ATIVIDADE DE ARTE - A FOTOGRAFIA - COM TEXTO E GABARITO - ANOS FINAIS

Atividade de arte sobre fotografia para o 6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

TEMA: A FOTOGRAFIA


Você já pensou quantas coisas uma fotografia pode representar para uma sociedade? A fotografia é considerada mais do que um simples registro, é um bem precioso, principalmente ao estar relacionada a um fato histórico. Ela nos ajuda a entender o mundo em diversas óticas.  Desse modo, a fotografia tem um papel social importante enquanto arte, pois abrange várias áreas da vida e do dia a dia das pessoas, sendo um mecanismo que permite registrar os acontecimentos. Hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre a Fotografia.
 
SUA HISTÓRIA

A fotografia não surgiu de um dia para o outro. Foram anos de pesquisas e descobertas! O primeiro registro fotográfico foi realizado em 1826, pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, todavia, o desenvolvimento da fotografia não pode ser atribuído apenas a uma pessoa. Várias descobertas ao longo dos anos foram aprimoradas para ser possível desenvolver a fotografia como hoje conhecemos. A palavra fotografia significa “pintar com luz”, pois é um processo de captação e alteração da luz em imagem. A primeira fotografia não foi assim tão rápida e nem com alta qualidade como hoje conhecemos. Para conseguir esse resultado, o inventor dispôs uma folha de estanho com cobertura de betume durante oito horas seguidas em frente de uma janela. Ao final do processo, a imagem preto e branco estava gravada na chapa.
 

Somente depois de muitas descobertas e testes que a fotografia colorida passou a fazer parte da sociedade. A partir de 1907, o filme fotográfico colorido passou a ser introduzido no mercado. Ele era baseado em pontos tingidos de extrato de batata. A Kodak foi a primeira empresa a comercializar produtos e equipamentos fotográficos, ajudando a popularizar ainda mais a fotografia.


ARTE E FOTOGRAFIA

A arte ocorre quando uma pessoa realiza uma produção que seja possível expressar suas ideias e sentimentos, ou quando essa produção pode ser objeto de observação e de reflexão para quem a contempla. A Fotografia fortalece essa habilidade de despertar emoções, ideias e a sensibilidade das pessoas, agindo como elemento artístico e também como meio individual de expressão. Entretanto, ela, apesar de mostrar uma forma individual de ver o mundo, possui um papel social ainda maior, servindo como forma de registro da História da Humanidade. Logo, quando fazemos uma foto, por mais que ela constitua o olhar de uma pessoa diante do mundo, ela está fazendo um registro do todo, de uma época, de lugares, de pessoas. Desse modo, a fotografia é arte em sua forma de construção, em sua capacidade de ser apreciada e no seu papel social de registro e participação no mundo.

CONCLUSÃO

A fotografia vai além do que costumamos ver nela. Ela transmite ideias, sensações e sentimentos únicos nas pessoas, o que a torna uma forma de expressão artística. Ela apresenta uma existência tão marcante que seu papel na vida social pode ser percebido sem dificuldades. Arnold Newman escreveu: “A máquina fotográfica é um espelho dotado de memória, porém incapaz de pensar”. Portanto, a foto é a testemunha ocular do fato, é a existência contida na imagem comprovando o que realmente ocorreu naquele instante.

Texto: Tudo Sala de Aula


ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. Sobre a fotografia, assinale a afirmativa FALSA:
a) A luz é um dos elementos fundamentais para a construção de uma fotografia.
b) A fotografia pode ser considerada um bem precioso de toda uma comunidade.
c) A arte de fotografar é uma criação coletiva, mas que só envolve o individual.
d) Ela é uma produção na qual o artista busca expressar suas ideias e sentimentos.


2. Por que a fotografia tem um papel social importante na humanidade?
_____________________________

3. A fotografia é capaz de transmitir todos os elementos abaixo, EXCETO:
a) ideias.
b) sentimentos.
c) som.
d) emoções.

4. Observe a imagem e resolva à questão:
 

Um elemento importante nessa fotografia é:
a) a luz
b) o vento
c) o movimento.
d) a cor.

5. Observe a fotografia que mostra o atentado terrorista às Torres Gêmeas nos EUA em 2001 e resolva à questão:
 

Um dos objetivos da fotografia é o registro do que o olhar pode ver, e, para tal exercício, a fotografia usa a linguagem:
a) verbal.
b) escrita.
c) sonora.
d) visual.

6. No contexto técnico e etimológico o que significa fotografia?
______________________________

7. Para conseguir realizar o primeiro registro fotográfico, o que o inventor francês propôs a fazer depois de muitas tentativas e finalmente conseguir a primeira fotografia que se tem notícia?
______________________________


8. Eastman foi o fundador da primeira empresa a fornecer equipamentos fotográficos à Kodak. A partir da comercialização de equipamentos que poderiam ser usados por qualquer um, sem grandes dificuldades, começou a popularização da fotografia. Para expor esse avanço, o slogan da Kodak era:
a) A fotografia ilumina a sua vida.
b) Você aperta o botão e nós fazemos o resto.
c) Câmeras Kodak: o mundo em suas mãos.
d) É tão simples fotografar que todo mundo vai querer.

9. Observe as imagens e resolva à questão:


Qual é a principal diferença entre uma foto tirada em preto e branco e uma foto colorida?
a) A foto colorida mantém vestígios das cores preto e branco, não ficando bonita.
b) A foto originalmente preto e branco perde pixels quando é passada para o formato colorido.
c) A foto em preto e branco ao ser transformada em colorida, ganha textura que impossibilita a impressão.
d) O contraste preto e branco oculta as demais cores, possibilitando perda de detalhes.

10. A Fotografia pode ser considerada uma forma de expressão artística porque:

I – É capaz de transmitir as ideias e sentimentos de quem a produz;
II – Desperta a apreciação das pessoas;
III – Provoca a sonoridade de quem aprecia.

Assinale a que apresenta a afirmativa correta, em relação às frases acima:
a) Somente a I é verdadeira.
b) Todas são falsas.
c) Somente I e II são verdadeiras
d) Todas são verdadeiras.

11. Observe a imagem abaixo e resolva à questão. 
 

A fotografia é uma forma de expressão que trabalha o lado pessoal do indivíduo. Além de funcionar como meio de expressão, ela também desperta sentimentos em quem a aprecia. A imagem de Almeida Júnior acima revela principalmente um sentimento de:
a) saudade.
b) esperança.
c) raiva.
d) felicidade.

12. A Fotografia é uma forma de interação do indivíduo com o mundo. Ao fotografar, a pessoa visualiza um cenário e a interação dele com suas ideias. Alguns dos elementos que se mostram presentes nessa relação entre o indivíduo e o mundo são:

I – Situações e pessoas;
II – Objetos e cenários;
III – Luminosidade e enquadramento.

Marque a opção CORRETA em relação aos elementos acima:
a) Apenas a opção I traz elementos presentes nessa relação. 
b) Apenas as opções I e III trazem elementos presentes nessa relação.
c) Nenhum dos elementos citados faz parte da relação foto/indivíduo/mundo.
d) Todas as opções trazem elementos que compõem a relação citada.


Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO.



HABILIDADES BNCC ALCANÇADAS NESTA ATIVIDADE
(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).
(EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.




GABARITO
1C / 2. Porque abrange várias áreas da vida e do dia a dia das pessoas, sendo um mecanismo que permite registrar os acontecimentos. / 3C / 4A / 5D / 6. Significa “pintar com luz”, pois é um processo de captação e alteração da luz em imagem. / 7. Dispôs uma folha de estanho com cobertura de betume durante oito horas seguidas em frente de uma janela. Ao final do processo, a imagem preto e branco estava gravada na chapa. / 8B / 9D / 10C / 11A / 12D.

Participe! Deixe um comentário!

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem