Atividade de Arte - Processos de Criação - com Texto e Gabarito - Anos finais

Atividade de arte sobre processos de criação e comunicação visual: logotipos e logomarcas para o 6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

TEMA: PROCESSOS DE CRIAÇÃO

O processo de criação na arte se refere à comunicação do homem através dos elementos artísticos que ele dispõe e desenvolve, valorizando os conceitos de criatividade. A produção do artista é a parte mais estimada da obra, entretanto, ele a vive somente enquanto ela está sendo produzida, pois, quando é concluída, quem passa a vivenciá-la é o contemplador de sua obra.

COMUNICAÇÃO VISUAL

A comunicação visual é um modo de levar informação para as pessoas através dos elementos visuais, como vídeos, infográficos, logotipos, dentre outras formas. Ela costuma utilizar as cores, imagens, animações, desenhos com efeitos que ajudam na compreensão de uma determinada informação. Desse modo, à nossa volta é possível observar inúmeras formas de comunicabilidade, como símbolos, cartazes, propagandas, placas de trânsito, embalagem, entre outros.

Observe as imagens abaixo.
  

Você conseguiu identificar o que as imagens estão representando? Percebe-se que elas utilizam ilustrações, símbolos ou letras especialmente escolhidas para expressar uma mensagem, ideia ou marcar uma empresa.

LOGOTIPOS E LOGOMARCAS

Logotipo é a parte escrita, o nome da marca, enquanto a logomarca é o desenho, o símbolo ou o ícone que representa a marca graficamente. Isso não significa, todavia, que uma marca seja obrigada a ter ambos na composição da sua identidade visual.
A comunicação visual é primordial para fortalecer a presença de uma empresa ou produto na mente do consumidor. Na construção da identidade visual de uma empresa ou produto, é necessário planejar e encontrar a melhor ideia para o nome, a logomarca, a embalagem, as fachadas e outros produtos associados à empresa.  

Veja exemplos de marcas já consolidadas no mercado mundial: 


Para uma empresa se firmar no mercado, ela precisa conter o imaginário dos clientes. Para isso, ela deve ser forte e ter uma relação com a proposta da empresa ou do produto. Com o passar dos anos, a logomarca “envelhece”, podendo e devendo ser regularmente renovada para acompanhar modificações na empresa, no produto, nos clientes ou até mesmo nas tendências e transformações do mundo em geral. 


Veja o exemplo da marca Nestlé:
 

O DESIGNER

O designer é o profissional que está diretamente ligado a atividades relacionadas à comunicação visual. Esse termo é referido ao desenhista industrial habilitado em programação visual e projeto de produto. O designer está licenciado para desenvolver projetos gráficos de comunicação visual, como folhetos, cartões de visita, elaboração de sites, pôsteres e logotipos. Os profissionais também podem atuar com criação de embalagens e até de novos produtos. 

CONCLUSÃO

Nesta aula, aprendemos que a Comunicação Visual está em toda parte do processo de criação. Ela permite fortalecer a marca junto ao consumidor, aumentando vendas ou serviços e melhorando o posicionamento da empresa no mercado, otimizando os resultados. E para que um produto esteja sempre em alta, ele deve ter uma marca forte, uma logo expressiva e um corpo e/ou embalagem atrativa. Há um conto árabe que diz:  “Um dos grandes desafios da humanidade é aprender a arte de comunicar-se. Da comunicação depende, muitas vezes, a felicidade ou a desgraça, a paz ou a guerra.” Portanto, é importante reconhecer a arte como linguagem, forma de expressão e comunicação, logo, apropriar-se da linguagem visual haverá possibilidades de entender o texto imagético.

Texto: Tudo sala de Aula, 2021


ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. A comunicação visual é definida como:
a) uma maneira de escrita associada aos livros.
b) toda forma de comunicação que utiliza de elementos visuais, tais como imagens, signos, gráficos, vídeos ou desenhos para expressar uma ou mais ideias.
c) uma forma particular como o nome da marca é representado graficamente pela escolha ou desenho de uma tipografia específica.
d) a configuração, concepção, elaboração e especificação de um artefato religioso.

2. Qual imagem abaixo é considerada apenas uma logomarca?


3. A comunicação visual é um modo de levar informação para as pessoas. Quais ferramentas podem ser utilizadas para a sua criação?
_______________________________


4. A logomarca (ou logotipo) é a assinatura de uma empresa, produto ou serviço. Qual a sua importância na Comunicação Visual?
a) A logomarca faz com que os objetos sejam vistos da forma mais simples possível. Quanto mais simples, mais facilmente é assimilado.
b) A logomarca ajuda a nossa mente a ver um objeto completo mesmo quando não há um.
c) Uma logomarca é a tradução visual da personalidade da marca. Um bom logo comunica as qualidades mais importantes de uma empresa e estabelece imediatamente o reconhecimento da mesma pelo público.
d) A logomarca define que em um projeto de comunicação visual não pode ser mudado.

5. Com o passar do tempo, a logomarca envelhece, devendo ser renovada. Por que essa renovação é recomendada?
________________________________

6. O que é um Designer?
________________________________

7. Por que a apresentação de um produto através de logomarca é importante?
a) Para que o produto saia do papel e se torne real.
b) Para que o produto possua um design simples e elegante.
c) Para que o produto seja apenas competitivo.
d) Para que o produto seja conhecido no mercado.

8. Agora chegou o momento de você criar o seu produto e a sua logomarca. Para isso, siga as orientações abaixo:

a) Que produto é esse? Para que serve? A que público se destina?
________________________________

b) Em seu caderno, faça com criatividade a logomarca que representa seu produto. Depois, desenhe aqui abaixo:




Acesse outros conteúdos semelhantes.




Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO.




Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


GABARITO
1B / 2B / 3. Ela costuma utilizar as cores, imagens, animações, desenhos com efeitos que ajudam na compreensão de uma determinada informação. / 4C / 5. Para acompanhar modificações na empresa, no produto, nos clientes ou até mesmo nas tendências e transformações do mundo em geral. / 6. É o profissional que está diretamente ligado a atividades relacionadas à comunicação visual. Esse termo é referido ao desenhista industrial habilitado em programação visual e projeto de produto. / 7D / 8. a) Resposta Pessoal, b) Resposta Pessoal.


HABILIDADES BNCC ALCANÇADAS:
(EF69AR06) Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.
(EF69AR07) Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.

Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

11 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. amei os conteúdos
    vcs estão de parabens.

    ResponderExcluir
  2. Estou aqui para mencionar uma palavra
    "Gratidão" , pela disponibilidade dessas atividades em tempos tão especial com o qual estamos lidando .

    ResponderExcluir
  3. Que MARAVILHA! Estou amando e aproveitando muito as atividades. Parabéns pelo trabalho e muito obrigada por compartilhar conosco. Deus abençoe!!

    ResponderExcluir
  4. BOA NOITE! ESTOU ENCANTADA COM ESTE SITE. AINDA NÃO ENCONTREI OUTRO IGUAL. ATIVIDADES MARAVILHOSAS, COM GABARITO E BEM ELABORADAS. ESTOU USANDO TODAS AS ATIVIDADES DAS DISCIPLINAS DE ARTE E GEOGRAFIA QUE SÃO AS QUE LECIONO E RECOMENDANDO O SITE PARA MEUS COLEGAS. VOCÊS ESTÃO DE PARABÉNS. MUITO FÁCIL PARA ACESSAR A PÁGINA. ESTOU AMANDO E MUITO GRATA AOS IDEALIZADORES. BJS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dilza! Que felicidade me ler seu comentário. Gratidão por deixar aqui seu feedback e carinho por nosso trabalho. Esperamos continuar ajudando no seu dia a dia. Obrigado!

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem