ATIVIDADE DE ARTE - LUZ, SOM E MOVIMENTOS CÊNICOS - ANOS FINAIS - COM TEXTO E GABARITO

Atividade de arte sobre os elementos cênicos do teatro.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

TEMA: LUZ, SOM E MOVIMENTOS CÊNICOS


Uma peça teatral não é feita somente pelos atores que aparecem no palco, outras pessoas também participam nos bastidores desenvolvendo suas habilidades e, mesmo que não apareçam, são fundamentais para que o espetáculo se realize com sucesso. Existem alguns elementos que contribuem para o trabalho do ator no teatro ou no cinema. Nesta aula vamos conhecer alguns deles: o som, a luz e o movimento cênico. 

O ESPETÁCULO TEATRAL
O objetivo de um espetáculo encenado é alcançar os sentimentos dos espectadores, levando-os à emoção, à reflexão ou ao riso. Desse modo, os elementos sonoros e visuais devem ajudar a envolver o público na construção de imagens e sensações. 

O SOM
A sonoplastia é um som ou conjunto de sons que auxilia a enfatizar as cenas e as emoções dos atores. O sonoplasta trabalha os elementos sonoros ajudando a envolver o público na construção de imagens e sensações. As músicas e sons utilizados devem estar intimamente ligados ao que acontece na cena, o sonoplasta deve estudar o texto e depois acompanhá-lo passo a passo. As músicas e os sons devem estar ligados ao que acontece na cena.

A LUZ
A iluminação dar ênfase a certos aspectos do cenário, estabelece relações entre o ator e os objetos, enfatiza as expressões do ator, limita o espaço de representação a um círculo de luz e muitos outros efeitos. A iluminação é muito importante para o teatro, porque através dela podemos ambientar a cena e ampliar as emoções nela exploradas. É fundamental que o iluminador conheça bem o texto e as marcações cênicas determinadas pelo diretor do espetáculo. Portanto, a luz marca intensidade, os efeitos necessários e transmite cores durante a apresentação.


MOVIMENTOS CÊNICOS

Agora imagine esta mesma cena sem o jogo de luz, os sons e os movimentos. Você consegue perceber como esses elementos contribuem para a cena? Você já parou para pensar que um espetáculo teatral é algo cheio de detalhes e elementos diferentes? E que todos esses elementos devem estar em harmonia de modo a funcionarem juntos?

Resumindo
A trilha sonora de um espetáculo pode ser: original (quando é feita especialmente para a peça), uma compilação de músicas e sons já existentes, ao vivo ou gravada. A iluminação é importante dentro de uma montagem, porque revela o que está em cena, dá o acabamento final ao espetáculo, auxilia no ritmo do espetáculo, direciona o olhar da plateia e cria atmosferas personalizadas. 

CONCLUSÃO
Numa peça teatral, o diretor, além de dirigir os atores, irá trabalhar para que todos os elementos do espetáculo funcionem juntos e em harmonia. Trabalhando junto com os profissionais envolvidos com a luz, o som e o movimento. O teatro une vários elementos. Todos têm uma função e devem estar em harmonia. Cada escolha que se faz terá um efeito diferente. O tipo de movimento, as cores da luz, sua intensidade, os sons, tudo deve ter um significado e um motivo.


ATIVIDADES SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. Quais os três elementos apresentados no texto que são importantes durante um espetáculo?
___________________________________

2. Para a realização de uma apresentação teatral é necessário envolver diversos profissionais. Quais deles são referentes ao tema abordado em destaque no texto?
a) Iluminador e sonoplasta.
b) Sonoplasta e ator.
c) Roteirista e iluminador.
d) Ator e roteirista.


3. Sobre a luz, o som e o movimento cênico assinale a alternativa FALSA:
a) São diferentes figuras utilizadas na montagem teatral.
b) São diferentes elementos utilizados na montagem teatral.
c) São elementos que auxiliam o trabalho do ator.
d) São elementos que contribuem para a cena.

4. Qual o objetivo de um espetáculo teatral?
___________________________________

5. Os elementos sonoros ajudam a envolver o público durante um espetáculo. Quando uma trilha sonora é feita exclusivamente para uma determinada peça teatral, como ela é chamada?
a) Compilação.
b) Gravada.
c) Ao vivo.
d) Original.

6. A expressão: “O corpo fala” significa que
a) a verdade sempre deve ser dita.
b) a roupa que vestimos traduz o nosso caráter.
c) o corpo expressa sentimentos e emoções.
d) um corpo saudável é muito mais expressivo.

7. Assinale a afirmativa FALSA sobre a luz no teatro:
a) A luz é criada pelo iluminador.
b) A luz é um elemento importante em uma peça.
c) A luz ajuda a dar ritmo ao espetáculo.
d) A luz é um elemento sonoro importante.

8. Os elementos luz, som e movimentos cênicos devem estar em harmonia durante uma encenação. Como o diretor pode alcançar isso?
a) Não se envolvendo com o trabalho dos profissionais da luz, do som, nem do movimento.
b) Trabalhando junto com os profissionais envolvidos com a luz, o som e o movimento.
c) Contratando técnicos que não se envolvam criativamente com o espetáculo.
d) Contratando um só profissional para cuidar dos três elementos citados.

9. Assinale a opção FALSA:
a) O som, a luz e o movimento cênico são diferentes elementos que fazem parte de uma peça.
b) O som dialoga com o texto teatral, auxiliando na interpretação da cena. 
c) A luz marca o espaço da cena. Ela pode indicar apenas a passagem do tempo. 
d) Há diferentes profissionais que podem fazer parte da equipe de uma produção.

10. Retire do texto uma palavra que significa:

a) Dirigente: ______________________

b) Show: _________________________

c) Plateia: ________________________

d) Inédita: ________________________

e) Drama: ________________________

f) Canções: _______________________

g) Magnitude: _____________________


Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!


HABALIDADES BNCC ALCANÇADAS NESTA ATIVIDADE:
(EF69AR14) Analisar e experimentar diferentes elementos (figurino, iluminação, cenário, trilha sonora etc.) e espaços (convencionais e não convencionais) para composição cênica e apresentação coreográfica.
(EF69AR26) Explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos (figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários.
(EF69AR30) Compor improvisações e acontecimentos cênicos com base em textos dramáticos ou outros estímulos (música, imagens, objetos etc.), caracterizando personagens (com figurinos e adereços), cenário, iluminação e sonoplastia e considerando a relação com o espectador.




GABARITO
1. O som, a luz e o movimento cênico. / 2A / 3A / 4. É alcançar os sentimentos dos espectadores, levando-os à emoção, à reflexão ou ao riso. / 5D / 6C / 7D / 8B / 9C / 10. a) Diretor, b) Espetáculo, c) Público, d) Original, e) Cena, f) Músicas, g) Intensidade. 

Participe! Deixe um comentário!

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem