ATIVIDADE DE ARTE - O FOLCLORE BRASILEIRO - ANOS FINAIS - COM TEXTO E GABARITO

Atividade sobre o Folclore para o 6º ano, 7º ano, 8º ano ou 9º ano.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

TEMA: O FOLCLORE BRASILEIRO
 

O vocábulo “folclore” é constituído por duas palavras de origem inglesa. É formado pelo termo “folk” (povo) e “lore” (sabedoria ou conhecimento). Significa, então, sabedoria popular. O folclore é definido como um conjunto de conhecimentos transmitidos pelo povo de um determinado lugar, contados de pai para filho, ao longo de muitas gerações. O dia 22 de agosto é comemorado o Dia do Folclore, data muito lembrada nas escolas, pois é a ocasião perfeita para celebrar a nossa identidade social e valorizar aquilo que a nossa cultura tem de melhor. O folclore brasileiro é bem diversificado e conta com contribuições das culturas portuguesa, africana e indígena.


ESCRITORES FOLCLORISTAS
 
Os folcloristas são os estudiosos das manifestações folclóricas e responsáveis por muitas delas não serem esquecidas. Os cinco principais folcloristas brasileiros são Mário de Andrade, Florestan Fernandes, Câmara Cascudo, Pedro Teixeira e Inezita Barroso. Suas mais variadas obras partem de uma pesquisa profunda do folclore nacional e procuram integrar o brasileiro à sua terra, instigando a curiosidade. Luís da Câmara Cascudo foi provavelmente o maior pesquisador da cultura brasileira, era tão fascinado pela nossa tradição que em 1941 fundou a Sociedade Brasileira de Folclore. 

ATIVIDADES DO FOLCLORE

São exemplos de atividades do folclore brasileiro: mitos, lendas, brincadeiras, danças, festas, comidas típicas, dentre outros. Elas são transmitidas de geração para geração. Apesar dessa riqueza, o folclore só começa a figurar nas narrativas oficiais a partir do século XIX. 

PRINCIPAIS LENDAS FOLCLÓRICAS

Curupira


O Curupira é um protetor implacável da fauna e da flora que persegue e mata todos que a agridem. Surge na forma de um menino de cabelo vermelho e com os pés virados para trás.

Saci-pererê


O saci-pererê é um ser mítico que habita as florestas e tem como grande característica o fato de ser travesso e pregar peças nas pessoas. Ele é um ser baixinho, negro e possui apenas uma perna, por isso, se locomove pulando rapidamente pela floresta.


Lobisomem

O Lobisomem é um homem que após ter sido mordido por um lobo se transforma nesse animal a cada noite de lua cheia.

Iara

Iara, também conhecida como Mãe D'Água, é uma sereia, ou seja, possui o torso de mulher e cauda de peixe. Tal qual em outras lendas de sereias, é muito bela e seu canto atrai os homens a fim de assassiná-los.

Mula sem cabeça

A mula sem cabeça é uma mulher que foi amaldiçoada após ter um romance com um padre. Como consequência, foi transformada num quadrúpede acéfalo que galopa soltando fogo.

BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS

A brincadeira folclórica muito popular no Brasil é soltar pipa. Produzidas de varetas de bambu e papel de seda colorida, as pipas podem ser direcionadas para fazer manobras acrobáticas no céu. Outro divertimento é o estilingue (também conhecido como baladeira). Feitos de galhos em forquilha e tiras de borracha que disparam pedras, ou qualquer objeto pequeno. 

OUTROS EVENTOS FOLCLÓRICOS
As danças folclóricas brasileiras estão ligadas a aspectos sacros, lendas, fatos históricos, festas típicas e brincadeiras, curtidas ao som de músicas animadas. São exemplos de festas do folclore o carnaval, o samba de roda, o congado e as quadrilhas.

CONCLUSÃO
Portanto, o Folclore é o conjunto de manifestações culturais que são típicas de um determinado povo, podendo realizar-se nas danças, contos, ritmos, brincadeiras, etc. O folclore é reproduzido tanto individualmente quanto coletivamente, bem como é transmitido de geração para geração. Por isso, é muito importante conhecer e comemorar o folclore, pois ele representa o berço da nossa história.

Fontes:
www.significados.com.br / www.todamateria.com.br
www.ebiografia.com / www.brasilescola.uol.com.br
(Texto adaptado por Tudo Sala de Aula)

ATIVIDADES SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. Estão relacionadas com a origem do nome Folclore as palavras:
a) nação e entendimento.
b) união e amizade.
c) povoado e animação.
d) esquecimento e lembrança.

2. Quando é comemorado no Brasil o Dia do Folclore?
__________________________________

3. A cultura de um povo é formada por vários elementos, como crenças, ideias, mitos e valores. Quais povos foram importantes para a formação da cultura folclórica no Brasil?
__________________________________


4. Sobre o folclore, assinale a alternativa FALSA:
a) São manifestações da cultura popular e caracterizam a identidade social de um povo.
b) É um conjunto de expressões culturais populares que englobam aspectos da identidade nacional.
c) É o conjunto das criações de uma comunidade cultural, baseadas nas tradições de um grupo ou de indivíduos.
d) É uma representação cultural que deve ser lembrada apenas em agosto, pois é importante valorizar aquilo que o Brasil tem de melhor.

5. Escreva os nomes de pelo menos três escritores que influenciaram o folclore brasileiro. 
__________________________________

6. Cite exemplos de atividades do folclore.
__________________________________

7. Qual personagem do folclore brasileiro busca atrair suas vítimas para a morte?
a) Mula sem cabeça.
b) Iara.
c) Lobisomem.
d) Curupira.

8. Qual personagem folclórico é conhecido como o protetor das florestas brasileiras?
___________________________________

9. Não é uma atividade cultural do folclore brasileiro:
a) a quadrilha.
b) a lenda.
c) o bumba meu boi.
d) a capoeira.

10. De que forma a cultura folclórica chegou até a nossa geração?
___________________________________

11. Associe as características abaixo às atividades do folclore brasileiro:
(A) Mulher anátema.   (   ) Iara.
(B) Lua cheia.           (   ) Saci Pererê.
(C) Vareta e papel.           (   ) Lobisomem.
(D) Travessura.           (   ) Mula sem cabeça.
(E) Peixe.           (   ) Pipa.

12. No trecho: “O saci-pererê é um ser mítico...”, a palavra grifada significa:
a) mentiroso.
b) fantástico.
c) esperto.
d) zangado.


Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO.




HABILIDADES BNCC ALCANÇADAS:
(EF69AR33) Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.).
(EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.


GABARITO
1A / 2. Dia 22 de agosto. / 3.Os portugueses, os africanos e os índios. / 4D / 5. Mário de Andrade, Florestan Fernandes e Câmara Cascudo (Professor, aceite outras respostas). / 6. Os mitos, as lendas, as brincadeiras, as danças, as festas e as comidas típicas. / 7B / 8. O Curupira. / 9D / 10. Através da comunicação oral de geração para geração. / 11. E - D - B - A - C / 12B

8 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. Olá tudo bem? Sou professora de arte e tenho dificuldade de elaborar atividades, por achar que não fica legal.Hoje pesquisando me deparei com esses trabalhos belíssimos conteúdos, atividades com gabaritos! gostei muitooo! Parabéns mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Lucicleide. Que bom que nos encontrou. Estamos produzindo mais conteúdos de arte. Forte abraço virtual. 😀😇

      Excluir
  2. Gostei das atividades! Era o que estava procurando!

    ResponderExcluir
  3. Estava com dificuldade para encontrar atividade com conteúdo do folclore. Obrigado por essa luz.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem