Atividade de Arte sobre Dança - com Texto e Gabarito - Anos finais

Atividade de arte sobre dança para o 6º ano, 7º ano, 8º ano ou 9º ano.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

TEMA: A DANÇA
 
A dança é a arte de movimentar o corpo com expressividade, seguindo movimentos ritmados, geralmente ao som de uma música. Na aula de hoje, conheceremos sua história, seus elementos, alguns tipos de danças e o seu objetivo. A dança é considerada a arte mais completa, pois abrange diversos elementos artísticos como a música e o teatro. Ela tem a capacidade de exprimir até as mais fortes emoções do ser humano.


SUA HISTÓRIA

A dança foi praticada desde os tempos pré-históricos. Logo, ela acompanha a humanidade há muito tempo. Uma prova disso, foi a descoberta de desenhos artísticos (arte rupestre) feitos nas paredes e nos tetos de cavernas. Segundo pesquisadores, os egípcios, os romanos e os gregos foram os primeiros a utilizarem a dança como expressão artística. No Egito, a usava para homenagear os deuses, enquanto na Grécia era uma forma de manifestação de seus mitos.  
 
Após alguns anos, a dança foi ganhando novos sentidos. Na Grécia, ela ganhou notoriedade após estar relacionada aos jogos olímpicos, já na idade média, a igreja tentou combatê-la, pois a relacionava como um ritual de idolatria, sendo considerada algo pecaminoso. Apenas no Renascimento (Século XV) que a dança renasce de forma imponente e apreciada pela nobreza. 

TIPOS DE DANÇA


O Samba


Surgiu na Bahia, praticado inicialmente pelos escravos nas senzalas. No início, foi uma manifestação relacionada aos elementos religiosos e servia como uma forma de comunicação com a divindade. O Rio de Janeiro contribuiu muito para a difusão desse ritmo.  Os principais passos de samba são o Romário, a Trança, o Passo do Malandro e o Pião Aberto. Já o samba de roda é formado por vários músicos que tocam diferentes instrumentos. Entre eles estão a viola, o chocalho, o atabaque, o pandeiro, o reco-reco, o agogô e o berimbau. As pessoas que estão presentes durante a apresentação, geralmente acompanham a música batendo palmas e dançando. 

A Dança de Rua (Street dance)
A dança de rua teve sua origem nos anos 30 nos Estados Unidos. Nasceu como uma forma de expressão de artistas que ficaram desempregados devido à crise de 29, após a quebra da bolsa de Nova York. Desse modo, muitos começaram a fazer suas atuações nas ruas. Nos anos 70, o hip hop integrou esse tipo de dança em suas apresentações. Suas principais características são movimentos rápidos e fortes, coreografados, sincronizados e harmoniosos.

O forró
O forró tem forte relação com a cultura nordestina. Ele surgiu no século XIX, no estado de Pernambuco, onde eram realizados diversos bailes populares. Alguns historiadores afirmam que a palavra forró chegou ao Brasil através dos escravos africanos. O forró é considerado um baile popular que se dança aos pares com música. 

OS ELEMENTOS DA DANÇA


A dança possui três elementos básicos: movimento corporal, espaço e tempo. O movimento corporal é definido como oscilação do corpo ou parte dele em um determinado tempo e espaço. O espaço está relacionado a “cinesfera”, cujo limite de alcance é determinado pela extensão ou flexão dos membros superiores e inferiores. E o tempo corresponde aos referenciais temporais que compõem a ligação entre a música e a dança. A partir do tempo é formado o compasso musical, que pode ser rápido, moderado ou lento. 

CONCLUSÃO

Atualmente, a dança tem a finalidade de resgatar as manifestações expressivas da nossa cultura, incentivando a expressão de sentimentos e emoções que ajudam na integração social. Na prática da dança, são desenvolvidas a socialização, a linguagem estética, a arte corporal e outras formas de expressão. Como toda atividade de movimentação, a dança também ajuda a desenvolver a flexibilidade, a força, a coordenação motora e o equilíbrio. Portanto, pratique! Ela é cultura, é saúde, é vida!

Texto: Tudo Sala de Aula, 2021


ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. Segundo o texto, a dança está relacionada principalmente com 
a) o sedentarismo humano. 
b) a monotonia corporal.
c) a mobilidade do corpo.
d) a liberdade de expressão.


2. Assinale a alternativa FALSA:
a) A expressividade é um componente da prática de dança.
b) A dança é considerada a arte mais completa da humanidade.
c) Há danças que não exigem o movimento corporal, como o samba.
d) A música pode se relacionar diretamente com a dança. 

3. Segundo o texto, o que comprova que a dança sempre fez parte da cultura da humanidade, desde os tempos pré-históricos? 
___________________________________

4. Quais os povos que primeiro utilizaram a dança em suas culturas?
___________________________________

5. Sobre a dança, assinale a alternativa VERDADEIRA:
a) A dança é uma forma de atuação do corpo que consiste em sequências sem movimentos para revelar a expressividade corporal.
b) A realização de atividades com danças promove o conhecimento do próprio corpo, além de estimular hábitos de vida saudáveis.
c) A prática de dança impede a redução do sedentarismo e a diminuição do repertório de movimentação corporal.
d) A dança contribui para uma melhor postura, disciplina, socialização, mas impede o avanço dos reflexos corporais.

6. Associe os termos abaixo às suas respectivas características:

(A) Idolatria.
(B) Renascimento.
(C) Senzalas. 
(D) Romário.
(E) Cinesfera.
(F) Pernambuco.

(   ) Possibilidades de movimentos do nosso corpo no espaço sem haver um deslocamento.
(   ) Razão que levou a igreja na Idade Média a combater a prática de danças.
(   ) Lugar de alojamento de pessoas que inicialmente houve a prática do samba. 
(   ) Um dos movimentos e passos mais tradicionais da dança de samba. 
(   ) Estado brasileiro que primeiro desenvolveu a dança de forró.
(   ) Período da história da humanidade em que a música ganhou notoriedade. 

7. Marque a alternativa cuja imagem está relacionada com a dança de forró.
atividade de arte sobre dança


8. Quais são os elementos básicos da dança?
____________________________________

9. O compasso musical está associado sobretudo com
a) o tempo.
b) o movimento.
c) o espaço.
d) a dança. 

10. Segundo o texto, qual a principal finalidade da dança? Você realmente concorda que ela consegue expressar as nossas emoções? Por quê?
____________________________________



Acesse outros conteúdos semelhantes.




Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO.




Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


HABILIDADES BNCC ALCANÇADAS:
(EF69AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
(EF69AR10) Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado, abordando, criticamente, o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea.
(EF69AR11) Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.

GABARITO
1C / 2C / 3. A descoberta de desenhos artísticos (arte rupestre) feitos nas paredes e nos tetos de cavernas. / 4. Os egípcios, os romanos e os gregos. / 5B / 6. (E), (A), (C), (D), (F), (B) / 7D / 8. Movimento corporal, espaço e tempo. / 9A / 10. Resgatar as manifestações expressivas da nossa cultura, incentivando a expressão de sentimentos e emoções que ajudam na integração social. Resposta pessoal. Resposta pessoal. 

Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

34 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. Meu filho só queria saber de celular com isso estava me deixando muito preocupado, ai um amigo me falou que estava passando pelo mesmo com a filha dele e falou sobre um programa então resolvi instalar no celular dele e vi tudo que ele estava aprontando escondido no celular, agora consigo impor limites e se não fosse esse programa não conseguiria ver o que estava aprontando é realmente muito bom eu recomendo https://brunoespiao.com.br/localizar-celular

    ResponderExcluir
  2. ATIVIDADES E CONTEÚDOS EXCELENTES!! MUITO OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  3. Eu quero da questão 1a4

    ResponderExcluir
  4. Obrigado..serviu muito

    ResponderExcluir
  5. muito obrigado. tem atividade com Gabarito. amei.

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado esse gabarito mim ajudou demais amem

    ResponderExcluir
  7. Conheço o site a um tempo, mas nunca havia usado o conteúdo dele, mudei de cidade precisei me adaptar ao novo ambiente da cidade e da escola, e para me ajudar tenho recorrido aos conteúdos de vocês, que por sinal é excelente.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que está ajudando. Feliz pelo seu comentário.

      Excluir
  8. Amo todas as atividades!!
    Sou fã do tudo sala de aula 👏👏👏

    ResponderExcluir
  9. Material excelente, otimiza o trabalho do docente!

    ResponderExcluir
  10. Olá amo os conteúdos desse site,uso muito em sala de aula gostaria de propor q vcs fizessem texto e atividades para o romantismo,Idade Média, barroco.....

    ResponderExcluir
  11. Obrigada. Ótimo conteúdo

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem