QUIZ DE PORTUGUÊS - GRAMÁTICA - ADVÉRBIOS

Prova online de Português sobre Advérbios.

É necessário resolver todas as questões para gerar o resultado. Boa sorte!

Prova online de Português sobre Advérbios

Exibir respostas somente após resolver todas as questões:

(IBFC) Leia a frase abaixo e assinale a que classifica, respectivamente, os advérbios destacados de maneira correta. Os alunos estão estudando hoje, porque amanhã terão uma prova muito difícil.

(GUALIMP) Leia o texto a seguir para responder a questão: 

    Mundo declara guerra ao canudo plástico, vilão do meio ambiente. Quantos canudos plásticos você já usou em sua vida? [..] 
    Um vídeo de biólogos, retirando um canudo de dentro da narina de uma tartaruga marinha na Costa Rica, talvez seja o símbolo máximo do prejuízo desse pequeno objeto para o ecossistema. Agora, o mundo declarou guerra ao canudo de plástico. 
    No Brasil, o município do Rio de Janeiro pode se tornar a primeira cidade brasileira a proibir seu uso. A lei ainda precisa ser aprovada pelo prefeito Marcelo Crivella. Quem descumpri-la poderá pagar multa de até R$ 3 mil, valor que pode ser multiplicado em caso de reincidência. Iniciativa semelhante tramita na Câmara Municipal de São Paulo. 
    O projeto, de autoria do vereador Reginaldo Tripoli (PV), também busca banir o uso do canudo plástico dos estabelecimentos comerciais da cidade. [..] 

 “Um vídeo de biólogos, retirando um canudo de dentro da narina de uma tartaruga marinha na Costa Rica, talvez seja o símbolo máximo do prejuízo desse pequeno objeto para o ecossistema.” A oração destacada no período acima é iniciada por uma palavra que transmite ideia de:

(VUNESP) Leia o texto para responder a questão. 

 Má educação e celular 

    Dona Ana convidou os quatro netos para tomar um lanche. Queria passar um tempo com eles, como fazem as avós. Foram a uma lanchonete. Pediram sanduíches e refrigerantes. Então, os quatro pegaram os celulares. Ficaram todo o tempo trocando mensagens com amigos, rindo e se divertindo muito. Com cara de mamão murcho, a avó esperou alguma oportunidade de conversar com os netos. Não conseguiu. Agora, ela já prometeu: 
    − Desisti. Não sairei mais com meus netos. 

(Walcyr Carrasco. Disponível em: http://epoca.globo.com. 23.01.2015. Adaptado) 

 No trecho “... rindo e se divertindo muito...”, a palavra destacada informa

(INSTITUTO CONSULPAN) 

 Comportamento: jovens de hoje 

    [..] Sem isso, a construção da identidade e personalidade do jovem estará irremediavelmente prejudicada. É na juventude que desbravamos o mundo, descobrimos quem somos, aprendemos com as experiências da vida e vivemos aquilo que, quando formos mais velhos, será a fonte da nossa sabedoria. Podem mudar o mundo, surgir novas tecnologias, novos ídolos, novas modas e um novo tudo, mas ser jovem vai ser sempre ser jovem e as coisas que acontecem na juventude ficarão sempre marcadas pela vida inteira. 

 No trecho “Podem mudar o mundo, surgir novas tecnologias, novos ídolos, novas modas e um novo tudo, mas ser jovem vai ser sempre ser jovem e as coisas que acontecem na juventude ficarão sempre marcadas pela vida inteira.”, a expressão “sempre” exprime circunstância de:

(INSTITUTO CONSULPAM) 

 A violência doméstica não é assunto privado 

    [..] É importante, também, mudar as leis e políticas que ajudam a perpetuar a violência. O modo como sociedades do mundo todo, amparadas em leis perversas, aceitam esse tipo de violência é deplorável. São necessárias políticas de intervenção nas áreas da saúde, educação e segurança para evitar a violência e, quando isso não for possível, acolher a mulher de fato. 
    Hoje, no Brasil, sabemos que há diversos problemas no acolhimento à vítima de violência de gênero, apesar dos avanços em políticas e leis relacionadas à violência contra a mulher. [...] 

 No trecho “Hoje, no Brasil, sabemos que há diversos problemas no acolhimento à vítima de violência de gênero, apesar dos avanços em políticas e leis relacionadas à violência contra a mulher.” (11º§), o termo destacado exprime circunstância de:

(VUNESP) Leia os quadrinhos para responder à questão.

Nas expressões – bem demais –, – tão inspirada – e – provavelmente algum sonho –, os termos destacados expressam, correta e respectivamente, circunstâncias de

(VUNESP) Leia a tira para responder à questão.

Na tira, a expressão “máquina de moer corações” está empregada em sentido ___________, e o termo “certamente” expressa circunstância de_______________ . 

As lacunas do enunciado devem ser preenchidas, correta e respectivamente, com:

(VUNESP) No trecho – ... os dois estão nervosos e a situação piora ainda mais. – a palavra destacada estabelece sentido de

(IDECAN) 

 Rolezinhos 

    [..] Hoje, à brutalidade de impostos, corrupção e mediocridade produtiva acrescentam-se os “rolezinhos” dos jovens da periferia. O que eles querem, afinal? Talvez eles gostem de apavorar. Não seria de se estranhar. É um axioma: para quem vive na incerteza (de seu status, do reconhecimento dos outros, de seu lugar no mundo), apavorar é um jeito de encontrar no medo dos outros uma confirmação de sua própria relevância. Apavoro, logo existo: espelho-me na preocupação dos seguranças e na cara fechada dos clientes que voltam correndo para o estacionamento. [...] 

 No trecho “Talvez eles gostem de apavorar.” (3º§), a expressão destacada exprime circunstância de

(VUNESP) Leia a tirinha para responder a questão.

No texto do último quadrinho, “Agora eu entendo!”, a palavra destacada estabelece circunstância de

Sua nota:

Você acertou de questões

Nível de aprendizagem:



11 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem