QUIZ DE PORTUGUÊS - 06 - DIVERSAS HABILIDADES - 4º ANO E 5º ANO

Prova online de Português 4° e 5° ano com diversas habilidades. 

É necessário resolver todas as questões para gerar o resultado. Boa sorte!

Exibir respostas somente após resolver todas as questões:

Leia o texto abaixo. 

  (CAEd - MEC). Nesse texto, a expressão “BLÁ, BLÁ, BLÁ, BLÁ...” foi usada para indicar

Leia o texto abaixo. 

 Cegonha “míope” vê cara-metade e choca-se com painel publicitário 

 Da AFP - Em Varsóvia (Polônia)
 
     Uma cegonha “míope”, que parecia estar desesperadamente à procura de um companheiro, chocou-se em pleno voo com um grande painel publicitário onde figurava outra cegonha, ferindo levemente uma das asas, informou nesta quinta-feira o jornal polonês Zycie. A ave voava majestosamente pelo céu da periferia de Varsóvia, quando acreditou avistar sua “cara-metade” pousada no painel. Mas a realidade era outra... Um pouco tonta devido ao golpe, a cegonha levantou-se, começou a andar e acabou entrando em uma loja de roupas. Os funcionários, impressionados, chamaram a guarda municipal, que levou a solitária e romântica ave para o jardim zoológico da capital polonesa. 
 uol.com.br 

  (Spaece) Esse texto é uma

Leia o texto. 

 Eca! 

 No restaurante, o freguês chama o garçom: 
– Tem uma mosca no meu prato! 
– É o desenho do prato, meu senhor. 
– Mas tá se mexendo! 
– Oh! É desenho animado! 

  (Spaece) No trecho “– Mas tá se mexendo!”, o uso do ponto de exclamação reforça a ideia de

(TSA) O trecho com linguagem INFORMAL é:

Leia o texto abaixo. 

 O homem na Lua 

     O primeiro passo na Lua foi dado com um pé tamanho 41. Este era o número da bota azul do astronauta Neil Armstrong, então com 38 anos, o primeiro homem a descer em solo lunar, no dia 20 de julho de 1969, às 23h56min31s (hora de Brasília). 
    O passo foi dado com o pé esquerdo. Ao pisar na Lua, com o coração batendo 156 vezes por minuto, Neil Armstrong disse a célebre frase: “Este é um pequeno passo para o homem, um gigantesco salto para a humanidade”. 
    Calcula-se que 1,2 bilhão de pessoas acompanharam pela TV no mundo inteiro. Neil Armstrong e Edwin “Buzaz” Aldrin, o segundo astronauta a pisar na Lua, fincaram ali uma bandeira metálica dos Estados Unidos e colocaram uma placa junto à perna do módulo lunar, assinada pelos astronautas e pelo presidente americano Richard Nixon: “Aqui os homens do planeta Terra puseram pela primeira vez os pés na Lua. Julho de 1969 d.C. Viemos em paz em nome de toda a humanidade”. 
 DUARTE, Marcelo. 

  (SADEAM). No trecho “... fincaram ali uma bandeira...”, a palavra destacada refere-se ao termo

(TSA). De acordo com o texto, o primeiro homem a descer em solo lunar foi

Leia o texto abaixo. 

 Minha viagem 
As amigas Paquisa e Ana Paula, aproveitaram um feriado para conhecer Salvador 

     “Resolvemos passar um feriado em Salvador e aproveitar para curtir o clima da Bahia. Era a nossa primeira vez na cidade e confesso que fiquei bem impressionada com a hospitalidade e a simpatia dos baianos. Ficamos hospedadas na praia Vermelha e o acesso era bem fácil para todos os pontos. Logo no primeiro dia, conhecemos os pontos turísticos do centro histórico: Pelourinho, Elevador Lacerda, Mercado Modelo e Igreja do Bonfim. Nos outros dias, fomos conhecer as praias da cidade e do entorno, como a do Forte e o Projeto Tamar, que é super bem cuidado, praia limpíssima, e a vila à noite é um charme. Em Salvador, valeu muito a pena ter conhecido a famosa praia do Flamengo e seus inúmeros quiosques [...]”. 
Minha Viagem. GOL 

  (SAEPI) Esse texto serve para

(TSA) Nesse texto, no trecho “O irmão do Marcílio quase caiu para trás, quando me viu. ”, a expressão popular destacada significa que o irmão de Marcílio

(TSA) De acordo com esse texto, valeu muito a pena ter conhecido

Leia o texto abaixo.

  (SAEPI) A expressão “Growl”, no primeiro e no último quadrinho, indica

Sua nota:

Você acertou de questões

Nível de aprendizagem:



8 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem