Atividade sobre Arte Contemporânea - com Texto e Gabarito - Anos finais

Atividades, exercícios, questões sobre arte contemporânea com texto para compreensão para o 6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano com gabarito.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

A ARTE CONTEMPORÂNEA

É muito comum as pessoas quando estão diante de uma obra de arte contemporânea perguntar: Isso é arte? Mas que arte é essa? O que ela propõe? São tantas as dúvidas! Hoje vamos estudar sobre esse tema e conhecer sua importância na cultura de um povo. 


A Arte Contemporânea surgiu após a Segunda Guerra Mundial com tendências artísticas pós-modernas. Ela é considerada uma cultura de massa, pois apresenta diversas perspectivas, ideologias e outros elementos adotados pela informalidade. Proporciona a ideia acima do objeto artístico final, já que incentiva a reflexão subjetiva sobre a obra. Com os avanços tecnológicos estimulados pela corrida espacial, a arte contemporânea ganhou mais espaço entre os artistas, já que muitos objetos dela foram construídos em formatos aerodinâmicos, indicando o espaço. 

NO BRASIL

Em nosso país, a Arte Contemporânea teve início a partir de 1950, com o movimento vanguardista conhecido como Neoconcretismo (cultura artística que valoriza a criatividade e a subjetividade). A partir de então, alguns artistas se tornaram conhecidos por uma arte inovadora, viva e autoral. Entre os principais artistas brasileiros estão Romero Britto, Ferreira Gullar e Hélio Oiticica. 

LINGUAGEM

Um diferencial dessa arte é permitir uma diversidade de estilos, perspectivas e técnicas. Assim, surgem diversas linguagens artísticas, como: a instalação e a performance. 

INSTALAÇÃO

Tropicália, de Hélio Oiticica

A instalação são obras de grandes formatos, pois usa diversos espaços, nela há a interação do público, não apenas para contemplá-la, mas para senti-la.  
 

PERFORMANCE

Flamingo Humano, de  Gesine Marwedel

A performance usa o corpo como instrumento de ação, é considerada híbrida, pois faz utilização de diversas linguagens, como teatro e música. 


Conheça dois movimentos artísticos que buscam experimentar novas formas de produzir arte na sociedade. 

Arte digital

A arte digital é a representação produzida por meios eletrônicos, como computadores e seus programas de desenho, edição e manipulação de imagens e sons.
 

Arte Urbana

Conhecida também como street art, geralmente é exposta em espaços públicos, promovendo o contato direto com as pessoas que passam pela rua. Dentre as vertentes desse movimento, estão: a dança, a estátua viva, a música e o grafite. 

 
UMA ARTE ATUAL

Os artistas possuem total liberdade de criação para se expressar, tanto tecnicamente como conceitualmente. Eles podem recorrer aos mais diferentes materiais para compor sua obra ou até interagir com outras obras já existentes. Para conseguir o maior engajamento das pessoas, muitos artistas buscam aproximar seu trabalho com a cultura popular e usam as novas tecnologias e mídias, fazendo a fusão da arte e vida. Entretanto, muitas obras da arte contemporânea possuem efemeridade artística, já que os usos de elementos na obra serão desfeitos após a finalização da exposição. Além disso, o efêmero está intimamente ligado com a função dessa arte, para mostrar que nós também somos assim: dinâmicos e transitórios. 

REFLETINDO

Arte não é apenas aquela que está no museu e nem somente a elaborada pelos artistas famosos. A Arte está em todo lugar e sempre presente no nosso dia a dia. A Arte é tudo que está no campo da criatividade e da imaginação. Desse modo, a arte contemporânea se completa dentro do espectador, causando reações e sensações diversas, propondo a ressignificação das imagens e do cotidiano.

Texto: Tudo Sala de Aula


ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. O que é a Arte Contemporânea?
a) É uma tendência artística que se limita na exposição de obras em espaços públicos. 
b) É um movimento artístico preocupado em aliar a vida cotidiana ao universo artístico.
c) É um período literário que unificou várias artes em um só estilo, promovendo a liberdade. 
d) É uma escola de arte que promoveu técnicas de produção artística na cultura popular.  


2. Uma das possibilidades da arte contemporânea é a realização de obras interagindo com outras já existentes. Qual obra artística abaixo NÃO apresenta essa característica?


3. NÃO é característica da arte contemporânea: 
a) Abandono dos padrões habituais.
b) Liberdade e efemeridade artística.
c) Uso de novas tecnologias e mídias.
d) Preocupação com a linguagem padrão.  

4. Com suas palavras, defina as linguagens artísticas abaixo: 

a) Instalação.
_________________________________
 
b) Performance.
_________________________________


5. Observe a imagem e depois responda: 
 

a) Qual a sua interpretação sobre essa obra?
_________________________________

b) Qual a profissão que o artista quis representar? Por que essa profissão está em destaque?
_________________________________

6. Em seu caderno, faça uma obra que apresenta características da arte contemporânea. Depois, mostre para seus colegas. 



Acesse outros conteúdos semelhantes.



Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!




Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


GABARITO
1B / 2D (Comentário: A obra da alternativa D é a Cadeira de Van Gogh com Cachimbo, uma obra de 1888 do pintor holandês Vincent Van Gogh. Naquele período, as cadeiras eram representativas das subjetividades das pessoas que as possuíam. Essa obra é original e não houve nenhuma releitura.) / 3D / 4. a)  São obras de grandes formatos, pois usam diversos espaços, nelas há a interação do público, não apenas para contemplá-las, mas para senti-las. b) Essas obras usam o corpo como instrumento de ação, são consideradas híbridas, pois fazem utilização de diversas linguagens, como teatro e música. / 5. a) Resposta Pessoal. (Comentário: Essa obra urbana realizada em parede busca chamar a atenção da população para a pandemia da Covid-19, destacando os profissionais de saúde como protagonistas nesse combate, associando-os como heróis. É possível ainda concluir que a imagem apresenta a máscara como meio de proteção e combate da proliferação do vírus. b) Os profissionais da saúde: médicos, enfermeiros, técnicos de saúde, dentre outros. Porque durante a pandemia, foram esses profissionais que estiveram na linha de frente desse combate, cuidando dos doentes e infectados pelo coronavírus. / 6. Resposta Pessoal. 



HABILIDADE BNCC:
(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

24 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. Muito bom seu trabalho ajudou bastante. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Vocês tem atividade do livro mosaico 8 e 9? Pois estou precisando muito, se vocês puderem me ajudar ficarei muito agradecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não publicamos material de terceiros, por questão de direitos autorais. Todas as nossas atividades são produzidas pela própria equipe do site. Mas é bem provável que encontre através de pesquisas no Google.

      Excluir
  3. VOCÊS TEM ATIVIDADES DO LIVRO CONQUISTA 8 AO 9 DE ARTE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não publicamos material de terceiros, por questão de direitos autorais. Todas as nossas atividades são produzidas pela própria equipe do site.

      Excluir
  4. Muito bom este material ,obrigada me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  5. Conteúdos ótimos. Faz uma atv. sobre abstracionismo. Grata pelas publicações show!

    ResponderExcluir
  6. conteúdos com atividades maravilhosos. Ajuda muito.

    ResponderExcluir
  7. O conteúdo bastante proveitoso, conciso, coerente e interessante, me ajudou bastante nas minhas atividades

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem