Prova online de Português para Concursos sobre Semântica.
É necessário resolver todas as questões para gerar o resultado. Boa sorte!
1. As palavras nas duplas a seguir: colher/colher; cedo/cedo; absolver/absorver; censo/senso; são, respectivamente:
2. NÃO são homônimos homófonos
3. Leia as assertivas abaixo, com atenção às frases sublinhadas: I. A situação era oposta àquilo que queríamos. (antítese daquilo) II. O corcel deu um salto para trás e não mais andou. (cavalo) III. A injeção poderia ter sido letal! (mortal)
A relação da frase sublinhada, em relação à frase entre parênteses é:
4. Leia as sentenças a seguir: I. Há uma sessão histórica acontecendo neste momento no evento. II. Quando há cessão de direitos, é necessário que se preste muita atenção às entrelinhas.
As palavras cessão e sessão podem ser classificadas como:
5. Leia: Um senhor vai ao médico por um problema de estômago que o incomoda há um tempo. O médico lhe diz: -Tome esta medicação pela manhã, pule um dia e assim por diante. Fará isso por uma semana, depois volte aqui. Tenho a certeza de que ficará bom. Três dias depois o homem volta ao médico com grandes olheiras, cara de cansaço e 5 quilos mais magro. O médico, assustado, pergunta o que houve. -Doutor, pensei que fosse morrer. -O remédio lhe fez mal? - Não, o remédio foi ótimo! Mas pensei que fosse morrer de tanto pular!!!
O efeito cômico deste diálogo se deve a um tipo de:
6. Relacione as colunas 1 e 2 abaixo:
Coluna 1 1. Conserto / 2. Concerto 3. Ratifico/ 4. Retifico 5. Censo / 6. Senso 7. Comprimento /8. Cumprimento
Coluna 2 ( ) recenseamento ( ) peça musical ( ) saudação ( ) confirmo ( ) reparo ( ) extensão ( ) corrijo ( ) prudência Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
7. Escrita que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras, trata-se de:
8. A ambiguidade em comunicações oficiais pode causar sérios problemas, portanto deve ser evitada, de modo a garantir a precisão das informações.INDIQUE a alternativa que NÃO contém problemas de ambiguidade.
9. Estabelece relação de hiperonímia/hiponímia, nessa ordem, o seguinte par de palavras:
10. "E jamais, jamais mesmo, discrimine alguém que não escreve "tão bem quanto você" (...)"(parágrafo 6). O verbo discriminar, é parônimo de outro verbo: descriminar. Assinale a alternativa em que ocorre ERRO na frase pelo uso INADEQUADO da palavra destacada.