Atividade sobre a Semana de Arte Moderna - com Texto e Gabarito

 Atividade, exercícios sobre a Semana de Arte Moderna com texto para o 8º ano, 9º ano e Ensino Médio com gabarito.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

SEMANA DA ARTE MODERNA


No começo do Século XX, diante de tantas transformações industriais, econômicas e sociais no mundo, a Arte aqui no Brasil também buscava uma renovação social. Os artistas envolvidos nessa nova cultura, inspirados nas vanguardas europeias, propunham várias vertentes que refletissem a busca do homem pela liberdade total de criação. Logo, houve um rompimento com a arte acadêmica tradicional, colaborando para uma mudança estética e para o Movimento Modernista no Brasil.

MOVIMENTO ARTÍSTICO: O MODERNISMO

Tarsila do Amaral

Todo movimento artístico rompe com os padrões de movimentos anteriores. Isso geralmente ocorre em todas as formas de expressão: música, pintura, escultura e literatura. Entretanto, o novo nem sempre é bem acolhido, o que ficou evidente no caso do Modernismo que, a princípio, chocou a sociedade por fugir totalmente da estética conservadora. O Modernismo surgiu como rejeição ao passado e como busca incessante da liberdade radical de expressão. Oficialmente, o movimento Modernista surgiu, no Brasil, com a Semana de Arte Moderna, que apresentou novas ideias artísticas em três festivais realizados no Teatro Municipal de São Paulo.

SEMANA DE 22


Realizada nos dias 13,15 e 17 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, a Semana de Arte Moderna exibiu concertos, conferências e exposições. Os escritores Mário de Andrade e Oswald de Andrade e o artista plástico Di Cavalcanti foram os grandes mobilizadores do evento. 

Foto de 1922 durante a Semana da Arte Moderna

Muitos artistas da época, como: Graça Aranha, Tarsila do Amaral, Heitor Villa-Lobos, Anita Malfatti e Guilherme de Almeida participaram do evento. Apesar de ter sido uma explosão de ideias inovadoras que aboliram completamente a perfeição estética apreciada no século XIX, a Semana de Arte Moderna só obteve importância com a divulgação de suas ideias com o passar do tempo.
 



Cartaz do primeiro dia do Festival

Os artistas envolvidos na Semana de 22 tinham como objetivo revolucionar a arte no Brasil. Portanto, eles buscaram impressionar o público que ainda estava envolvido com o conservadorismo da arte e seguia padrões tradicionais europeus. A utilização da linguagem coloquial e vulgar, o abandono do formalismo, a valorização da identidade nacional com temáticas nacionalistas e abordagem da realidade cotidiana brasileira e a liberdade de expressão foram características desse movimento.


Chegou um momento no Brasil que os intelectuais e os artistas sentiram a necessidade de abandonar os valores estéticos antigos e dar lugar a um novo estilo completamente contrário e, ao mesmo tempo, uma arte mais próxima à realidade brasileira, por isso que a Arte se multiplicou em vários estilos, correntes e movimentos, buscando de forma incessante uma liberdade radical de expressão.

Texto: Tudo Sala de Aula


ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU


1. A Semana da Arte Moderna no Brasil buscava:
a) impressionar o público com apresentações clássicas e tradicionais.
b) a liberdade total da criação, seguindo padrões europeus conservadores.
c) a liberdade de criação artística totalmente oposta aos padrões já existentes.
d) a formalização da linguagem, seguindo a cultura predominante na época. 




2. Segundo o texto, o que impulsionou tantas transformações na arte aqui no Brasil em 1922?
____________________________________

3. Sobre a Semana da Arte Moderna, assinale a alternativa FALSA:
a) O Modernismo surgiu como rejeição ao passado e como busca da liberdade radical de expressão.
b) O movimento Modernista surgiu aqui no Brasil a partir da Semana da Arte Moderna. 
c) Os artistas que se envolveram diretamente na Semana de 22 tinham como objetivo revolucionar a arte no Brasil.
d) Após a Semana de Arte Moderna, as ideias apresentadas nos festivais de imediato ganharam importância em todo o Brasil.

4. Cite três características do movimento artístico apresentado na semana de arte moderna.
_____________________________________

5. O Modernismo Brasileiro propôs:
a) o apego às normas clássicas brasileiras.
b) a ruptura com as vanguardas europeias.
c) a focalização do mundo mais psicológico. 
d) uma literatura com expressões populares.




6. Observe a imagem abaixo:
 

A obra acima é de Cândido Portinari, importante artista plástico do movimento modernista, chamada “Os Retirantes” (1944). Em suas obras, Cândido explora diversos temas de caráter social. Que mensagem o artista quis mostrar nessa obra?
____________________________________

7. O Trenzinho do Caipira é uma composição de Heitor Villa-Lobos. A obra se caracteriza por imitar o movimento de uma locomotiva com os instrumentos da orquestra: “Lá vai o trem com o menino / Lá vai a vida a rodar / Lá vai ciranda e destino / Cidade noite a girar”. Agora, imagine que você está fazendo uma viagem de trem. Faça um desenho, registrando a sensação dessa viagem.
  



Acesse outros conteúdos semelhantes.




Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO.






Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


HABILIDADES BNCC ALCANÇADAS NESTA ATIVIDADE:
(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
(EF69AR32) Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.
(EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.


GABARITO
1C / 2. Devido a tantas transformações industriais, econômicas e sociais no mundo, os artistas envolvidos nessa nova cultura, inspirados nas vanguardas europeias, propunham várias vertentes que refletissem a busca do homem pela liberdade total de criação. / 3D / 4. A utilização da linguagem coloquial e vulgar, o abandono do formalismo, a valorização da identidade nacional com temáticas nacionalistas e abordagem da realidade cotidiana brasileira e a liberdade de expressão. / 5D / 6. Mostrar um grupo de pessoas que abandona a sua terra por causa da seca e da miséria em busca de uma localidade que lhe dê melhores condições de vida. Foi amplamente usado no Brasil para se referir a nordestinos que migravam para as grandes cidades do Sul–Sudeste brasileiro, fugindo das secas. / 7. Resposta Pessoal.

Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

29 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. Estou amando esse site. Muitíssimo obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Olá adorei o site. Podia falar um pouco sobre dança contemporânea.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou desse ambiente. Acabamos de produzir uma conforme pediu, obrigado pela sugestão. Segue o link: https://www.tudosaladeaula.com/2022/05/atividade-arte-contemporanea-com-texto-6ao9ano.html

      Excluir
  3. Muito obrigado pela ajuda que vocês me deram sobre a Semana da Arte Moderna

    ResponderExcluir
  4. Obrigado me ajudou muito

    ResponderExcluir
  5. Amo os conteúdos que vocês postam aqui, eles me ajudam bastante, são muito bem elaborados. Agradeço de coração a bondade e a colaboração de vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Muito feliz com seu comentário. Isso nos motiva. Grato também!

      Excluir
  6. Atividades elaboradas com excelência, Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  7. Ótima atividade. Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Estou encantada com este site!! É perfeito!! As atividades são maravilhosas, bem elaboradas e de acordo com o currículo.

    ResponderExcluir
  9. amo demais essas atividade,sempre uso em minhas aulas,parabéns!

    ResponderExcluir
  10. adoro esse site,tem me ajudado bastante no planejamento das minhas aulas.

    ResponderExcluir
  11. Fiquei muito feliz com esta aula pronta e muito bem organizada! Parabéns!! Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem