ATIVIDADE DE ARTE - CENÁRIOS E FIGURINOS - COM TEXTO E GABARITO - ANOS FINAIS

Exercícios de arte sobre cenários e figurinos do teatro

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

TEMA: CENÁRIOS E FIGURINOS

Para realizar uma peça teatral, muitas pessoas trabalham com antecedência nos bastidores com o intuito de deixar tudo pronto para a hora da apresentação. A preocupação com um bom cenário, seja virtual ou real, é fundamental para cativar o público, hoje, tão exigente. Apesar de não aparecerem no palco, os figurinistas e cenógrafos são imprescindíveis na produção de um bom espetáculo. Na aula de hoje, vamos conhecer um pouco sobre as características do cenário e do figurino numa apresentação teatral.
 
O CENÁRIO



O cenário é o espaço onde acontece a história do teatro ou até do cinema. No teatro, ele representa um conjunto de componentes que decoram o palco durante uma apresentação. O cenário é formado por diversos objetos que farão parte de uma cena já determinada e que irá dialogar com a apresentação dos atores na construção do espetáculo.  O cenário e os elementos cênicos devem variar conforme a função da dramaturgia empregada, para se integrarem ao espetáculo como elemento essencial à cena exibida. Através dos cenários e de sua aplicabilidade, seja para a arte teatral ou para qualquer outro tipo de evento, podemos criar diferentes espaços para cada utilização. É possível perceber que todas as histórias contadas possuem um cenário diferente, que se torna o ambiente onde os personagens vivem suas diversas experiências. Você conseguiria imaginar o seriado do Chaves sem aquele pátio tão famoso? Ou a Chapeuzinho Vermelho sem a floresta?

FIGURINOS



O figurino é definido como o traje usado por um personagem de uma produção artística. Ele serve à narrativa, ao ajudar a diferenciar ou a tornar semelhante os personagens de uma mesma história. Ele revela ao espectador as características físicas, psicológicas e sociais do personagem representado. Para elaborar um figurino, o figurinista deve conhecer bastante a história a ser executada no trabalho, a época em que se passa a trama, o físico dos atores e as orientações de luz e cor determinadas pelo diretor de arte. Desse modo, o figurino é composto pelas roupas, calçados e acessórios escolhidos pelo figurinista em conformidade com o roteiro, direção do filme e possibilidades de recursos financeiros.  O figurinista ainda cria os croquis, pode reproduzir figurinos já existentes e coordena a equipe da produção. 


O figurino é muito importante para uma obra, pois ele é quem vai dizer para o público as características dos personagens de uma história, serve até como elemento para identificar o personagem e separá-lo do ator. É possível identificar em muitas produções artísticas modernas a extrema preocupação com o figurino, como Lady Gaga e Ivete Sangalo que muito exploram o figurino que costuma ter uma combinação com o estilo musical.

CONCLUSÃO



Aprendemos que o cenário auxilia a contar uma história e pode despertar sentimentos e emoções. Ele também ajuda a identificar o lugar e a época em que a história se passa. Os figurinos são as roupas e os acessórios que são essenciais para revelar o modo de vida e a classe social dos personagens. Entretanto, o cenário e o figurino não podem ser vistos de forma independente de outros elementos de uma obra teatral, pois eles apenas somam, deixando a apresentação de fato um grande espetáculo.

Texto: Tudo Sala de Aula, Junho de 2021


ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. Assinale a alternativa FALSA:
a) Um mesmo ator pode representar mais de um personagem em novelas, filmes ou teatros.  
b) O figurino pode ajudar a diferenciar dois personagens representados pelo mesmo ator.
c) Os figurinos servem apenas para mostrar as fantasias escolhidas pelos seus componentes.
d) O figurino revela ao espectador as características físicas e psicológicas do personagem representado.

2. Associe as palavras abaixo enumeradas de acordo com as suas definições.

(1) Cenário
(2) Personagem
(3) Iluminação
(4) Cena
(5) Espaço

(   ) É o meio físico que é de uso comum e posse coletiva.
(   ) É o espaço, real ou virtual, onde a história se passa.
(   ) É uma parte da história. 
(   ) São recursos estruturados com luzes para valorizar cenas.
(   ) É aquele ser que pratica as ações narradas de forma fictícia.

3. Como pode ser transformado o espaço em cenário?
a) Modificando o tamanho do espaço.
b) Alterando sua estrutura de utilização.
c) Transformando a pintura do ambiente.
d) Modificando a cor dos móveis utilizados.

4. Cada figurino e adereço pode identificar um determinado artista ou personagem. Observe a imagem e identifique a quem pertence o figurino e os adereços do chapéu coco e a bengala.

a) Paulo Gustavo.
b) Charles Chaplin
c) Oscarito.
d) Chapolin Colorado.


5. Quais os elementos que compõem o figurino?
_________________________________

6. Marque a opção que está relacionada apenas com o cenário.
a) Artifícios que farão parte de uma cena teatral.
b) Traje usado por um personagem de uma produção.
c) Calçados e acessórios usados pelos atores. 
d) Criação de croquis para detalhar um traje.

7. O vestuário de uma pessoa mostra muito sobre ela, expressa suas características. Atualmente, existem jovens que utilizam estilos próprios, como os góticos. 
 

Quais as características utilizadas por este estilo?
a) Roupas coloridas e vibrantes. 
b) Roupas regionalizadas. 
c) Roupas pretas e adereços próprios.
d) Roupas esportivas.

8. Os chapéus, óculos e bengalas, quando compõem e complementam a roupa dos personagens em uma peça teatral, podem ser classificados como:
a) adereços de cenário.
b) adereços de figurino.
c) acessórios de indumentária.
d) acessórios de vestimenta.

9. Não está relacionado (a) com os figurinos dos personagens
a) a iluminação.
b) a vestimenta.
c) o roteiro teatral.
d) o utensílio da cena.

10. Observe a imagem de uma cena do fantástico na TV Globo:
 

A imagem é um exemplo de:
a) cenário convencional.
b) cenário virtual.
c) cenário natural.
d) cenário teatral. 


Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO.

HABILIDADES BNCC ALCANÇADAS
(EF69AR14) Analisar e experimentar diferentes elementos (figurino, iluminação, cenário, trilha sonora etc.) e espaços (convencionais e não convencionais) para composição cênica e apresentação coreográfica.
(EF69AR26) Explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos (figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários.




GABARITO
1C / 2. (5), (1), (4), (3) e (2) / 3B / 4B / 5. O figurino é composto pelas roupas, calçados e acessórios escolhidos pelo figurinista em conformidade com o roteiro, direção do filme e possibilidades de recursos financeiros. / 6A / 7C / 8B / 9D / 10B



2 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem