Atividade de Ensino Religioso - Corpus Christi - Com texto e gabarito - Anos finais

Atividade de religião sobre Corpus Christi.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

Planejamento para o Professor:

Objeto do conhecimento: Símbolos, ritos e mitos religiosos. Habilidades da BNCC: (EF08ER02) Analisar filosofias de vida, manifestações e tradições religiosas destacando seus princípios éticos. (EF06ER06) Reconhecer a importância dos mitos, ritos, símbolos e textos na estruturação das diferentes crenças, tradições e movimentos religiosos. (EF06ER07) Exemplificar a relação entre mito, rito e símbolo nas práticas celebrativas de diferentes tradições religiosas. Objetivos: Explorar a origem e significado da celebração de Corpus Christi, abordando as bases históricas e religiosas que deram origem a essa festividade católica, assim como sua importância cultural; Analisar as tradições e práticas associadas à celebração de Corpus Christi, incluindo procissões e decorações de ruas, destacando como esses elementos contribuem para a expressão da fé católica e para a preservação da cultura religiosa.

CORPUS CHRISTI

 

Todas as religiões apresentam diversas tradições que são seguidas por milhões de fiéis. Assim como todas as outras, o Cristianismo também é uma religião com diferentes culturas. Dentre elas, a celebração de Corpus Christis que significa “Corpo de Cristo”, uma data religiosa comemorada especificamente pelos católicos.
 

A DATA

A data de Corpus Christi celebra a presença do corpo e do sangue de Jesus Cristo e é um dos sacramentos da Eucaristia (Segundo o Cristianismo, representa a renovação da morte de Jesus Cristo no Calvário). Conforme as denominações cristãs, na quinta-feira santa, dia que precedeu o seu falecimento, Jesus Cristo uniu os seus apóstolos para a Última Ceia, e proferiu: “Isto é o meu corpo (apontando para o pão), e isto é o meu sangue (apontando para o vinho)”. Os católicos de todo o mundo agradecem o dom da Eucaristia, no qual acreditam que Deus é o alimento espiritual das pessoas. A celebração de Corpus Christi é caracterizada por muitas procissões feitas nas ruas, onde as pessoas testemunham e adoram a imagem do Corpo e Sangue de Cristo. Geralmente, em muitos lugares as ruas costumam ser decoradas com grandes tapetes coloridos, tradição trazida pelos portugueses. A comemoração acontece justamente 60 dias depois da Páscoa. A data não é festejada por cristãos ortodoxos e nem pelos evangélicos.

A ORIGEM DA CELEBRAÇÃO


O surgimento desta comemoração ocorreu em 1264, durante o pontificado do papa Urbano IV. A criação decorreu de uma freira que nasceu na Bélgica por nome Juliana de Mont Cornillon. Segundo ela, através de visões e sonhos, Deus pedia que uma data fosse estabelecida para comemorar o sacramento da eucaristia. Além dela, outro episódio incentivou a oficialização da data. Um padre, chamado Pedro de Praga, enquanto realizava o sacramento da eucaristia, viu um sangue derretendo a hóstia consagrada. Esse suposto relato ligeiramente se espalhou, alcançando o próprio papa, que em pouco tempo resolveu oficializar a criação de Corpus Christi.

CONCLUSÃO

Desse modo, a data de Corpus Christi teve sua importância confirmada durante o século XIV e práticas comuns à festa foram inventadas com o passar dos anos. Portanto, é importante perceber que toda cultura religiosa necessita ser valorizada e respeitada, pois cada povo tem seu modo próprio de viver, e se queremos que nossas crenças sejam consideradas, logo, devemos também respeitar as culturas do nosso próximo.

Texto: Tudo Sala de Aula, Maio de 2021


ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. Para os católicos, a celebração de Corpus Christis é considerada, EXCETO:
a) um festejo simbólico.
b) um evento sagrado.
c) um ritual espiritual.
d) um fato pascoal.
 

2. Sobre o Corpus Christis, assinale a alternativa VERDADEIRA:
a) A data é festejada por católicos e evangélicos.
b) Corpus Christis significa a mente e o corpo de Cristo.
c) Corpus Christi está relacionado com sangue e corpo.
d) Todas as culturas religiosas celebram o Corpus Christis.

3. Qual o rito religioso católico que a comemoração de Corpus Christis está relacionada?
a) Eucaristia.
b) Confissão.
c) Batismo.
d) Crisma.

4. Como é celebrado a data de Corpus Christis no Brasil?
________________________________

5. Encontre uma palavra no texto que está relacionada com:

a) Vinho: _________________________

b) Corpo: ________________________

c) Traspasse: _____________________

d) Comunhão: ____________________

e) Imaterial: ______________________

f) Cortejos: _______________________

g) Povo de Cristo: _________________

h) Pão santo: _____________________

i) Seguidores: _____________________


6. Quando acontece a comemoração Corpus Christis?
________________________________

7. Dois acontecimentos foram determinantes para a oficialização da celebração de Corpus Christis. Escreva quais foram eles:

a) Acontecimento 01:
________________________________

b) Acontecimento 02: 
________________________________


8. Para você, por que é importante respeitar a cultura religiosa das pessoas?
________________________________



Acesse outros conteúdos semelhantes.




Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO.







Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


GABARITO
1D / 2C / 3A / 4. A celebração de Corpus Christi é caracterizada por muitas procissões feitas nas ruas, onde as pessoas testemunham e adoram a imagem do Corpo e Sangue de Cristo. Geralmente, em muitos lugares as ruas costumam ser decoradas com grandes tapetes coloridos. / 5. a) Sangue, b) Pão, c) Falecimento ou morte, d) Eucaristia, e) Espiritual, f) procissões, g) Cristãos, h) Hóstia, i) Fiéis. / 6. A comemoração acontece 60 dias depois da Páscoa. / 7. a) Uma freira tinha visões e sonhos em que Deus pedia a criação de  uma data para comemorar o sacramento da eucaristia. b) Um padre, enquanto realizava o sacramento da eucaristia, viu um sangue derretendo a hóstia consagrada. / 8. Resposta Pessoal. 

Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

8 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem