TUDO SALA DE AULA

DINÂMICAS DIVERTIDAS PARA O PRIMEIRO DIA DE AULA

Você já ouviu aquele ditado popular “a primeira impressão é a que fica”? Esse ditado tem muito a ver com a prática do professor no início do ano letivo. Além da necessidade de ele apresentar sua metodologia de ensino, receber os estudantes com uma atividade de descontração poderá contribuir para uma boa impressão de sua metodologia de trabalho. Por isso, apresentaremos as 4 melhores dinâmicas para o início do ano letivo.  

Dinâmicas para o primeiro dia de aula

 4 Dinâmicas divertidas para o primeiro dia de aula. 


1. QUEM É MEU PROFESSOR?



Esta dinâmica proporciona muita interatividade dos estudantes com o docente. Prepare algumas frases sobre você, dentre elas, algumas que sejam falsas. Disponha essas frases na lousa antes que os estudantes entrem, assim, você já estará mostrando-lhes o quanto você é criativo e organizado. 

Veja algumas sugestões de frases abaixo:

- Moro em outra cidade;
- Adoro chocolates;
- Curto animais;
- Sou exigente;
- Amo tecnologia;
- Tenho um ‘blog’;
- Algum aluno já reprovou em minha disciplina;
- Gosto de falar alto;
- Gosto de aplicar muita atividade;
- Facilito a aprendizagem;
- Prefiro o laboratório a biblioteca;
- Gosto de fazer competições;
- Adoro gincanas…
 
É interessante que cada frase seja colocada em um papel ofício e anexada na lousa. Após receber os estudantes, explique que existem frases verdadeiras e outras falsas sobre você. Peça a um estudante que escolha uma afirmativa e pergunte se é verdadeiro ou falso. Você responde, caso seja falso, retire a frase da lousa e a jogue fora, ficando apenas as afirmativas que realmente demonstram o tipo de professor que você é. Desse modo, você estará se apresentando de uma forma criativa e participativa. Não se esqueça de comentar sobre cada afirmação verdadeira. Boa dinâmica!

2. DESENHO COLETIVO



Esta dinâmica garante uma participação efetiva de todos os estudantes. Prepare uma folha ofício para cada um e peça para que disponha de uma caneta, não importando a cor da tinta. Após recebê-los, oriente-os que eles vão colaborar para a construção do sonho de cada colega. Organize os estudantes em um grande círculo e use um relógio para marcação do tempo. Avise-os que eles vão iniciar um desenho que representa o seu atual sonho para este novo ano letivo. O desenho tem que ser livre, cada um deve decidir o que fará.


Com folha e caneta, oriente-os que eles iniciarão o desenho. Antes, peça para colocarem os seus nomes na parte superior da folha. Marque 45 ou 60 segundos como tempo máximo para isso. Eles não precisam se apressar para concluir, basta iniciar. Após esse tempo, eles deverão entregar a folha para o colega à sua direita e receber o desenho do colega à esquerda. Agora, você define um tempo de 10 a 15 segundos para que o colega continue o desenho do outro, após esse tempo, a prática se repete: entrega ao colega do lado direito e recebe o do lado esquerdo. Você pode bater palmas para indicar que é hora de mudar. Esse processo só finaliza quando cada estudante recebe o seu próprio desenho.

Agora é o momento para que cada aluno observe seu desenho e veja se o sonho inicialmente pensado está sendo ainda representado. É um momento muito importante para uma reflexão sobre os sonhos dos estudantes. Discuta com eles sobre a relevância da coletividade na construção dos nossos desejos. Fale também da importância de amigos e familiares nesse processo, esclareça que nada conseguimos sozinho, mas sim, com a ajuda de outros. Sucesso nesta atividade!
 

3. HISTÓRIA DE TODOS



Esta dinâmica busca desenvolver a criatividade e o raciocínio lógico de forma lúdica, favorecendo o envolvimento dos estudantes.

Com antecedência, prepare uma caixa (pode ser de sapato) com alguns objetos dentro, como, por exemplo: sabonete, pente, tesoura, vidro de remédio, escovão, pão, caneta, celular, copo, garrafa, bombom, caixa de fósforos, dentre outros… use sua criatividade!

Após se apresentar aos estudantes, oriente-os que você aplicará uma dinâmica que precisará de alguns deles para participar, de preferência, em pé e na frente de todos. Escolha uns cinco alunos. Explique aos participantes que eles falarão sobre o que esperam do novo ano letivo ou contar uma história que marcou sua vida, um de cada vez. Explique-os que deverão introduzir à fala o objeto que será retirado da caixa. Assim que um participante iniciar, retire um objeto e espere que durante sua fala coloque o nome desse objeto em seu discurso, assim que conseguir, apresente o próximo. Decida o tempo de cada um ou pela quantidade de objetos (quatro ou cinco para cada participante).

Ao final da dinâmica, peça para os demais estudantes escolherem aquele mais criativo em sua fala e entregue um pequeno brinde para ele ou para todos os participantes. Reflita com seus estudantes que a nossa vida é repleta de situações inesperadas e precisamos ter resiliência para nos adaptar com situações diversas. Convide seus alunos a falarem sobre essas mudanças repentinas que ocorrem no cotidiano. Boa dinâmica!

 

4. CAÇA-AUTÓGRAFOS


Considero como uma das melhores dinâmicas para causar descontração e engajamento dos estudantes.

Entregue uma folha para cada aluno e peça que peguem uma caneta para participar da atividade. Oriente-os que coloquem seus nomes e faça um círculo sobre ele para diferenciá-los das outras assinaturas. O nome de identificação ajudará no caso de algum aluno perder a folha durante a aplicação.

Peça a todos que fiquem em pé. Explique-os que assim que o tempo iniciar, eles deverão andar pela sala e pedir autógrafos aos alunos que também estão pedindo. Estabeleça um tempo de dois minutos ao som de uma música bem alegre. Vence o estudante que conseguir o maior número de assinaturas dos colegas.

Ao final, reflita com seus alunos sobre a importância da ajuda mútua para se alcançar um objetivo. Essa interação nos ensina que o coletivo é muito mais aprazível que o individual.   Boa dinâmica!


Equipe Tudo Sala de Aula

2 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. Pessoal, Bom diaaaa. Sou esposa do Prof. Deytivan Oliveira Cardoso, ele é deficiente visual total, professor de Historia. Estamos casados há 8 meses, e eu estou entrando nesse mundo da educação para o auxiliar. Estou acessando o bog pela primeira vez e estou amando, achai muito bom e acredito que irá auxiliar meu esposo em muitas aulas e atividades. Parabéns por este espaço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bom dia! Muito feliz por seu comentário. Feliz também por você auxiliar seu esposo diante da sua dificuldade. Deus abençoe ricamente sua família. Obrigado!

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem