ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - ÉTICA: PRINCÍPIOS E VALORES - COM TEXTO E GABARITO - ANOS FINAIS

Atividade de religião sobre ética para o 6º, 7º, 8º ou 9º ano.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

TEMA: ÉTICA - PRINCÍPIOS E VALORES


A ética está relacionada aos valores morais e princípios que norteiam as ações humanas dentro de uma sociedade. Ser ético significa respeitar seus semelhantes em relação a sua vida, patrimônio e bem-estar. É desenvolver a justiça social onde ninguém seja prejudicado. Resumindo: Possuir ética é ser honesto, solidário e justo com as pessoas.

PRINCÍPIOS E VALORES ÉTICOS

O ser humano necessita possuir princípios básicos que regulamentam a conduta e o modo de agir em uma sociedade. A ética analisa os costumes das pessoas em grupos, fortalecendo princípios e valores para norteá-las a terem atitudes corretas dentro da legalidade, que não interfiram no direito dos demais. 

VALORES HUMANOS

Vamos conhecer agora alguns valores humanos que fazem parte de uma vida em sociedade em harmonia tão necessários para a paz e o bem-estar das pessoas.

Igualdade:
Está relacionada à capacidade de entender que todas as pessoas são iguais e que devem ser tratadas sem preferências sobre as outras. Todos os seres humanos devem ter as mesmas oportunidades, direitos e deveres. Na prática, a igualdade ocorre quando todas as partes estão nas mesmas condições e possuem o mesmo valor.


Liberdade:
A liberdade está relacionada ao direito de agir segundo a própria vontade, capacidade de atuar por si mesmo, possuindo autodeterminação e independência. Entretanto, esse valor deve ser usado com responsabilidade para não prejudicar outras pessoas ou ferir princípios éticos e legais. Temos, por exemplo, a liberdade de expressão em que podermos falar sobre nossas opiniões sem ser censurados. Mas esta liberdade tem limites quando esta opinião discrimina pessoas, ou grupos com declarações mentirosas e difamatórias. É um valor que qualquer um pode usar, porém, nos limites da lei.

Honestidade:
O Brasil necessita muito de pessoas honestas, principalmente para conduzir a nossa cidade, nosso estado ou o nosso país. Ser honesto é ser verdadeiro, ou seja, não mentir e não enganar os outros. É um atributo de uma pessoa que possui dignidade e estimula a não levar vantagem sobre as outras. Quem possui honestidade observa as regras morais, é íntegro, decente e sempre cumpre com suas obrigações.

CONCLUSÃO
Portanto, os princípios e valores éticos estão relacionados aos valores morais que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade, preservando a paz e os bons costumes que geram alegria e deleite social. 

Texto: Tudo Sala de Aula, Junho de 2021


ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. Segundo o texto, o que significa ser ético?
___________________________________

2. Qual palavra abaixo não está relacionada com a ética?
a) Regras.
b) Comportamento.
c) Desacato.
d) Sociedade. 

3. Qual a finalidade da ética dentro de uma sociedade?
___________________________________


4. Identifique qual o valor humano observado em cada atitude abaixo:

a) “Recebi o troco ao realizar uma compra no mercantil. Identifiquei que recebi mais do que devia, comuniquei ao caixa sobre o erro e devolvi o dinheiro que passou.”
___________________________________

b) “Muitas pessoas participaram de um concurso público, entretanto, somente aqueles que obtiveram os melhores resultados foram convocados para assumir o cargo.”
___________________________________

c) “Participo de um grupo religioso que minha família não faz parte, todavia, os meus pais não interferem na minha decisão.”
___________________________________

5. Segundo o texto, por que é importante termos responsabilidade ao exercermos a nossa liberdade?
___________________________________

6. Quais são as características das pessoas que demonstram honestidade?
___________________________________

7. Assinale a opção FALSA:
a) A ética é um ramo da filosofia que estuda a moral, os diferentes sistemas públicos de regras, seus fundamentos e suas características.
b) Ser ético significa desenvolver a justiça social onde ninguém seja prejudicado
c) A ética envolve um processo avaliativo do modo como os seres humanos, a natureza e os animais intervêm no mundo ao seu redor.
d) Ser honesto, verdadeiro e cumprir promessas são considerados princípios éticos. 

8. Qual valor humano apresentado pelo texto você acredita ser mais necessário para vivermos em uma sociedade? Justifique sua resposta.
_____________________________________



Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO.




HABILIDADES BNCC ALCANÇADAS:
(EF07ER06) Identificar princípios éticos em diferentes tradições religiosas e filosofias de vida, discutindo como podem influenciar condutas pessoais e práticas sociais.
(EF09ER06) Reconhecer a coexistência como uma atitude ética de respeito à vida e à dignidade humana.
(EF09ER08) Construir projetos de vida assentados em princípios e valores éticos.


GABARITO
1. Ser ético significa respeitar seus semelhantes em relação a sua vida, patrimônio e bem-estar. É desenvolver a justiça social onde ninguém seja prejudicado. / 2C / 3. Tem a finalidade de analisar os costumes das pessoas em grupos, fortalecendo princípios e valores para norteá-las a terem atitudes corretas dentro da legalidade, que não interfiram no direito dos demais. / 4. a) Honestidade, b) Igualdade (É importante destacar que mesmo nem todos conseguirem a aprovação, entende-se que todos tiveram as mesmas condições), c) Liberdade. / 5. Para não prejudicar outras pessoas ou ferir princípios éticos e legais. / 6. Observa as regras morais, é íntegro, decente e sempre cumpre com suas obrigações. / 7C / 8. Resposta Pessoal.

8 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem