ATIVIDADE SOBRE A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA - COM TEXTO E GABARITO

Atividade de história sobre a proclamação da república para o 4º ano, 5º ano e 6º ano.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.
 

TEMA: A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

A Proclamação da República aconteceu em 15 de novembro de 1889. Um dia memorável, pois a Monarquia chegava ao fim e a Era Republicana se iniciava em nosso país, instaurando um regime presidencialista. Marechal Deodoro da Fonseca foi o primeiro presidente do Brasil. A Primeira República foi o período da história do Brasil que se estendeu da Proclamação da República em 15 de novembro de 1889 até a revolução de 1930. 
 

O brasão nacional é um dos mais importantes símbolos oficiais da República brasileira. O símbolo acima foi criado sob encomenda de Marechal Deodoro da Fonseca.


Mas, afinal de contas, o que é uma República? O que significa dizer que, atualmente, vivemos em um regime republicano?

A partir de 1889, o Brasil deixou de ser um país monárquico e passou a ser um país republicano, onde os governantes passaram a ser eleitos periodicamente pelo voto. O Brasil já teve 37 pessoas que exerceram a chefia de governo e de estado da nação desde a Proclamação da República até os dias atuais. Atualmente, o presidente é Jair Bolsonaro, sendo o 38º presidente do Brasil eleito pelo voto popular. Após a proclamação da república em 1889, grandes transformações ocorreram no Brasil, especialmente na industrialização e urbanização, que levaram ao nascimento de novos movimentos e a entrada em cena de novos atores sociais, como operários e militares. Portanto, a República é caracterizada como uma forma de governo onde o Chefe de Estado é eleito pelos representantes dos cidadãos ou pelos próprios cidadãos, e exerce a sua função durante um tempo limitado.

A HISTÓRIA

A Proclamação da República representou o fim do Brasil Império que durara quase 70 anos. Dom Pedro II, que era o imperador, foi deportado do Brasil com a sua família para a Europa na madrugada do dia 17 de novembro. A Proclamação da República sobreveio porque a elite estava insatisfeita com o reinado de D. Pedro II. Marechal Deodoro da Fonseca era o principal chefe do exército brasileiro quando foi escolhido para liderar um grupo de militares que prepararam um levante militar. Deodoro estava doente e não sabia que o objetivo principal dos militares era derrubar a monarquia, já que ele era amigo do então imperador Dom Pedro II. Somente depois, após chegar em sua casa, que vários políticos insistiram que assinasse um documento declarando o fim da monarquia. Marechal Deodoro assinou a moção da república e passou a ser o Chefe Provisório do governo brasileiro. 
 

O Marechal Deodoro estabeleceu os símbolos da República como a Bandeira do Brasil, o Hino Nacional brasileiro e também a política nacional. Esse período ficou conhecido como República da Espada, pois o Brasil foi governado por Marechal Deodoro da Fonseca e, depois, por Floriano Peixoto, dois militares. Foi nessa época que houve alguns avanços importantes no Brasil, como: a separação entre Estado e Igreja, a promulgação da nova Constituição de 1891 e o sufrágio universal masculino (direito de o homem votar). É importante ressaltar que o café continuava sendo na Primeira República o mais importante produto de exportação do Brasil.




CONCLUSÃO

Portanto, no dia 15 de novembro é comemorado no Brasil o dia da Proclamação da República. Um evento histórico, pois a monarquia foi derrubada no país e a república foi instaurada. Logo, a forma republicana de se governar garante que a população tenha, por meio do seu voto, autonomia para participar e decidir os rumos do país, sendo um fator importante para a consolidação da democracia.

Texto: Tudo Sala de Aula



ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU


1. Que tipo de poder antecedeu a Era Republicana?
_______________________________________

2. Qual o primeiro presidente do Brasil que foi responsável pela Proclamação da República ocorrida em 15 de novembro de 1889?
_______________________________________

3. Como é chamado a forma de governo onde o Chefe de Estado é eleito pelos representantes dos cidadãos ou pelos próprios cidadãos, e exerce a sua função durante um tempo limitado?
a) Imperialismo.
b) Ditadura.
c) Monarquia.
d) República.

4. A partir de 1889, o Brasil deixou de ser um país monárquico e passou a ser um país republicano, onde os governantes passaram a ser eleitos. Que ferramenta é importante para a consolidação de uma República? 
a) O exército.
b) O presidente.
c) O voto.
d) O parlamentar.

5. Encurralado e temendo que o país se enfiasse em uma guerra civil, o presidente Deodoro da Fonseca acabou renunciando em 23 de novembro de 1891. Quem governou em seu lugar?
_______________________________________

6. O período republicano que se estende de 1889 a 1894 é conhecido como República da Espada. Por que esse período recebeu esse nome?
_______________________________________




7. Segundo o texto, que avanços importantes ocorreram na República da Espada?
_______________________________________

8. NÃO é uma característica de uma República:
a) poder centralizado.
b) tempo político limitado.
c) participação popular.
d) garantia constitucional.

9. Durante a Primeira República (1889-1930), qual foi o principal produto da economia brasileira?
a) Pau-Brasil.
b) Cana-de-açúcar.
c) Café.
d) Borracha.

10. Observe as imagens abaixo e assinale a afirmação que melhor representa a República.


a) A sucessão da República pode acontecer no Brasil através do parentesco e da amizade
b) A República não é o governo de um só. No Brasil, por exemplo, existem dois presidentes.
c) No Brasil, os governantes são eleitos periodicamente pelo voto, tendo a sua chefia uma duração limitada.
d) No Brasil, o Presidente da República desempenha o seu cargo por toda a vida.

11. Conforme o texto, o que garante à população a forma republicana de governar?
_______________________________________

12. Liste três assuntos que você aprendeu na aula de hoje.
_______________________________________



Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO.






GABARITO
1. A Monarquia. / 2. Manuel Deodoro da Fonseca. / 3D / 4C / 5. Floriano Vieira Peixoto. / 6. Porque nesse período o Brasil foi governado por dois militares: Marechal Deodoro da Fonseca Floriano Peixoto. / 7. A separação entre Estado e Igreja, a promulgação da nova Constituição de 1891 e o sufrágio universal masculino (direito de o homem votar). / 8A / 9C / 10C / 11. Garante que a população tenha, por meio do seu voto, autonomia para participar e decidir os rumos do país. / 12. Resposta Pessoal.

Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

4 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. ESSE SITE É MARAVILHOSO, TUDO O QUE PROCURO, ENCONTRO AQUI. TUDO PEDAGOGICAMENTE ALINHADO. PARABÉNS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, quão felizes ficamos em ler seu comentário. Muito obrigado! Grato.

      Excluir
  2. parabéns! Gostei muito da atividades vou utilizar com meus alunos.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem