem-estar físico, mental e social. 
d) apenas como ausência de doenças crônicas.

6. Observe as imagens abaixo e escreva com qual atividade humana necessária para uma qualidade de vida ela está se relacionando.

a)_________________________

b)  _________________________

c) __________________________

d)________________________

7. Uma pessoa que está quase sempre sentada e não exercita o corpo, conservando-o inativo, é chamado de:
a) doente.
b) esportista.
c)  envelhecido.
d) sedentário.




8. Diversas pessoas preferem uma vida sem se movimentar e acabam ficando inativos, e com isso, acarretam grande prejuízo à saúde. Qual dos problemas abaixo está relacionado diretamente a esse tipo de comportamento?
a) A utilização de dispositivos tecnológicos.
b) Alimentação rica em gorduras saturadas.
c) A falta de exercício físico regularmente.
d) As alterações de humor constantes.

9. As nossas emoções estão relacionadas à saúde, e a atividade física reduz o estresse. Para você, que comportamentos são apresentados por pessoas estressadas?
______________________________________

10. A ação do organismo quando capaz de compensar alguns desequilíbrios provocados por fatores externos sem afetar o seu funcionamento, mantendo seu corpo com saúde, chamamos de  
a) sedentarismo.
b) passagem.
c) transferência.
d) autorregulação.

11. Cite três aprendizagens obtidas na aula de hoje e depois compartilhe com seus colegas.
______________________________________



Acesse outros conteúdos semelhantes.



Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!






Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


HABILIDADES BNCC:
(EF67EF09) Construir, coletivamente, procedimentos e normas de convívio que viabilizem a participação de todos na prática de exercícios físicos, com o objetivo de promover a saúde.
(EF89EF11) Identificar as diferenças e semelhanças entre a ginástica de conscientização corporal e as de condicionamento físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.


GABARITO
1C / 2. Resposta Pessoal (Sugestão de resposta: Exercício físico é qualquer atividade física que mantém ou aumenta a aptidão física em geral e tem o objetivo de alcançar a saúde e também a recreação). / 3B / 4. As inúmeras alternativas de entretenimentos eletrônicos. Resposta Pessoal (Sugestão: Evite se distrair com coisas que também envolvam olhar para uma tela, como usar o computador para passar o tempo ou jogar videogame, procure substituir esses momentos por atividades ao ar livre, como esportes e brincadeiras. / 5C / 6. a) Repouso adequado, b) Alimentação saudável, c) Exercícios físicos, d) Atividades de lazer ou recreação. / 7D / 8C / 9. Resposta Pessoal (Destaque para os estudantes que o estresse está relacionado com o aparecimento de acnes, dores de cabeça, diminuição da energia, insônia, alteração de humor e problemas digestivos).  / 10D / 11. Resposta Pessoal. 

Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

24 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. São excelente as atividade elaboradas por você, é de acordo com a BNCC. Gostaria de perguntar por o objeto de conhecimento atletismo não é citado pela BNCC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado! Na BNCC, ele pertence ao esporte de marca que engloba uma série de modalidades esportivas como as corridas, os saltos e os arremessos.

      Excluir
  2. Maria Goreti F D Prado, Pedagoga9 de junho de 2022 às 19:17

    Parabéns, professor, pelo seu trabalho. Seu material é realmente muito bacana, diversificado e útil! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria Goreti! Muitíssimo obrigado. Ficamos muito felizes com seu comentário. 😀

      Excluir
  3. Parabéns professor 👏🏼👏🏼👏🏼seu material é diversificado e útil . muito obrigada, amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muitíssimo obrigado. Ficamos felizes com seu comentário! 😊

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns professor pelo seu trabalho excelente amei os resultados

    ResponderExcluir
  6. muito bom, o material. foi muito válido nas minhas aulas. obriigada.

    ResponderExcluir
  7. São ótimas às atividades. Parabéns!👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  8. Nossa! Excelente trabalho, vou passar todos esses conteúdos para os meus alunos.

    ResponderExcluir
  9. PARABÉNS AOS ELABORADORES MUITO BEM PLANEJADO !!!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo excelente trabalho. Adorei todas as questões

    ResponderExcluir
  11. QUE MARAVILHA DE SITE! ESTOU ENCANTADA COM AS ATIVIDADES! PARABÉNS AOS ORGANIZADORES DA PÁGINA!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns, gostei muito da organização do trabalho de vocês. Ajuda muito na elaboração da aula de educação fisica. Show de bola!!!!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem