TUDO SALA DE AULA

ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA - AQUECIMENTO E ALONGAMENTO - COM TEXTO - ANOS FINAIS

 Atividade de educação física sobre aquecimento e alongamento com texto teórico e gabarito para o 6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano. 

 Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

TEMA: AQUECIMENTO E ALONGAMENTO


Você já percebeu que geralmente os atletas antes de entrarem em jogos eles se aquecem e se alongam? Você sabe para que serve o alongamento depois das atividades físicas? Além dos atletas, quem mais pode e deve realizar dessa prática um hábito em busca de uma melhor qualidade de vida? Quais benefícios essas práticas irão nos trazer? É sobre isso que estudaremos na aula de hoje. 
 

Certamente você já ouviu falar em aquecimento e alongamento como técnica normalmente praticada pela maioria das pessoas antes de qualquer atividade física, desportivas ou de exercícios físicos. Entretanto, aquecimento e alongamento não significam a mesma coisa, há diferenças entre essas atividades. 

AQUECIMENTO

 

É caracterizado como uma técnica normalmente praticada antes de quaisquer atividades desportivas ou exercícios físicos. Corresponde aumentar gradativamente a intensidade da atividade física, promovendo também uma boa temperatura corporal. Além disso, prepara o sistema cardiovascular e pulmonar para a execução da atividade e o desempenho corporal.

ALONGAMENTO

 

Alongamento é a prática de esticar os músculos em formas de exercícios físicos. Sendo um conjunto de treinamentos que focalizam na preservação e aperfeiçoamento do grau de flexibilidade muscular. Essa prática com constância beneficia as fibras musculares do nosso corpo.




TIPOS DE AQUECIMENTO


Aquecimento Específico: É a utilização de exercícios específicos para uma determinada modalidade. Nessa prática, os exercícios devem usar a musculatura exigida no desporto que será feito em sequência.

Aquecimento Geral: Deve possibilitar um funcionamento ativo do organismo em sua totalidade. Para tanto, deve-se fazer exercícios que se valem de grandes grupos musculares. Correr é um bom exemplo.

Aquecimento Passivo: Compreende o aumento da temperatura corporal através de meios externos, como, por exemplo: a utilização de massagem, diatermia de ondas curtas, sacos quentes, banhos de vapor e duchas quentes.

BENEFÍCIOS DO ALONGAMENTO


São muitos os benefícios do alongamento, entre eles estão: a melhora do bem-estar físico e mental, o aperfeiçoamento da postura, a melhora da percepção do próprio corpo, a redução de desenvolver lesões musculares, a diminuição da tensão muscular e de câimbras e o estímulo da produção de hormônio do bem-estar. Percebeu o quanto são muitos os benefícios para o corpo? Logo, essa prática tem muito a contribuir com a sua qualidade de vida. 

REFLEXÃO


O ser humano é composto pelas dimensões: física, emocional, social, espiritual e intelectual. Todas elas necessitam ser cultivadas no dia a dia por toda nossa vida. E, para podermos viver de forma harmônica, essas dimensões devem estar sempre inter-relacionadas. Fique ciente que somos os únicos responsáveis pela busca de nosso bem-estar e qualidade de vida.

Texto: Tudo Sala de Aula


ATIVIDADE DE FIXAÇÃO

1. Sobre o que você aprendeu, assinale a alternativa FALSA
a) Alongamento não deve ser confundido com aquecimento, pois ambos são diferentes.
b) Correr e caminhar são exemplos clássicos de alongamento usados por muitos atletas.
c) O alongamento promove o estímulo da produção de hormônio do bem-estar.
d) O aquecimento é definido como um exercício repetido antes da atividade desportiva. 

2. Considere as afirmativas abaixo: 

I – Um dos conceitos de aquecimento é a repetição de exercícios para aumentar a circulação sanguínea.
II - O alongamento é um movimento lento que busca a elasticidade máxima do músculo dentro do limite do corpo.
III - Somente quando o corpo já está aquecido, ele torna-se mais flexível e elástico. Depois dessa fase, pode-se fazer alongamentos.

São verdadeiras as afirmativas: 
a) I e II, somente.
b) I e III, somente.
c) II e III, somente.
d) I, II e III.

3. Observe as imagens abaixo e as classifique de acordo com a execução da atividade apresentada em aquecimento ou alongamento:


4. Escreva com suas palavras as definições dos termos abaixo:

a) Aquecimento: 
_____________________________________

b) Alongamento: 
_____________________________________




5. Como é definido o aquecimento geral nas práticas desportivas?
a) Aumento da temperatura corporal através de meios externos.
b) É o emprego de exercícios localizados para uma modalidade específica.
c) É uma atividade física que envolve um agrupamento maior de músculos.
d) São todos os exercícios físicos ocorridos numa atividade na academia ou desportiva.

6. Quais são os principais benefícios do alongamento para o corpo humano?
_____________________________________

7. Assinale a alternativa VERDADEIRA:
 a) O alongamento prepara principalmente o sistema cardiovascular e pulmonar para a execução da atividade física.
b) O aquecimento e o alongamento significam a mesma coisa, desde que estejam no campo da atividade física ou no esporte.
c) Tanto o aquecimento como o alongamento são práticas que muito têm a contribuir com a nossa qualidade de vida.
d) O aquecimento é uma prática de esticar os músculos em formas de exercícios físicos para melhorar os treinos na academia.

8. O ser humano é composto por dimensões que necessitam ser cultivadas no dia a dia por toda nossa vida. Quais são essas dimensões?
_____________________________________

9. Para você, por que a prática de atividade física é benéfica para o nosso corpo?
_____________________________________




Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO!






GABARITO
1B / 2D / 3. (Figura 1: alongamento), (Figura 2: aquecimento), (Figura 3: aquecimento), (Figura 4: alongamento) / 4. a) O objetivo principal do aquecimento é preparar o corpo física e psiquicamente para o esporte, com o intuito de evitar lesões. (Professor, aceite outras respostas) / b) Trata-se de um tipo de exercício físico que tem como objetivo dar mais agilidade, elasticidade e um aumento na amplitude do movimento muscular. (Professor, aceite outras respostas) / 5C / 6. Promover a melhora do bem-estar físico e mental, o aperfeiçoamento da postura, a melhora da percepção do próprio corpo, a redução de desenvolver lesões musculares, a diminuição da tensão muscular e de câimbras e o estímulo da produção de hormônio do bem-estar. / 7C / 8. Física, emocional, social, espiritual e intelectual. / 9. Resposta Pessoal. (Sugestão: A importância da atividade física para a saúde está diretamente relacionada à melhoria da qualidade de vida, reduzindo consideravelmente os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, problemas relacionados a baixa imunidade, além dos transtornos de fundo emocional).

1 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem