ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA - COPA DO MUNDO - COM TEXTO E GABARITO - ANOS FINAIS

Atividade, exercícios sobre a copa do mundo com texto para leitura e perguntas para o 6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano. 

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

A COPA DO MUNDO



A Copa do Mundo é um campeonato de futebol que acontece a cada 4 anos. Instituída em 1928 na França por Jules Rimet, só teve início em 1930 no Uruguai, cuja seleção desse país saiu vencedora. É considerado o evento esportivo mais assistido e valorizado em todo planeta, ultrapassando até mesmo os jogos olímpicos. Esse evento internacional tem um impacto positivo no crescimento de determinados setores e no desenvolvimento do país anfitrião, pois instalações desportivas, incluindo estádios, estradas, aeroportos, hotéis e demais edificações são construídos ou remodelados para a ocasião. 

COMO SÃO SELECIONADOS OS PAÍSES PARA A COPA?

Em média, 200 seleções participam das eliminatórias da copa (evento que acontece em todo planeta), entretanto, apenas 32 países têm seus times classificados e participam. Contudo, a Fifa (Federation International Football Association) já anunciou que a partir de 2026 o torneio terá 48 seleções. O Brasil é único que nunca ficou de fora desse campeonato mundial. O país anfitrião não precisa participar das eliminatórias da copa, já que sediará o evento.  

COPA DO MUNDO DE 2022


Geralmente, a Copa do Mundo acontece nos meses de junho e julho, todavia, em decorrência das altas temperaturas no país sede, mesmo com tecnologia pioneira de resfriamento dos estádios, em 2022, a copa ocorrerá nos meses de novembro e dezembro (para evitar as temperaturas próximas de 50 °C). A copa deste ano diferirá também porque será a primeira no oriente médio: Qatar (país menor que Sergipe, mas muito rico, graças ao petróleo). A Fifa é o órgão responsável em conduzi-la, e já definiu os grupos através de sorteios. O Brasil, comandado por Tite, está no grupo G, cujos adversários são Sérvia, Suíça e Camarões. Habitualmente, 23 jogadores são convocados, entretanto, outra mudança nesta copa foi a quantidade, a Fifa permitiu que esse número subisse para 26 jogadores selecionados para a competição.


O BRASIL NA COPA

 
Ao se tratar de futebol, o Brasil é referência mundial, já que soma 5 títulos como nenhuma outra seleção do planeta. Além disso, o Rei do Futebol é daqui: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, considerado o melhor jogador de todos os tempos. O Brasil já foi sede de duas Copas do Mundo (1950 e 2014) e grandes jogadores, como, Pelé, Rivelino, Romário, Bebeto, Ronaldo, Ronaldinho, Cafu, entre outros, trouxeram conquistas futebolistas e alegrias para o povo brasileiro. 

REFLEXÃO

Sobre a Copa do Mundo, o Papa Francisco (líder católico) escreveu: “A minha esperança é que, além de festa do esporte, esta Copa do Mundo possa tornar-se a festa da solidariedade entre os povos. Isso supõe, porém, que as competições futebolísticas sejam consideradas por aquilo que no fundo são: um jogo e, ao mesmo tempo, uma ocasião de diálogo, de compreensão e de enriquecimento humano recíproco. O futebol pode e deve ser uma escola para a construção de uma ‘cultura do encontro’, que permita a paz e a harmonia entre os povos.” A mensagem do pontífice só revela a essência do esporte: instrumento para comunicar valores que promovem o bem da pessoa humana e ajudam na construção de uma sociedade mais pacífica e fraterna. 

Texto: Tudo Sala de Aula


ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. Sobre a Copa do Mundo, assinale a alternativa FALSA:
a) É um evento mundial que acontece periodicamente em países diferentes.
b) É uma competição organizada pela Federação Internacional de Futebol e surgiu em 1930.
c) É um torneio que envolve diversas modalidades e acontece a cada 4 anos.
d) É um campeonato que envolve mudanças estruturais no país anfitrião.  

2. Como são definidas as seleções que participam da Copa do Mundo? 
___________________________


3. Quantas seleções participarão da Copa de 2022 no Qatar? E a partir de 2026?
___________________________

4. Qual jogador brasileiro abaixo NÃO participou da Copa do Mundo de 2018 em decorrência de uma lesão no ligamento do joelho direito?
a) Firmino.
b) Daniel Alves.
c) Gabriel Jesus.
d) Thiago Silva.

5. Marque a alternativa VERDADEIRA:
a) Em geral, apenas 32 seleções participam das eliminatórias da copa do mundo.
b) A seleção do país anfitrião precisa vencer as eliminatórias para sediar o evento.
c) A Fifa e a CBF são instituições esportivas que definem regras da Copa do Mundo.
d) As eliminatórias permitiram escolher as 31 seleções para a copa do mundo de 2022. 

6. Em que ano e em qual continente o Brasil ganhou o 5º título do campeonato, tornando-se o único pentacampeão da Copa do Mundo? 
a) 2002, na Europa.
b) 2002, na Ásia.
c) 1998, na América.
d) 2006, na África.

7. O que motivou a alteração do período do ano da Copa do Mundo no Qatar?
__________________________


8. A Copa do Mundo é realizada em duas fases: a fase de grupos e a fase final. De acordo com essas informações, responda: quantos partidas de futebol uma seleção deverá jogar para conquistar um título mundial?
__________________________

9. Por que o Brasil é referência mundial em relação ao futebol? Você concorda com isso? Por quê?
___________________________

10. Qual país ganhou a primeira Copa do Mundo de Futebol?
a) Brasil.
b) França.
c) Uruguai.
d) Alemanha.

11. Sobre o futebol, assinale a alternativa FALSA:
a) É o esporte coletivo mais praticado no mundo. 
b) É disputado por duas equipes, de 11 jogadores.
c) A partida se divide em dois tempos de 45 minutos.
d) É um esporte de rede cujo objetivo é fazer gols.

12. Releia um trecho da mensagem do Papa Francisco sobre a Copa do Mundo: “A minha esperança é que, além de festa do esporte, esta Copa do Mundo possa tornar-se a festa da solidariedade entre os povos.” Você acredita que esse evento mundial pode colaborar para a paz e para a redução de conflitos entre os países? Justifique sua resposta. 
___________________________




Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.





HABILIDADES BNCC ALCANÇADAS:
(EF67EF06) Analisar as transformações na organização e na prática dos esportes em suas diferentes manifestações (profissional e comunitário/lazer).
(EF89EF05) Identificar as transformações históricas do fenômeno esportivo e discutir alguns de seus problemas (doping, corrupção, violência etc.) e a forma como as mídias os apresentam.
(EF89EF06) Verificar locais disponíveis na comunidade para a prática de esportes e das demais práticas corporais tematizadas na escola, propondo e produzindo alternativas para utilizá-los no tempo livre.


GABARITO
1C / 2. Através das eliminatórias da copa que acontecem em todo o planeta. Em média, 200 países participam. / 3. Em 2022 participarão 32 seleções e a partir de 2026, de acordo com a FIFA, 48 seleções, 16 times a mais. / 4B / 5D (É importante esclarecer que o país anfitrião já permanece classificado, não sendo contabilizado) / 6B (No Japão e Coreia do Sul. Comente com seus alunos que foi a primeira copa que aconteceu em mais de um país. Revele também que a próxima ocorrerá em três países: Canadá, México e Estados Unidos). / 7. Devido às altas temperaturas no país sede, Qatar. / 8. Sete partidas. / 9. Porque já soma 5 títulos como nenhuma outra seleção do planeta. Além disso, o Rei do Futebol é brasileiro: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.  Resposta Pessoal. Resposta Pessoal. / 10C / 11D / 12. É esperado que os estudantes respondam sim. (Professor, aproveite esse momento para debater com sua turma sobre a principal finalidade do esporte na formação humana integral). Resposta Pessoal.

Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

8 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem