ATIVIDADE DE ARTE - FESTAS JUNINAS - COM TEXTO E GABARITO - ANOS FINAIS.

Atividade sobre as festas juninas.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

TEMA: FESTAS JUNINAS

As comemorações das festas juninas sempre acontecem durante o mês de junho. Três santos populares são celebrados: São Pedro, Santo Antônio e São João. A origem dessas comemorações é pagã, pois no princípio, essas festas homenageavam os deuses da fertilidade e da natureza, as pessoas costumavam pedir fartura nas safras. Como a igreja, na época, não conseguiu impedir a popularidade desses festejos, acabou aderindo às celebrações e atribuiu-lhes um tom religioso. Tradicionalmente, as festas juninas iniciam no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio e concluem no dia 29 de junho, data de São Pedro. Já nos dias 23 e 24 é comemorado o dia de São João.

TRADIÇÕES DAS FESTAS JUNINAS


Diversas tradições que fazem parte dessa comemoração apresentam símbolos das festas juninas que compreendem: a fogueira, as comidas, as danças típicas, os balões, as brincadeiras e até as roupas. Na aula de hoje, vamos conhecer as características de alguns eventos juninos. 

Fogueiras e Balões
Apesar que no Brasil a soltura de balões representa perigo e é proibido, eles continuam fazendo parte da cultura junina. Os balões representam o início das comemorações. A realização de fogueira também faz parte desse movimento, principalmente no Nordeste do Brasil. As fogueiras simbolizam proteção contra os maus espíritos.  A tradição foi conservada pelos católicos que cultivaram uma forma de fogueira diferente para cada santo: a triangular é de São Pedro, a quadrada é do Santo Antônio e a redonda é de São João.

Comidas Juninas
O milho é um alimento extremamente importante nessas comemorações e, desse modo, diversas comidas típicas de festa junina levam esse ingrediente. Os pratos mais preparados para comemorar o mês junino são: pé de moleque, pamonha, pipoca, bolo de milho, pinhão, tapioca, canjica, dentre outros. Tais alimentos são muito apreciados pelos brasileiros, pois são feitos com muito capricho e representam parte da nossa cultura. 

Danças Típicas das Festas Juninas
Durante as comemorações juninas, muito se fala sobre o forró. Ele é de origem nordestina e bastante popular e comum em todo o país. A quadrilha junina, entretanto, é a dança mais característica desse período. A quadrilha consiste numa balada de casais trajados com vestimentas tipicamente caipiras. Existe uma coreografia chamada de casamento caipira que é feita para homenagear Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro. 

Brincadeiras Juninas 


Existem diversas brincadeiras populares que são realizadas durante as comemorações juninas, como: a pescaria, saltar a fogueira, o pau de sebo, a argola, correio-elegante, entre outros. O mais importante durante essas brincadeiras, são a simpatia e o bom-humor das pessoas que participam, sempre mostrando durantes as brincadeiras um tom de divertimento. 


Roupas Juninas
As roupas juninas são tipicamente caipiras, as vestes são bastante coloridas com estampas de xadrez. A indumentária para os homens é a do matuto, camisa quadriculada, calça remendada, chapéu de palha e tecidos coloridos. As mulheres, tradicionalmente, usam vestidos coloridos, ornamentados com fitas e lindos chapéus de palha. 

CONCLUSÃO
O Brasil é um país que tradicionalmente comemora as festas juninas. No estado da Paraíba, em Campina Grande, ocorre a maior festa junina do mundo.  Entretanto, muitos países como Portugal, Espanha, Noruega, Estados Unidos também celebram esses festejos. Em sua essência, as festas juninas são multiculturais, pois representam uma mistura de diversas culturas de todo o mundo. 

Texto: Tudo Sala de Aula, Junho de 2021


ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. Sobre as festas juninas, é correta a alternativa:
a) Elas são festas comemoradas apenas no Nordeste do Brasil.
b) As festas juninas é uma representação de diversas culturas. 
c) Os festejos juninos apresentam somente as culturas nordestinas.
d) Todos os santos da igreja católica são relembrados nos festejos.

2. As festas juninas têm sua origem na cultura pagã. No princípio, quem as pessoas costumavam homenagear nesses festejos?
_____________________________________

3. Quais são as comidas típicas da festa junina?
a) Bolo de chocolate, pamonha e paçoca.
b) Tapioca, canjica e salgadinhos de queijo.
c) Pipoca, brigadeiro e bolo de milho.
d) Bolo de milho, pamonha e pipoca.

4. Quais santos são celebrados nas festas juninas?
______________________________________


5. Escreva o dia do mês de junho que marca períodos importantes das festas juninas.

a) Início dos festejos juninos: ______________

b) Dia de Santo Antônio: __________________

c) Dia de São João: ______________________

d) Dia que termina a festa junina: ___________

6. Que símbolo marca o início dos festejos juninos no Brasil?
_____________________________________

7. Quais são brincadeiras típicas da festa junina?
_____________________________________

8. Cada formato da fogueira nas festas juninas representa um santo diferente. Escreva o nome do santo para cada formato das fogueiras abaixo:

a) A redonda: __________________________

b) A triangular: _________________________

c) A quadrada: _________________________

9. Assinale a opção FALSA:
a) As festas Juninas possuem esse nome por estarem associadas ao referido mês.
b) Atualmente, as festas juninas são comemoradas para pedir fartura aos deuses.
c) Os rituais juninos implicam o acendimento de fogueiras e a soltura de balões.
d) A cultura junina representa a mistura das festividades pagãs com a doutrina cristã.

10. Escreva como são os trajes femininos para comemorar as festas juninas.
____________________________________

11. Em que cidade brasileira ocorre a maior festa junina do mundo? 
a) Campina Grande.
b) Paraíba.
c) Nordeste.
d) Fortaleza. 

12. Qual a dança mais tipicamente junina?
___________________________________

13. Você costuma comemorar as festas juninas? Se sim, o que mais você gosta de fazer quando chega esse período?
___________________________________


Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO  e GABARITO!




HABILIDADES BNCC ALCANÇADAS:
(EF69AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
(EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.


GABARITO
1B / 2. Os deuses da fertilidade e da natureza. / 3D / 4. São Pedro, São João e Santo Antônio. / 5. a) 12 de junho, b) 13 de junho, c) 24 de junho, d) 29 de junho. / 6. Os balões. / 7. A pescaria, saltar a fogueira, o pau de sebo, a argola e o correio-elegante. (professor, existem outras) / 8. a) São João, b) São Pedro, c) Santo Antônio. / 9B / 10. As mulheres usam vestidos coloridos, ornamentados com fitas e lindos chapéus de palha. / 11A / 12. A quadrilha. / 13. Resposta Pessoal. 

Participe! Deixe um comentário!

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem