ATIVIDADE DE ARTE - TEATRO DE BONECOS - COM TEXTO E GABARITO - ANOS FINAIS

Atividade de arte sobre o teatro de bonecos com texto para interpretação para o 6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano.


TEMA: TEATRO DE BONECOS
 

Você curte desenhos ou filmes de animação? Já percebeu que esses personagens animados vivem em um mundo de sonhos onde tudo é possível? Você já assistiu a uma apresentação de teatro de bonecos?  O teatro de bonecos é muito fascinante porque a cena geralmente acontece bem diante dos nossos olhos, ao vivo e a cores. Quando entram em cena bonecos no lugar de atores, nos colocamos numa relação diferenciada com o personagem, nos encantamos com as inúmeras possibilidades criativas que o homem tem em criar bonecos das mais variadas formas e extrapolar os limites do possível em cena.

A ORIGEM

O Teatro de Bonecos surgiu há muito tempo no Antigo Oriente, entretanto, existem relatos que esse tipo de arte já tenha sido praticado pelos primitivos, pois foram encontrados desenhos nas paredes de cavernas que indicavam essa arte. Desde então, o homem não estagnou seu impulso criativo. Logo, surgem os bonecos moldados com barro, dotados de recursos artesanais e fantásticos. Eles eram criados com tamanha perfeição que se tornavam idênticos aos seres vivos, muitas vezes inspirados realmente em personagens reais. Evidências revelam que os egípcios utilizaram figuras de madeira operadas por barbantes para contar, possivelmente, histórias religiosas.

O TEATRO

O teatro de bonecos, de marionetes ou de fantoches, como hoje conhecemos, surgiu na Itália, no século XVII, porém, algo semelhante já era realizado desde a Grécia Antiga. Os fantoches, também conhecidos como bonecos de luva, são feitos com feltro ou outro tipo de material que o artista veste na mão. 
 

Nessa categoria de arte, o boneco ganha existência nos palcos por meio do movimento das mãos do ator que o manipula e narra as histórias criativamente, com muita magia e sedução. Essas apresentações culturais possuem um alto potencial educativo, podendo se converter em um poderoso instrumento nas mãos de um bom educador. As mãos, os pés e a cabeça dos bonecos são presos por cordões a uma cruzeta, onde os bonequeiros seguram para movimentá-los. Cada fio é responsável pelos movimentos de um dos membros da marionete.


BUNRAKU

Bunraku é um teatro profissional de bonecos do Japão, criado no século XVII. Foi um entretenimento de rua, onde uma única pessoa manipulava os bonecos com as duas mãos, num palco que consistia numa caixa pendurada em seu pescoço. Hoje, a técnica do Bunraku consiste em três ou mais bonecos, manipulados por várias pessoas vestidas de preto para se confundirem com o fundo preto.

O TEATRO DE BONECOS NO BRASIL
 

No Brasil, o teatro de bonecos surgiu no tempo dos Vice-reis (governadores e representantes do rei numa província), sendo muito apreciados por essas autoridades. No Nordeste, o teatro de bonecos ganhou destaque, principalmente, em Pernambuco, onde até hoje é tradição. É o teatro Mamulengo, rico em situações cômicas e satíricas, que se difundiu por todo o país por intermédio de artistas mambembes (artistas amadores que percorriam cidades do interior).

CONCLUSÃO

O teatro de bonecos é considerado a arte de “dar vida” a seres inanimados fazendo com que esses exponham atitudes humanas em cenas. Desse modo, o teatro cumpre sua função artística, como uma crítica ou exposição da realidade da sociedade.

Texto: Tudo Sala de Aula

 

ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. Qual das imagens a seguir está relacionada ao tema da aula?


2. O Teatro de Bonecos pode ser definido como:
a) um entretenimento voltado ao público infantil.
b) uma forma de animar e comunicar ideias.
c) um recurso utilizado apenas por animadores de festa.
d) uma linguagem teatral nova criada no século XXI.

3. Segundo o texto, por que o público tem uma relação diferenciada com o boneco durante uma apresentação?
_________________________________


4. A pessoa responsável em dar vida ao boneco, produzindo seus movimentos, é chamada de:
a) encenador.
b) dublador. 
c)  bonequeiro.
d) animador.

5. Existem registros que, nos primórdios do teatro de bonecos, ele era utilizado para:
a) contar histórias religiosas.
b) divulgar festas e eventos.
c) narrar os fatos cotidianos.
d) entreter e animar crianças.

6. Como foram feitos os primeiros bonecos para serem utilizados em peças teatrais?
___________________________________

7. O Bunraku é um Teatro profissional de Bonecos do Japão, criado no século XVII, para:
a) crianças.
b) jovens.
c) adultos.
d) todas as idades.

8. Como são chamados os bonecos manipulados pelas mãos sem a utilização de cordões?
a) Fantoches.
b) Marionetes.
c) Dedoches.
d) Mamulengos.

9. Assinale a afirmativa FALSA:
a) O teatro de bonecos também pode ser realizado por pessoas fantasiadas.
b) O teatro mamulengo é rico em situações cômicas e satíricas.
c) O teatro de bonecos é a arte de dar vida a seres inanimados.
d) O teatro de bonecos cumpre sua função artística de criticar. 

10. Explique como o teatro de bonecos é realizado pelo ator-manipulador causando animação.
________________________________





Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!





HABILIDADES BNCC ALCANÇADAS:
(EF69AR28) Investigar e experimentar diferentes funções teatrais e discutir os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo.
(EF69AR30) Compor improvisações e acontecimentos cênicos com base em textos dramáticos ou outros estímulos (música, imagens, objetos etc.), caracterizando personagens (com figurinos e adereços), cenário, iluminação e sonoplastia e considerando a relação com o espectador.
(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.


GABARITO
1B / 2B / 3. Porque entram em cena bonecos no lugar de atores, nos encantamos com as inúmeras possibilidades criativas que o homem tem em criar bonecos das mais variadas formas e extrapolar os limites do possível em cena. / 4C / 5A / 6. Os bonecos eram moldados com barro, dotados de recursos artesanais e fantásticos. / 7D / 8A / 9A / 10.  As mãos, os pés e a cabeça dos bonecos são presos por cordões a uma cruzeta, onde os bonequeiros seguram para movimentá-los. Cada fio é responsável pelos movimentos de um dos membros da marionete.

Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem