SIMULADÃO ONLINE DO SAEB 2021 - 5º ANO - LÍNGUA PORTUGUESA

Prova online preparatória para o Saeb 2021.  


É necessário resolver todas as questões para gerar o resultado. Boa sorte!


Exibir respostas somente após resolver todas as questões:

Leia o Texto

PRINCESA NENÚFAR ELFO-ELFA

    Nasceu já bem pálida, de olhos claros e cabelos loiros, quase brancos. Foi se tornando invisível já na infância e viveu o resto da vida num castelo mal- assombrado, com fantasmas amigos da família. Dizem que é muito bonita, mas é bem difícil de se saber se é verdade.

A opinião das pessoas sobre a princesa é de que ela

leia o Texto.

O GALO CANTOR

Era uma vez, um galo conhecido por sua arrogância. Costumava demonstrar força ao raiar do sol , quando cantava bem alto, de modo a superar, no timbre e no tempo, o canto dos companheiros. Erguia a crista, estufava o peito e permanecia assim por horas. As galinhas olhavam compreensivas, apesar de um tanto entediadas com a repetição diária do presunçoso rito. Certo dia, chovia muito. O galo estufou o peito, ergueu a crista e cantou como sempre. Os outros galos se calaram. Não demorou, e a garganta do arrogante cantor se inflamou gravemente. Ele encolheu, ficou muito gripado e, afinal, teve uma forte pneumonia que emudeceu suas cordas vocais. Não pode mais cantar. Um gambá, que sempre passava por ali, comentou: — Era só voz o grande galo? Nada aprendeu nesse tempo de domínio? As galinhas se calaram. . Moral da História: A arrogância é amiga da estupidez.

Nesse texto, a frase ― “Era só voz o grande galo?” foi dita:

Leia o Texto.

BRIGADEIRÃO BRANCO

Ingredientes
200 gramas de chocolate branco picado
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
4 ovos

Modo de preparar
Picar o chocolate branco e levar ao micro-ondas para derreter em potência média por 3 minutos. Retirar do forno e misturar bem para acabar de derreter. Juntar todos os ingredientes no liquidificador. Bater bem e despejar em uma forma untada com manteiga. Cozinhar em potência alta de 7 a 8 minutos. Depois que amornar, deixar na geladeira até o momento de servir.

Esse texto é

Leia o Texto. 

No trecho “Se a gente bobear, ela volta.”, a palavra ela substitui a palavra

Leia os Textos. 

Ao compararmos os dois convites notamos que são diferentes porque

Leia o Texto.

A MENINA E O LOBO

    Certo dia, a mãe de uma menina mandou que ela levasse um pouco de pão e de leite para sua avó. Quando a menina ia caminhando pela floresta, um lobo aproximou- se e perguntou-lhe para onde se dirigia.
– Para a casa de vovó – ela respondeu.

A personagem que se aproxima da menina na floresta é

Leia o Texto.

QUADRINHOS VERDES

    Conheça Animalândia, a fantástica terra onde todos os bichos são vegetarianos e conversam com o homem sobre a importância da preservação do meio ambiente!
    Este foi o sonho de Florinha. Ela resolveu contá-lo durante a aula e a professora aproveitou para falar sobre ecologia e preservação com toda a turma. Aposto que você também vai adorar!

Nesse texto, o trecho que apresenta uma opinião do autor é:

Leia os textos.

Texto 1

Boitatá

Dizem que é uma cobra de fogo que vive nas matas. É protetora da natureza e ataca qualquer um que queime os campos ou mate animais sem necessidade. Nos estados do Nordeste, o boitatá é conhecido também como “fogo que corre”.

Texto 2

Curupira

De acordo com a tradição popular, o Curupira é um menino índio bem cabeludo que protege os animais e as matas. Seus pés são virados para trás e por isso deixa rastros que enganam os caçadores. Quando eles pensam que ele foi em uma direção, na verdade foi na direção oposta.

Os dois textos descrevem

Leia o texto

O PATO

        Lá vem o pato
        Pata aqui, pata acolá
        Lá vem o pato
        Para ver o que é que há.
        O pato pateta
        Pintou o caneco
        Surrou a galinha
        Bateu no marreco
        Pulou do poleiro
        No pé do cavalo
        Levou um coice
        Criou um galo
        Comeu um pedaço
        De jenipapo
        Ficou engasgado
        Com dor no papo
        Caiu no poço
        Quebrou a tigela
        Tantas fez o moço
        Que foi pra panela.

No trecho “Tantas fez o moço ...”, a palavra grifada se refere

Leia o Texto. 

O espetáculo inédito do Circo Doce Mel vai iniciar

Leia o texto.

FEIJOADA

    Nasceu nas senzalas que abrigavam os escravos no Rio de Janeiro no final do século XIX. Quando os nobres matavam um porco, os restos indesejados – pés, orelhas, rabo e tripas – eram dados aos escravos. Eles misturavam tudo isso ao feijão durante o cozimento e colocavam farinha assada por cima antes de comer.

A finalidade desse texto é:

Leia o Texto. 

O folheto publicitário faz parte de uma campanha com o objetivo de

Leia o texto

O LOBO E A OVELHA

    Um lobo, muito ferido devido a várias mordidas de cachorros, descansava doente e bastante alquebrado em sua toca. Como estava com fome, ele chamou uma ovelha que passava ali perto, e pediu-lhe para trazer um pouco da água de um riacho que corria ao lado dela.
    Assim, falou o lobo: ― “se você me trouxer água, eu ficarei em condições de conseguir meu próprio alimento.” ― “Claro!” respondeu a ovelha. ― “Se eu levar água para você, sem dúvida eu serei esse alimento.”

Qual é a frase que apresenta uma opinião de um dos personagens do texto?

Leia os textos.

Texto 1

Rubinho a mil por hora

Desde criança Rubens Barrichello é louco por corrida. Aos seis anos já voava nas pistas de kart. Depois passou rápido pela Fórmula Ford, Fórmula Opel, Fórmula 3 e Fórmula 3000. Não parou por aí. Foi o mais jovem piloto da história a entrar para a Fórmula 1, quando tinha apenas 20 anos.

Texto 2

Vencer ou vencer

Ayrton Senna sempre fez tudo muito rapidinho. Aos quatro anos ganhou o seu primeiro kart. Aos dez já pilotava no Autódromo de Interlagos. Quando tinha 31 anos, era o mais jovem tricampeão da história da Fórmula 1. Vencer ou vencer era o seu lema.

Esse dois textos

Leia o Texto.

GRANDES RIOS BRASILEIROS

O Brasil é um país de sorte pois tem grandes rios. No entanto, eles estão todos doentes, em maior ou menor grau. Lixo, resíduos químicos e esgotos são lançados nos rios, diariamente, poluindo-os.

No trecho “...eles estão todos doentes...”, a palavra eles substitui a palavra

Sua nota:

Você acertou de questões

Nível de aprendizagem:

Participe! Deixe um comentário!

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem