TUDO SALA DE AULA

ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - TOLERÂNCIA RELIGIOSA - COM TEXTO - ANOS FINAIS

 Atividade sobre tolerância religiosa para o 6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano com texto para interpretação e gabarito.

 Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

TEMA: TOLERÂNCIA RELIGIOSA


Você sabia que liberdade religiosa é um direito constitucional de todos os brasileiros e estrangeiros que vivem em nosso país? A Constituição Federal, no artigo 5º, inciso VI, garante ser inviolável a liberdade de consciência e de crença, assegurando o livre exercício dos cultos religiosos e garantindo, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias. 
 

A tolerância religiosa é a capacidade de o ser humano respeitar e permitir a liberdade de crença, garantindo direitos fundamentais da sociedade. Discriminar alguém por pensar ou atuar conforme sua crença religiosa e desmoralizar publicamente imagens de objetos de culto religioso caracterizam violações a este direito.

Segundo a Ministra da Família e dos Direitos Humanos Damares Alves (2022) "Todas as expressões religiosas devem ser igualmente respeitadas e protegidas, assim como a opção de não ter nenhuma religião". Essa frase permite ratificar que todas as crenças e não crenças precisam ser consideradas pela coletividade.

ESTADO LAICO


Vale ressaltar que o Estado brasileiro não pode adotar nenhuma religião de forma oficial e, esse fato, é amparado em Lei, desde a primeira Constituição republicana. A ideia de religião oficial deixou de ter previsão legal. Podemos, inclusive, afirmar que a laicidade é uma vitória a partir do Iluminismo, o que fez as religiões serem consideradas como algo íntimo do ser humano.


UM PAÍS PLURAL


Somos um país multicultural, logo, a diversidade religiosa é uma marca do povo brasileiro. No Censo de 2010 foi constatado pelo IBGE que existem aqui cerca de 40 grupos religiosos. No referido ano, 64,6% dos brasileiros afirmaram ser católicos, 22,2% declararam ser evangélicos e 2% eram espíritas. O levantamento ainda registrou que 0,3% eram seguidores da umbanda e do candomblé. Essa diversidade demanda que o respeito à crença religiosa seja a tônica das relações sociais. Se vivemos em um país tão plural no campo religioso, qual a necessidade de ainda contemplarmos a violência com as pessoas que possuem uma crença diferente de outros? Pense nisso! 





REFLEXÃO


Portanto, a tolerância religiosa é definida como a permissão dada pelos adeptos de uma religião dominante para que outras religiões existam, mesmo que estas sejam vistas com desaprovação, inferiores, equivocadas ou prejudiciais.  Roberto Mistrorigo escreveu: “A verdadeira liberdade é a que resulta de uma justa indignação contra a opressão, com disposição para acolher o diferente, aceitar aquilo que nos parece exótico, dialogar com pessoas que escolheram métodos diferentes de amar e conviver com o Divino”. Por isso, tolerar é um ato de cidadania.

Texto: Tudo Sala de Aula


ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU


1. Sobre a tolerância, assinale a alternativa FALSA:
a) A tolerância reconhece a individualidade e a diversidade, enquanto remove máscaras divisoras e neutraliza a tensão criada pela ignorância.
b) Aceitar os outros e apreciar as diferenças é um ato de tolerância, logo, acolher os sentimentos das pessoas é sempre superior a si próprio. 
c) A tolerância é um ato de humanidade que devemos sustentar e promover no dia a dia, pois a diversidade nos torna fortes e os valores unificados.
d) Através da compreensão e receptividade, uma pessoa tolerante aproxima alguém diferente e, ao aceitar e acomodar, demonstra tolerância de forma prática.

2. Conforme o texto, o que é tolerância religiosa?
________________________________________

3. O que a Constituição Federal garante em relação à liberdade religiosa? Para você, por que essa lei é importante no Brasil?
________________________________________

4. Assinale a alternativa que mostra uma prática de intolerância religiosa.
a) Deve-se promover o respeito e o apreço pela diversidade em todos seus âmbitos.
b) Possuir a capacidade de respeitar e aceitar outras religiões é um ato de cidadania.
c) O governo deve apoiar, acatar e incentivar a realização de liturgias e cultos na sociedade.
d) Numa situação de conflito, é importante sempre defender sua religião como superior.




5. No dia 16 de novembro é comemorado o Dia Internacional da Tolerância, e essa data é uma ótima oportunidade para a reflexão. Para você, que atividades sociais podem ser realizadas em sua comunidade visando o respeito a toda prática religiosa?
________________________________________

6. Segundo a Constituição Federal, é CRIME:
a) não participar de nenhuma crença religiosa.
b) garantir os direitos fundamentais das pessoas.
c) impor uma fé religiosa para alguém da família. 
d) incentivar familiares a desenvolverem uma fé.

7. Associe a primeira coluna com a segunda:

(1) Garantia de participação em missas ou cultos.
(2) Separação entre Estado e Religião.
(3) Pluralidade de pensamentos sociais.
(4) Múltiplas crenças ocupando um mesmo lugar.
(5) Conversar e se respeitar mutuamente.
(6) Ofender e rechaçar religiões. 

(   ) Intolerância religiosa.
(   ) Tolerância religiosa.
(   ) Laicidade. 
(   ) Diálogo inter-religioso. 
(   ) Multiculturalismo.
(   ) Diversidade religiosa.

8. Em sua opinião, é possível conviver com alguém que possui uma religião diferente da sua? Justifique sua resposta. 
________________________________________

9. Releia a frase de Roberto Mistrorigo no texto e escreva com suas palavras qual a principal mensagem deixada por ele para todos os religiosos.
________________________________________

10. Qual atitude abaixo NÃO é uma forma de combater a violência religiosa?
a) Não é necessário concordar com todas as religiões, mas é preciso respeitá-las.
b) Todos são livres para ter suas convicções religiosas, mas todos devem aceitar a liberdade do outro.
c) A informação é a principal ferramenta na luta pelo fim da intolerância religiosa no Brasil e no mundo.
d) Tentar convencer alguém com intimidações é uma forma de aproximá-lo ao Ser Transcendente.




Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO!






Habilidades BNCC:
(EF07ER08) Reconhecer o direito à liberdade de consciência, crença ou convicção, questionando concepções e práticas sociais que a violam.
(EF08ER06) Analisar práticas, projetos e políticas públicas que contribuem para a promoção da liberdade de pensamento, crenças e convicções.


GABARITO
1B / 2. É a capacidade de o ser humano respeitar e permitir a liberdade de crença, garantindo direitos fundamentais da sociedade. / 3. Garante ser inviolável a liberdade de consciência e de crença, assegurando o livre exercício dos cultos religiosos e garantindo, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias. Resposta Pessoal. (É importante que os estudantes concordem com a relevância dessa lei, pois a sua existência permite assegurar a liberdade de culto e o combate à violência. / 4D / 5. Resposta Pessoal. (Sugestão de resposta: Desenvolver ações na comunidade com o intuito de mostrar como aprender a conviver com as diferenças, valorizar a diversidade e construir a própria identidade, através de debates, seminários e divulgação de vídeos. / 6C / 7. (6) (1) (2) (5) (3) (4) / 8. Resposta Pessoal. (Espera-se que os estudantes respondam sim. Sugestão de justificativa: Empatia, acolhimento, acordos e cumprimento da legislação levam ao respeito, e isso é o mais importante. / 9. Resposta Pessoal. (Toda religião saudável permite combater práticas opressoras, aceitando a diferença através de diálogos amorosos e respeitosos. / 10D

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem