QUIZ DE PORTUGUÊS - GRAMÁTICA - CLASSES GRAMATICAIS

Prova online de Português para Concursos sobre Classes Gramaticais.

É necessário resolver todas as questões para gerar o resultado. Boa sorte!

Prova online de Português para Concursos sobre Classes Gramaticais

Exibir respostas somente após resolver todas as questões:

(ADM&TEC) 

 Seguro-desemprego 

    Segundo o anúncio feito pelo Ministro do Trabalho nesta quarta-feira (19), os trabalhadores que forem demitidos vão poder pedir o seguro-desemprego pela internet, sem a necessidade de entregar os documentos presencialmente. Chamado de seguro desemprego 100% web, o serviço vai permitir que esse benefício seja concedido sem precisar ir a um posto de atendimento. 

Leia o texto 'Seguro-desemprego', analise as assertivas a seguir e marque a opção CORRETA:

(VUNESP) 

A frase do 1° quadrinho está corretamente reescrita, conforme a norma-padrão da língua e com o sentido preservado, em:

(VUNESP) Leia e resolva à questão: 

 Nobel de Economia vai para trio que pesquisa formas de reduzir a pobreza 

     Segundo os organizadores, os especialistas têm como mérito terem encontrado maneiras eficazes de combater a pobreza no mundo. Eles fizeram isso, cada um à sua maneira, dividindo um problema global em questões menores, o que facilita o gerenciamento. Em meados dos anos 1990, o norte-americano Michael Kremer foi a campo testar intervenções que poderiam melhorar o desempenho escolar de crianças no oeste do Quênia. A francesa Esther Duflo e o indiano Abhijit Banerjee (que são casados) realizaram estudos semelhantes em outros países. [...] 

 A expressão “maneiras eficazes de combater a pobreza” está corretamente substituída, conforme a norma-padrão da língua e com o sentido original preservado, por:

(VUNESP) Leia o texto a seguir para responder à questão. 

 Um bom neto 

     Quem é um bom neto será um bom filho. Porque a criança aprenderá a ouvir aquele que veio antes, a se importar com as lembranças familiares, a respeitar o ritmo da idade e da calma. Terá paciência para caminhar mais devagar e suportar ouvir várias vezes a mesma história. Perderá o egoísmo da pressa.    Verá que as pessoas envelhecem e precisam de cuidados maiores. Nada mais generoso do que assistir à televisão com os avós e ser afastar um pouco do celular. Neto que passa uma noite com os avós conhece o que é saudade e tem medo da morte. Manterá em si um pouco do jeito de enfermeiro e de cuidador por toda a vida. 

No trecho “... assistir à televisão com os avós...”, a palavra destacada tem sentido de

(VUNESP) Muitas mães pedem aos filhos que não fumem, ____ saberem que é prejudicial ____ saúde. Porém, muitos deles nem ____ escutam. 

 As lacunas das frases devem ser preenchidas, respectivamente e de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa, por

(VUNESP) Ele não estava habituado _________ dirigir nas grandes cidades. ________ decidiu ir ________uma autoescola e fazer algumas aulas para habilitados. 

 As lacunas das frases devem ser preenchidas, respectivamente e de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, por

(VUNESP) Leia o texto para responder à questão. 

 Vaca não dá leite 

     Mario Sergio Cortella, filósofo, escritor, educador, palestrante e professor brasileiro, costumava dizer aos filhos quando crianças: “Quando completarem 12 anos, vou contar o segredo da vida a vocês”. Quando o mais velho completou 12 anos, acordou o pai todo ansioso para saber o segredo da vida. Disse o pai: “Contarei, mas você não poderá revelar aos seus irmãos. Eis o segredo: Vaca não dá leite. Você tem de tirar. Você precisa acordar às quatro da manhã, ir ao pasto, entrar no curral cheio de fezes, amarrar rabo e pernas da vaca, sentar no banquinho e fazer o movimento certo!” Esse é o segredo da vida. Vaca, búfala, cabra não dão leite. Ou você tira ou não tem leite. 

Nos trechos “acordou o pai todo ansioso para saber o segredo da vida” e “Ou você tira ou não tem leite”, os termos destacados estabelecem entre as orações, correta e respectivamente, relações de sentido de

(IBADE) 

 Atitudes Sustentáveis 

     A sustentabilidade ambiental consiste em várias ações, diretas e indiretas, que buscam o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, o bem-estar social e a preservação do meio ambiente. Ou seja, trata-se do consumo responsável dos recursos naturais. Medidas, como o uso de fontes de energias limpas e renováveis (biodiesel) e o plantio de árvores, principalmente nas áreas degradadas, são algumas políticas adotadas para se viver em um mundo mais ecológico. No entanto, a sociedade como um todo deve participar: do mesmo modo que as indústrias investem em novas tecnologias para prejudicar o mínimo possível a natureza, é preciso que as pessoas tenham iniciativas sustentáveis em suas casas também, como por exemplo, a reciclagem de lixo e o uso inteligente de água e energia. 

 O verbo INVESTIR em “[...] do mesmo modo que as indústrias investem em novas tecnologias para prejudicar o mínimo possível a natureza, [...]” pede um complemento com a preposição EM e, por este motivo, é, de acordo com a norma culta da língua, um verbo transitivo indireto. Assinale a alternativa em que o verbo destacado também é transitivo indireto e que, portanto, obrigatoriamente, apresenta uma preposição para introduzir o complemento.

Assinale a alternativa em que a preposição de, em destaque, está empregada em conformidade com a norma-padrão.

(VUNESP) Para responder à questão, assinale a alternativa que completa, correta e adequadamente, as falas dos personagens dos quadrinhos.

Sua nota:

Você acertou de questões

Nível de aprendizagem:



2 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem