Atividade de português sobre o gênero piada para o 1º ano do ensino fundamental.
Download e palnejamento do conteúdo disponíveis no final da publicação
LEIA O TEXTO E RESOLVA ÀS QUESTÕES:
DUAS FORMIGAS JAPONESAS SE ENCONTRARAM E PARARAM PARA CONVERSAR:
– OI, QUAL SEU NOME?
– FU.
– FU O QUÊ?
– FU MIGA!
1. ESSE TEXTO É:
A) UMA RECEITA.
B) UMA TIRINHA.
C) UMA PIADA.
D) UMA POESIA.
2. O TEXTO ACIMA SERVE PARA
A) ANUNCIAR.
B) INFORMAR.
C) ENSINAR.
D) DIVERTIR.
3. QUAL PALAVRA DO TEXTO REPRESENTA UM CUMPRIMENTO?
4. RETIRE DO TEXTO UMA FRASE INTERROGATIVA.
5. CIRCULE A LETRA INICIAL DO NOME DE UMA DAS PERSONAGENS E DEPOIS ESCREVA UMA PALAVRA QUE COMEÇA COM ESSA LETRA.
G A M F
6. ORGANIZE AS LETRAS E FORME PALAVRAS DO TEXTO:
7. DE ACORDO COM O TEXTO, O QUE AS FORMIGAS FIZERAM?
A) FORAM BRINCAR NA FLORESTA.
B) PARARAM PARA CONVERSAR.
C) DANÇARAM ATÉ CANSAR.
D) COMERAM FOLHAS.
8. QUE TÍTULO VOCÊ DARIA PARA O TEXTO?
9. LEIA A FRASE ABAIXO:
– OI, QUAL SEU NOME?
O QUE O TRAVESSÃO NO COMEÇO DA FRASE INDICA?
10. SEPARE AS PALAVRAS DAS FRASES ABAIXO:
AFORMIGACORTAAPLANTA.
AFORMIGAGOSTADEPASSEAR.
11. SEPARE AS SÍLABAS DAS PALAVRAS:
+ Conteúdos de Português para o 1° ano
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Gênero piada.
Objetivo da Aula: Apresentar aos alunos o gênero piada, explorando suas características e a utilização do humor na linguagem.
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Redação Tudo Sala de Aula
O Tudo Sala de Aula é composto por especialistas dedicados à produção de conteúdos educacionais de qualidade.
Muito obrigada pela contribuição. Gostei muito do formato das atividades que estão de acordo com as provas que vêm do estado para trabalhar com as crianças (CAED).
Ficamos imensamente felizes em poder ajudar você e muito obrigado pelo seu feedback!