QUIZ DE CIÊNCIAS - O SOLO E SEUS ELEMENTOS

Prova online de Ciências sobre o Solo e Seus Elementos.

É necessário resolver todas as questões para gerar o resultado. Boa sorte!

Prova online de Ciências sobre o Solo e Seus Elementos

Exibir respostas somente após resolver todas as questões:

O solo é uma camada da superfície terrestre chamada chão ou terra. É sobre o solo que caminhamos, construímos nossas casas, estradas, entre outras atividades.Geralmente o solo é composto de:

Um dos aspectos que afetam o solo é a poluição. Marque a alternativa que só possui elementos que poluem o solo.

Observe: 

 O solo __________________ é formado por partículas pequenas e leves, por isso, tem a tendência de sofrer erosão (desgaste ou arrastamento da terra por ação da água, do vento, de transporte ou de outros agentes).

A opção que completa o texto acima é:

Leia com atenção o trecho abaixo: 

 A desertificação está relacionada com a perda da capacidade produtiva dos solos em amparar ecossistemas. Isto pode ocorrer por conta de mudanças de condições ambientais que podem ser naturais ou causadas pelas atividades humanas. 

 A desertificação dos solos por ações de queimada e desmatamento é causada principalmente por qual atividade econômica humana?

Sabemos que a Caatinga é um bioma totalmente brasileiro, que ocupa 10% do território nacional. São características próprias do solo desse bioma ser:

Os manguezais formam um importante ecossistema sendo encontrados em regiões costeiras, localizados às margens de baias, enseadas e desembocaduras de rios. O solo de um manguezal se caracteriza por ser:

A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do planeta que abriga a maior coleção de espécies da fauna e da flora. Entretanto, o solo que sustenta esse ecossistema é:

A desertificação é um processo de transformação dos solos de uma região em um deserto. Como consequência, esses solos:

Sobre o solo, assinale a alternativa FALSA:

As ocupações desordenadas de áreas urbanas para construção de moradias, com a destruição da vegetação e construção em encostas dos morros, expõem os solos às chuvas acentuando os riscos de:

Sua nota:

Você acertou de questões

Nível de aprendizagem:



2 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem