TUDO SALA DE AULA

ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO - CORPUS CHRISTI - COM TEXTO E GABARITO - ANOS FINAIS

Atividade de religião sobre Corpus Christi.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

CORPUS CHRISTI

 

Todas as religiões apresentam diversas tradições que são seguidas por milhões de fiéis. Assim como todas as outras, o Cristianismo também é uma religião com diferentes culturas. Dentre elas, a celebração de Corpus Christis que significa “Corpo de Cristo”, uma data religiosa comemorada especificamente pelos católicos.
 

A DATA

A data de Corpus Christi celebra a presença do corpo e do sangue de Jesus Cristo e é um dos sacramentos da Eucaristia (Segundo o Cristianismo, representa a renovação da morte de Jesus Cristo no Calvário). Conforme as denominações cristãs, na quinta-feira santa, dia que precedeu o seu falecimento, Jesus Cristo uniu os seus apóstolos para a Última Ceia, e proferiu: “Isto é o meu corpo (apontando para o pão), e isto é o meu sangue (apontando para o vinho)”. Os católicos de todo o mundo agradecem o dom da Eucaristia, no qual acreditam que Deus é o alimento espiritual das pessoas. A celebração de Corpus Christi é caracterizada por muitas procissões feitas nas ruas, onde as pessoas testemunham e adoram a imagem do Corpo e Sangue de Cristo. Geralmente, em muitos lugares as ruas costumam ser decoradas com grandes tapetes coloridos, tradição trazida pelos portugueses. A comemoração acontece justamente 60 dias depois da Páscoa. A data não é festejada por cristãos ortodoxos e nem pelos evangélicos.

A ORIGEM DA CELEBRAÇÃO


O surgimento desta comemoração ocorreu em 1264, durante o pontificado do papa Urbano IV. A criação decorreu de uma freira que nasceu na Bélgica por nome Juliana de Mont Cornillon. Segundo ela, através de visões e sonhos, Deus pedia que uma data fosse estabelecida para comemorar o sacramento da eucaristia. Além dela, outro episódio incentivou a oficialização da data. Um padre, chamado Pedro de Praga, enquanto realizava o sacramento da eucaristia, viu um sangue derretendo a hóstia consagrada. Esse suposto relato ligeiramente se espalhou, alcançando o próprio papa, que em pouco tempo resolveu oficializar a criação de Corpus Christi.

CONCLUSÃO

Desse modo, a data de Corpus Christi teve sua importância confirmada durante o século XIV e práticas comuns à festa foram inventadas com o passar dos anos. Portanto, é importante perceber que toda cultura religiosa necessita ser valorizada e respeitada, pois cada povo tem seu modo próprio de viver, e se queremos que nossas crenças sejam consideradas, logo, devemos também respeitar as culturas do nosso próximo.

Texto: Tudo Sala de Aula, Maio de 2021


ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. Para os católicos, a celebração de Corpus Christis é considerada, EXCETO:
a) um festejo simbólico.
b) um evento sagrado.
c) um ritual espiritual.
d) um fato pascoal.
 

2. Sobre o Corpus Christis, assinale a alternativa VERDADEIRA:
a) A data é festejada por católicos e evangélicos.
b) Corpus Christis significa a mente e o corpo de Cristo.
c) Corpus Christi está relacionado com sangue e corpo.
d) Todas as culturas religiosas celebram o Corpus Christis.

3. Qual o rito religioso católico que a comemoração de Corpus Christis está relacionada?
a) Eucaristia.
b) Confissão.
c) Batismo.
d) Crisma.

4. Como é celebrado a data de Corpus Christis no Brasil?
________________________________

5. Encontre uma palavra no texto que está relacionada com:

a) Vinho: _________________________

b) Corpo: ________________________

c) Traspasse: _____________________

d) Comunhão: ____________________

e) Imaterial: ______________________

f) Cortejos: _______________________

g) Povo de Cristo: _________________

h) Pão santo: _____________________

i) Seguidores: _____________________


6. Quando acontece a comemoração Corpus Christis?
________________________________

7. Dois acontecimentos foram determinantes para a oficialização da celebração de Corpus Christis. Escreva quais foram eles:

a) Acontecimento 01:
________________________________

b) Acontecimento 02: 
________________________________


8. Para você, por que é importante respeitar a cultura religiosa das pessoas?
________________________________




Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO.


Habilidades BNCC alcançadas:
(EF07ER06) Identificar princípios éticos em diferentes tradições religiosas e filosofias de vida, discutindo como podem influenciar condutas pessoais e práticas sociais.
(EF08ER02) Analisar filosofias de vida, manifestações e tradições religiosas destacando seus princípios éticos.




GABARITO
1D / 2C / 3A / 4. A celebração de Corpus Christi é caracterizada por muitas procissões feitas nas ruas, onde as pessoas testemunham e adoram a imagem do Corpo e Sangue de Cristo. Geralmente, em muitos lugares as ruas costumam ser decoradas com grandes tapetes coloridos. / 5. a) Sangue, b) Pão, c) Falecimento ou morte, d) Eucaristia, e) Espiritual, f) procissões, g) Cristãos, h) Hóstia, i) Fiéis. / 6. A comemoração acontece 60 dias depois da Páscoa. / 7. a) Uma freira tinha visões e sonhos em que Deus pedia a criação de  uma data para comemorar o sacramento da eucaristia. b) Um padre, enquanto realizava o sacramento da eucaristia, viu um sangue derretendo a hóstia consagrada. / 8. Resposta Pessoal. 

Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

3 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem