Atividade de Educação Física - A Capoeira – Com texto e gabarito – Anos Finais

Atividade sobre a capoeira com interpretação de texto para o 6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.


TEMA: A CAPOEIRA

A identidade do ser humano se inicia a partir da interação do meio em que vive, uma construção que ocorre em razão das diferenças culturais. A cada experiência vivida, a cada problema enfrentado, estamos enriquecendo o nosso processo de construção cultural. Hoje, vamos aprender sobre a capoeira e sua história. Com isso, conheceremos também a história do Brasil e de como os negros, através da sua cultura, contribuíram para a construção da identidade do povo brasileiro.

O QUE É A CAPOEIRA?

Segundo o site UOL, a “capoeira é uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Caracteriza-se por movimentos ágeis e complexos, onde são utilizados os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos.” A palavra capoeira se refere às áreas de mata rasteira do interior brasileiro.  Ela foi criada no século XVII pelos africanos e se difundiu por todo o Brasil. Atualmente, é considerada um dos maiores símbolos da cultura do nosso país. 

SUA HISTÓRIA

A capoeira surgiu no Brasil durante a escravidão. Muitos negros foram trazidos da África e obrigados a trabalhar nos engenhos de cana-de-açúcar, nas casas dos senhores de engenhos, como também nas fazendas de café. O escravo negro não tinha nenhum direito. Ele apenas trabalhava e ainda assim era muito castigado. Foi nesse ambiente hostil que nasceu a capoeira, em meio a um espírito de camaradagem entre os escravos.  Através da música, do batuque, da dança e das histórias contadas nas rodas, a identidade africana crescia em terras brasileiras. Era um momento de alegria, um dos poucos que ainda lhes restava. Desse modo, a capoeira surgiu entre os escravos como um grito de liberdade, sendo uma forma de luta e de resistência.

FUNDAMENTOS

Os cantos da capoeira narram as histórias sofridas durante a escravidão. A cultura negra trouxe o batuque, os instrumentos musicais e o gingado, que tornam esse povo único. Com os escravos vieram ainda a religião, os trajes típicos, a sua culinária e a sua língua. Existem algumas regras muito observadas durante a sua prática que são:  respeitar o mestre e agir com disciplina, obedecer ao comando do berimbau durante a prática, não perder os movimentos do parceiro de vista, zelar pela segurança de todos os participantes e jamais utilizar os conhecimentos adquiridos com a prática para integrar brigas de rua. Os seus principais instrumentos utilizados na prática são o berimbau, o atabaque, o pandeiro, o agogô e o reco-reco.




TIPOS DE CAPOEIRA

Os dois principais tipos de capoeira são Angola e Regional. Angola é vista como a capoeira antiga, é o estilo mais próximo dos antigos negros escravos. Seu jogo é mais lento, com muita malemolência (faz que vai, mas não vai). Ela é considerada uma capoeira menos agressiva e de golpes baixos, tendo as mãos no chão como base. Seu primeiro grande mestre foi o Mestre Pastinha. Já a capoeira regional tem como característica movimentos rápidos. Seu primeiro mestre foi o Mestre Bimba, que trouxe para a capoeira uma metodologia, criando sequências de golpes e de ensino, tentando dar ao esporte uma característica mais de luta do que de dança, incorporando novos golpes. 

CONCLUSÃO

Atualmente a capoeira é uma das expressões culturais mais conhecidas no Brasil. Em 2014, a capoeira recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. No dia 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra, dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. Quem pratica capoeira aprende a lutar, a jogar, a cantar e também a tocar os seus instrumentos típicos. Uma baiana chamada Ru Aisó escreveu: "Quem pratica capoeira, nunca é órfão, afinal temos uma eterna família. Meu Mestre: um pai, a Capoeira: uma mãe, os grupos do Brasil e do mundo, meus e seus irmãos."

Texto: Tudo Sala de Aula


ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. Segundo o texto, como surge a cultura de um povo?
______________________________________

2. Os escravos africanos foram os introdutores da Capoeira no Brasil. Quando fugiam e eram acuados pelos seus perseguidores, utilizavam os golpes de capoeira 
a) como arma de defesa.
b) para divulgar sua cultura.
c) para mostrar um jogo atlético.
d) como forma de mostrar superioridade.

3. Observe as imagens abaixo que mostram alguns golpes de luta. Identifique aquela que revela uma prática da capoeira.



4. NÃO é uma característica da capoeira:
a) os movimentos rápidos e ágeis.
b) os elementos ginástico-acrobáticos.
c) os golpes de punhos e cotovelos.
d) os movimentos complexos.




5. Por que a capoeira está relacionada com a cultura brasileira? 
______________________________________

6. A Capoeira foi ao longo de sua trajetória difundida e surgiram estilos idealizados por alguns mestres. Cada estilo possui características próprias que diferenciam nas rodas de capoeira. 

Qual foi a capoeira idealizada pelo Mestre Bimba?
a) A capoeira Brasil.
b) A capoeira Regional.
c) A capoeira de Angola.
d) A capoeira Contemporânea.

7. Qual a etimologia da palavra capoeira?
a) Mata rasteira.
b) Mata atlântica.
c) Luta indígena.
d) Luta coletiva.

8. É uma característica da Capoeira Angola:
a) golpes rápidos e altos.
b) movimentos vagarosos.
c) movimentos céleres. 
d) precisão de movimentos.

9. Leia as afirmativas abaixo:

I - Mestre Bimba idealizou a capoeira contemporânea.
II - A capoeira era praticada pelos portugueses durante a colonização.
III - A capoeira apresenta dois principais estilos: Angola e Regional 
IV - A capoeira em seus cânticos conta a história do negro escravizado, preservando parte da sua história.

Sobre as afirmativas acima, marque a alternativa correta:

a) I e II estão corretas.
b) II e III estão corretas.
c) III e IV estão corretas.
d) I, III e IV estão corretas.

10. Quais os principais instrumentos necessários na prática da capoeira?
______________________________________

11. Quem deu à capoeira uma característica mais de luta do que de dança?
______________________________________

12. Assinale a opção que completa corretamente a lacuna do texto abaixo:

Durante toda nossa vida, convivemos com pessoas e tradições diferentes, e com elas aprendemos novos valores. Por isso, podemos dizer que desde que nascemos, nossos pais, familiares, a escola e os amigos nos influenciam na formação de nosso caráter, de nossa personalidade, ocorrendo com isso a _________________________. 

a) liberdade de expressão.
b) construção da identidade.
c) necessidade de trabalhar e ser independente.
d) necessidade de reconhecimento na sociedade.

13. Qual fato importante para a capoeira aconteceu em 2014?
______________________________________

14. O dia 3 de agosto é comemorado o Dia do Capoeirista. Que outra data é importante para a capoeira, pois é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira?
______________________________________

15. Para você, o que deve ser feito para difundir a capoeira ainda mais no Brasil? 
______________________________________



Acesse outros conteúdos semelhantes.




Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO.



HABILIDADES BNCC ALCANÇADAS
(EF67EF14) Experimentar, fruir e recriar diferentes lutas do Brasil, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais.
(EF89EF18) Discutir as transformações históricas, o processo de esportivização e a midiatização de uma ou mais lutas, valorizando e respeitando as culturas de origem.
(EF89EF14) Discutir estereótipos e preconceitos relativos às danças de salão e demais práticas corporais e propor alternativas para sua superação.






Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


GABARITO
1. A identidade do ser humano se inicia a partir da interação do meio em que vive, uma construção que ocorre em razão das diferenças culturais. / 2A / 3D / 4C / 5. Porque os negros, através da sua cultura, contribuíram para a construção da identidade do povo brasileiro e foram eles que trouxeram a capoeira. / 6B / 7A / 8B / 9C / 10. O berimbau, o atabaque, o pandeiro, o agogô e o reco-reco. / 11. O Mestre Bimba. / 12B / 13. A capoeira recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. / 14. O dia 20 de novembro, quando é comemorado o Dia da Consciência Negra. 15. Resposta Pessoal. 

Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

26 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. Parabéns muito criativo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns muito criativo, nos ajuda bastante.

    ResponderExcluir
  3. muito boa a atividade sobre a capoeira. obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom! ajudou bastante

    ResponderExcluir
  5. Nao gostei da atividade eu amei

    ResponderExcluir
  6. muito bom, obrigado pelo conteudo.

    ResponderExcluir
  7. Ficou muito bom parabénspelo sua atividade me ajudou muitp

    ResponderExcluir
  8. Sou professora e amei essa atividade, me ajudará muito a complementar os meus materiais de aula

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem