ATIVIDADE DE ARTE SOBRE DANÇA - COM TEXTO E GABARITO - ANOS FINAIS

Atividade de arte sobre dança para o 6º ano, 7º ano, 8º ano ou 9º ano.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

TEMA: A DANÇA
 
A dança é a arte de movimentar o corpo com expressividade, seguindo movimentos ritmados, geralmente ao som de uma música. Na aula de hoje, conheceremos sua história, seus elementos, alguns tipos de danças e o seu objetivo. A dança é considerada a arte mais completa, pois abrange diversos elementos artísticos como a música e o teatro. Ela tem a capacidade de exprimir até as mais fortes emoções do ser humano.


SUA HISTÓRIA

A dança foi praticada desde os tempos pré-históricos. Logo, ela acompanha a humanidade há muito tempo. Uma prova disso, foi a descoberta de desenhos artísticos (arte rupestre) feitos nas paredes e nos tetos de cavernas. Segundo pesquisadores, os egípcios, os romanos e os gregos foram os primeiros a utilizarem a dança como expressão artística. No Egito, a usava para homenagear os deuses, enquanto na Grécia era uma forma de manifestação de seus mitos.  
 
Após alguns anos, a dança foi ganhando novos sentidos. Na Grécia, ela ganhou notoriedade após estar relacionada aos jogos olímpicos, já na idade média, a igreja tentou combatê-la, pois a relacionava como um ritual de idolatria, sendo considerada algo pecaminoso. Apenas no Renascimento (Século XV) que a dança renasce de forma imponente e apreciada pela nobreza. 

TIPOS DE DANÇA


O Samba


Surgiu na Bahia, praticado inicialmente pelos escravos nas senzalas. No início, foi uma manifestação relacionada aos elementos religiosos e servia como uma forma de comunicação com a divindade. O Rio de Janeiro contribuiu muito para a difusão desse ritmo.  Os principais passos de samba são o Romário, a Trança, o Passo do Malandro e o Pião Aberto. Já o samba de roda é formado por vários músicos que tocam diferentes instrumentos. Entre eles estão a viola, o chocalho, o atabaque, o pandeiro, o reco-reco, o agogô e o berimbau. As pessoas que estão presentes durante a apresentação, geralmente acompanham a música batendo palmas e dançando. 

A Dança de Rua (Street dance)
A dança de rua teve sua origem nos anos 30 nos Estados Unidos. Nasceu como uma forma de expressão de artistas que ficaram desempregados devido à crise de 29, após a quebra da bolsa de Nova York. Desse modo, muitos começaram a fazer suas atuações nas ruas. Nos anos 70, o hip hop integrou esse tipo de dança em suas apresentações. Suas principais características são movimentos rápidos e fortes, coreografados, sincronizados e harmoniosos.

O forró
O forró tem forte relação com a cultura nordestina. Ele surgiu no século XIX, no estado de Pernambuco, onde eram realizados diversos bailes populares. Alguns historiadores afirmam que a palavra forró chegou ao Brasil através dos escravos africanos. O forró é considerado um baile popular que se dança aos pares com música. 

OS ELEMENTOS DA DANÇA


A dança possui três elementos básicos: movimento corporal, espaço e tempo. O movimento corporal é definido como oscilação do corpo ou parte dele em um determinado tempo e espaço. O espaço está relacionado a “cinesfera”, cujo limite de alcance é determinado pela extensão ou flexão dos membros superiores e inferiores. E o tempo corresponde aos referenciais temporais que compõem a ligação entre a música e a dança. A partir do tempo é formado o compasso musical, que pode ser rápido, moderado ou lento. 

CONCLUSÃO

Atualmente, a dança tem a finalidade de resgatar as manifestações expressivas da nossa cultura, incentivando a expressão de sentimentos e emoções que ajudam na integração social. Na prática da dança, são desenvolvidas a socialização, a linguagem estética, a arte corporal e outras formas de expressão. Como toda atividade de movimentação, a dança também ajuda a desenvolver a flexibilidade, a força, a coordenação motora e o equilíbrio. Portanto, pratique! Ela é cultura, é saúde, é vida!

Texto: Tudo Sala de Aula, 2021


ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. Segundo o texto, a dança está relacionada principalmente com 
a) o sedentarismo humano. 
b) a monotonia corporal.
c) a mobilidade do corpo.
d) a liberdade de expressão.


2. Assinale a alternativa FALSA:
a) A expressividade é um componente da prática de dança.
b) A dança é considerada a arte mais completa da humanidade.
c) Há danças que não exigem o movimento corporal, como o samba.
d) A música pode se relacionar diretamente com a dança. 

3. Segundo o texto, o que comprova que a dança sempre fez parte da cultura da humanidade, desde os tempos pré-históricos? 
___________________________________

4. Quais os povos que primeiro utilizaram a dança em suas culturas?
___________________________________

5. Sobre a dança, assinale a alternativa VERDADEIRA:
a) A dança é uma forma de atuação do corpo que consiste em sequências sem movimentos para revelar a expressividade corporal.
b) A realização de atividades com danças promove o conhecimento do próprio corpo, além de estimular hábitos de vida saudáveis.
c) A prática de dança impede a redução do sedentarismo e a diminuição do repertório de movimentação corporal.
d) A dança contribui para uma melhor postura, disciplina, socialização, mas impede o avanço dos reflexos corporais.

6. Associe os termos abaixo às suas respectivas características:

(A) Idolatria.
(B) Renascimento.
(C) Senzalas. 
(D) Romário.
(E) Cinesfera.
(F) Pernambuco.

(   ) Possibilidades de movimentos do nosso corpo no espaço sem haver um deslocamento.
(   ) Razão que levou a igreja na Idade Média a combater a prática de danças.
(   ) Lugar de alojamento de pessoas que inicialmente houve a prática do samba. 
(   ) Um dos movimentos e passos mais tradicionais da dança de samba. 
(   ) Estado brasileiro que primeiro desenvolveu a dança de forró.
(   ) Período da história da humanidade em que a música ganhou notoriedade. 

7. Marque a alternativa cuja imagem está relacionada com a dança de forró.
atividade de arte sobre dança


8. Quais são os elementos básicos da dança?
____________________________________

9. O compasso musical está associado sobretudo com
a) o tempo.
b) o movimento.
c) o espaço.
d) a dança. 

10. Segundo o texto, qual a principal finalidade da dança? Você realmente concorda que ela consegue expressar as nossas emoções? Por quê?
____________________________________



Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO.




HABILIDADES BNCC ALCANÇADAS:
(EF69AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
(EF69AR10) Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado, abordando, criticamente, o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea.
(EF69AR11) Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.

GABARITO
1C / 2C / 3. A descoberta de desenhos artísticos (arte rupestre) feitos nas paredes e nos tetos de cavernas. / 4. Os egípcios, os romanos e os gregos. / 5B / 6. (E), (A), (C), (D), (F), (B) / 7D / 8. Movimento corporal, espaço e tempo. / 9A / 10. Resgatar as manifestações expressivas da nossa cultura, incentivando a expressão de sentimentos e emoções que ajudam na integração social. Resposta pessoal. Resposta pessoal. 

2 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem