Atividade de Arte - A Pintura - com Texto e Gabarito - Anos finais

Atividade de arte sobre a pintura com texto e gabarito para o 6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano.


A PINTURA NA ARTE

A pintura é uma forma de expressão que acompanha a humanidade há muito tempo. Ela é um procedimento que recorre a pigmentos em forma líquida para colorir uma determinada superfície, seja em tela, papel ou parede. A pintura difere do desenho, pois ela usa tinturas líquidas. A cor é o elemento principal da pintura.

A PINTURA


Pintura Rupestre

A pintura rupestre foi a mais importante forma de transmissão cultural da relação entre os seres humanos, pois através desse registro, observou-se como eram as brincadeiras, o modo de vida e a forma de sobrevivência dos povos pré-históricos. 

ARTE RUPESTRE

Assim, as pinturas rupestres registraram a história social daquele período. Isso permitiu que outros grupos ou futuras gerações utilizassem essas informações registradas.

Refletindo

A pintura é uma manifestação estética do ser humano que acompanha toda sua história. Ela pode estar vinculada tanto à produção de imagens decorativas quanto às imagens de representação, seja esta figurativa ou abstrata. A pintura pode caracterizar os seres e os objetos em suas formas reconhecíveis para aqueles que a observam. Ainda pode mostrar uma paisagem (imaginada ou natural), uma natureza morta (foco em objetos estáticos e inanimados), o cotidiano das pessoas, algo mitológico, dentre outros.

A Pintura Abstrata

A pintura abstrata não representa objetos ou paisagens próprias da nossa realidade, expressa o instinto e as sensações do artista. É uma arte que não tem a preocupação de produzir uma demonstração da realidade, pois não há uma forma de algo que conhecemos, e sim, um distanciamento de qualquer ponto de referência. Assim, essas obras possuem elementos pertinentes à emoção, ao sentimento e à liberdade de expressão, sem a necessidade e o compromisso em mostrar o existente. 

A Pintura Corporal

É uma das formas de pintura da arte indígena, onde os corpos são pintados com tinturas extraídas de plantas, como, por exemplo: o jenipapo, o açafrão, o urucum, o babaçu, etc. A tatuagem e a maquiagem são também exemplos de pintura corporal utilizada por diferentes pessoas no mundo.


O Papel das Cores na Pintura

As cores configuram intensos elementos da comunicação visual: transmitem sensações, influenciam nos sentimentos das pessoas e revelam imaginações dos seres humanos. Veja os principais significados de algumas cores: 
 
significado das cores

Pintura a Óleo

É considerada uma técnica que usa tintas à base de óleo aplicada com pincéis ou espátulas sobre tecidos, superfície de madeiras ou em outro material.  Sua principal característica é um acabamento mais refinado com um brilho excepcional. Uma desvantagem desse tipo de pintura é o amarelamento da tela com o passar do tempo. Com a chegada da tecnologia, pôde-se obter algo semelhante através de editores de imagens e o uso de impressoras.

Conclusão

Pintar faz bem! Expressa aquilo que não conseguimos contar apenas com palavras. Por esse motivo, a pintura é muito utilizada como terapia. Na Arteterapia, a finalidade não é produzir lindas obras, mas sim, se conectar com o seu interior, expondo-o como forma de arte. Portanto, pinte e mostre seus sentimentos através dessa arte incrível. 

Texto: Tudo Sala de Aula


ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. É uma das características da PINTURA na arte: 
a) utilização de pigmentos em forma líquida.
b) uso unicamente de materiais secos e lisos.
c) produção com exclusividade para impressão.
d) cores uniformes com tintas secas em papel.

2. Qual o elemento principal da pintura?
_________________________________

3. Imagine que você foi contratado para decorar um ambiente. A única regra proposta é que esse cômodo pareça calmo e tranquilo. Que cores você escolheria para esse ambiente?
_________________________________


4. A criação de Kandinsky tem trabalhos voltados para o abstrato. Chamou o principal aspecto de sua arte de beleza interior, fervor de espírito e uma necessidade funda de desejo espiritual. Qual característica abaixo representa uma pintura abstrata?
a) Perspectiva rigorosa e científica
b) Utilização de materiais secos e planos.
c) Representação de objetos inanimados.
d) Não simula objetos próprios da realidade.

5. Com o passar do tempo, o homem evoluiu e a pintura se aprimorou. Que descoberta possibilitou o adicionamento de novas cores às obras?
a) O abstracionismo.
b) O bronzeamento.
c) A pigmentação.
d) A mitologia.

6. Qual material abaixo NÃO era utilizado na pintura rupestre?
a) Dióxido de ferro, extraído da terra. 
b) Carvão, extraído das fogueiras.
c) Pigmento de plantas.
d) Tinta acrílica.

7. Qual das pinturas abaixo NÃO representa uma natureza morta?

NATUREZA MORTA

8. Onde foi registrada a Arte Rupestre?
a) Em cavernas.
b) Em palácios.
c) Em navios.
d) Em igrejas.

9. Qual arte utiliza muito a pintura corporal?  
a) Arte abstrata.
b) Arte popular.
c) Arte clássica.
d) Arte indígena.

10. Retrate no quadro abaixo um resumo da aula de hoje através de desenho com pintura. Você pode fazer essa representação através de tirinhas, memes, emojis ou aquelas figurinhas estranhas e divertidas da internet. Vamos começar?  



Acesse outros conteúdos semelhantes.




Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!




Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


HABILIDADES BNCC ALCANÇADAS:
(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).
(EF69AR32) Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.


GABARITO
1A / 2. A cor é o elemento principal da pintura. / 3. Sugestões de cores: branco, azul claro e verde claro. / 4D / 5C / 6D / 7C / 8A / 9D / 10. Resposta Pessoal.

Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

14 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. ADOREI AS AULAS, PRONTAS, GRATO

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, as atividades são ótimas.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado me ajudou foi muito rápido 😃🥰😘😘😘🥰🥰

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por disponibilizar. Excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  5. VOCES ESTÃO DE PARABÉNS CONTEÚDOS ATUALIZADOS MUITO BOM..

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, amo os materias desde site, obrigada !

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem