QUIZ DE MATEMÁTICA - 6º ANO - 7º ANO - MDC E MMC

Prova online de matemática 6° e 7° ano sobre MDC E MMC. 

É necessário resolver todas as questões para gerar o resultado. Boa sorte!

Prova online de matemática 6° e 7° ano sobre MDC E MMC

Exibir respostas somente após resolver todas as questões:

(SMERJ) Três rolos de fita de 60 metros, 120 metros e 150 metros, respectivamente, devem ser divididos em pedaços iguais, de maior comprimento possível, de modo que não sobre nenhum pedaço de fita. Qual deve ser o tamanho de cada pedaço?

(SMERJ) Seu Flávio, o marceneiro, dispõe de três ripas de madeira que medem 60cm, 80cm e 100 cm de comprimento, respectivamente. Ele deseja cortá-las em pedaços iguais de maior comprimento possível. Qual é a medida procurada?

(SMERJ) Uma abelha-rainha dividiu as abelhas de sua colmeia nos seguintes grupos para exploração ambiental: um composto de 288 batedoras e outro de 360 engenheiras. Sendo você a abelha-rainha e sabendo que cada grupo deve ser dividido em equipes constituídas de um mesmo e maior número de abelhas possível. Então você redistribuiria suas abelhas em:

(SMERJ) Duas pessoas fazendo seus exercícios diários partem de um mesmo ponto e contornam, andando, uma pista oval que circula um jardim. Uma dessas pessoas andando de forma mais acelerada, dá uma volta completa na pista em 12 min , enquanto a outra, andando mais devagar, leva 20 min para completar a volta. Depois de quantos minutos essas duas pessoas voltarão a se encontrar no ponto de partida?

(SMERJ) Duas composições de metrô partem simultaneamente de um mesmo terminal fazendo itinerários diferentes. Uma delas torna a partir desse terminal a cada 80 minutos, enquanto a outra torna a partir a cada uma hora e meia. Qual é o tempo decorrido entre duas partidas simultâneas dessas composições, nesse terminal?

(SMERJ) Para assinalar os pontos mais perigosos para a navegação, na entrada de um porto estão um farol e duas boias luminosas, que piscam intermitentemente. O farol pisca a cada 15 segundos, uma das bóias pisca a cada 20 segundos e a outra boia, a cada 30 segundos. Se às duas horas, o farol e as boias piscam ao mesmo tempo, a que horas eles voltarão a piscar juntos novamente?

(SMERJ) Em uma rodoviária, o ônibus da empresa Viaje Bem parte a cada 20 minutos e o ônibus da empresa Boa Viagem parte a cada 30 minutos. Supondo que os dois ônibus partem juntos às 6 horas da manhã, quantas vezes até o final do dia os ônibus das duas empresas partiram juntos novamente?

(SMERJ) Uma indústria de tecidos fabrica retalhos de mesmo comprimento. Após realizarem os cortes necessários, verificou-se que duas peças restantes tinham as seguintes medidas: 156 centímetros e 234 centímetros. O gerente de produção ao ser informado das medidas, deu a ordem para que o funcionário cortasse o pano em partes iguais e de maior comprimento possível. Como ele poderá resolver essa situação?

(SMERJ) Três viajantes seguiram hoje para Petrolina. O mais jovem viaja com o mesmo destino de 12 em 12 dias, o segundo, de 15 em 15 dias e o mais velho, de 20 em 20 dias. Daqui a quantos dias viajarão novamente juntos?

(SMERJ) Um automobilista dá uma volta em uma pista circular em 72 segundos e um motociclista em 108 segundos. Os dois partem ao mesmo tempo às 8 horas. A que horas voltam a se encontrar no ponto de partida?

Sua nota:

Você acertou de questões

Nível de aprendizagem:


7 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem