QUIZ DE PORTUGUÊS - GRAMÁTICA - ACENTUAÇÃO GRÁFICA IV

Prova online de Português sobre Acentuação Gráfica.

É necessário resolver todas as questões para gerar o resultado. Boa sorte!

Prova online de Português sobre Acentuação Gráfica

Exibir respostas somente após resolver todas as questões:

(PREFEITURA DE SANTA BÁRBARA-MG) Marque a alternativa em que a acentuação está correta:

(QUADRIX) Considere que seja enviada pelo administrador do grupo fictício a seguinte mensagem com as regras sobre postagens e participação no grupo.

Assinale a alternativa que apresenta as palavras que devem ser empregadas corretamente para substituir os números no texto.

(QUADRIX) Leia o texto a seguir para responder à questão.

Assinale a alternativa em que é apresentada a correta justificativa para a acentuação gráfica da palavra "âmbito".

(FEPESE) Assinale a alternativa em que todas as palavras têm a sílaba tônica corretamente destacada.

(INSTITUTO CONSULPAN) 

 Felicidade 

    Não se preocupe: não vou dar, pois não tenho, receita de ser feliz. Não vou querer, pois não consigo, dar lição de coisa alguma. Decido escrever sobre esse tema tão gasto, tão vago, quase sem sentido, porque leio sobre felicidade. Recebo livros sobre felicidade. Vejo que, longe de ser objeto de certa ironia e atribuída somente a livros de autoajuda (hoje em dia o melhor meio de querer insultar um escritor é dizer que ele escreve autoajuda), ela serve para análises filosóficas, psicanalíticas. Parece que existe até um movimento bobo para que a felicidade seja um direito do ser humano, oficializado, como casa, comida, dignidade, educação. 
    Mas ela é um estado de espírito. Não depende de atributos físicos. Nem de inteligência: acho até que, quanto mais inteligente se é, mais possibilidade de ser infeliz, porque se analisa o mundo, a vida, tudo, e o resultado tende a não ser cor-de-rosa. Posso estar saudabilíssimo, e infeliz. Posso ter montanhas de dinheiro, mas viver ansioso, solitário. Talvez felicidade seja uma harmonia com nós mesmos, com os outros, com o mundo. Alguma inserção consciente na natureza, da qual as muralhas de concreto nos isolam, ajuda. Mas dormimos de cortinas cerradas para não ver a claridade do dia, ou para escutar menos o rumor do mundo (trem passando embaixo da janela não dá). Tenho um amigo que detesta o canto dos pássaros, se pudesse mataria a tiro de chumbinho os sabiás que alegram minhas manhãs. Um parente meu não suportava praia, porque o barulho do mar lhe dava insônia. 
    Portanto, cada um é infeliz à sua maneira. Uma boa rima para felicidade pode ser simplicidade. Ainda tenho projetos, sempre tive bons afetos. O que mais devo querer? A pele imaculada, o corpo perfeito, a bolsa cheia, a bolsa ou a vida? Acho que, pensando bem, com altos e baixos, dores e amores, e cores e sombras, eu ainda prefiro a vida. 

 Das palavras transcritas do texto, assinale a única acentuada por motivo DIFERENTE das demais.

(GANZAROLI) Observe a nuvem de palavras abaixo e responda: 

As palavras abaixo são acentuadas pela mesma regra de acentuação gráfica da palavra “hambúrguer”, EXCETO:

(CONSULPAN) A palavra “psicológico”, transcrita do texto, é acentuada pelo mesmo motivo que a seguinte palavra:

(FUNDEP) Assinale a alternativa em que o acréscimo de acento muda a tonicidade da palavra destacada.

(IBADE) Assinale a alternativa cuja palavra está acentuada pela mesma regra de acentuação que a palavra EQUILÍBRIO:

(FUNDEP) Considerando as regras de acentuação da norma-padrão da língua portuguesa, está corretamente acentuada a palavra:

Sua nota:

Você acertou de questões

Nível de aprendizagem:



Postar um comentário

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem